Confira 6 dicas para checar se a notícia é verdadeira, identificar uma fake news e evitar a propagação de conteúdo falso e malicioso nas internet!
As fake news nunca foram tão comuns como nos tempos atuais. Com a facilidade de criar e disseminar conteúdo na internet através das redes sociais, as notícias falsas circulam livremente pelas telas de computadores e celulares dos internautas de todo o mundo.
As notícias mentirosas são criadas com o intuito de promover alguma vantagem a uma pessoa ou um grupo, seja ela financeira, política ou social.
Os prejuízos, porém, vão além da esfera social, já que as fake news têm sido utilizadas também como forma de espalhar malwares em dispositivos. Confira algumas dicas para identificar Fake news.
Atenção para as manchetes sensacionalistas
Na maior parte das vezes, as fake news trazem títulos um tanto apelativos para chamar a atenção do leitor e provocar um senso de urgência.
Por isso, se a manchete tiver palavras como “atenção” ou “cuidado”, desconfie e vá mais a fundo para descobrir se realmente se trata de informação verdadeira.
Leia a matéria completa
Seja o título sensacionalista ou não, é muito importante ir além da manchete antes de compartilhar a informação em qualquer meio.
Os criadores das notícias falsas sabem que muitas pessoas sequer abrem a matéria antes de dividir com outros em redes sociais, por exemplo. É comum o artigo ser incompatível com o título.
Verifique a data da postagem
Outra forma comum de disseminar fake news é usando informações antigas e fora do contexto.
Então, não se esqueça de conferir a data em que a matéria foi publicada e se os fatos citados são realmente atuais.
Cheque a fonte da notícia
Com o advento da internet, qualquer pessoa pode criar e compartilhar suas ideias e informações. O que tem um lado bom também pode ser um facilitador para a propagação das fake news.
É importante sempre conferir a fonte da notícia e verificar se o autor tem credibilidade para escrever sobre tal assunto.
Além disso, procurar pela mesma informação em outros sites é também uma forma de averiguar a veracidade do conteúdo.
Fake news e a disseminação de malwares
Além de trazer prejuízos sociais, as fake news podem ser usadas como iscas para links maliciosos, prejudicando computadores e celulares.
Muitas vezes os sites onde essas notícias são hospedadas ocultam programas e códigos danosos no conteúdo.
Para não cair nessa armadilha cada vez mais comum, instale o melhor antivírus de 2019 que puder em seus dispositivos.
Não compartilhe se não tiver certeza da veracidade
Se você realizou as checagens anteriores e ficou com dúvidas, não compartilhe.
Por mais que pareça inofensivo, cada pessoa que divulga uma fake news ajuda na propagação de algo mentiroso, que pode prejudicar muita gente, além de auxiliar na disseminação de malwares.
Conhece outra dica boa para verificar se o conteúdo é fake news? Compartilhe nos comentários!
Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do Infotecblog.
Imagens: Pexels, Pixabay.
Com o software Bruno Espião vocês pais tem acesso,
aos e-mails e seu filhos no celular…
Acesse: https://brunoespiao.com.br/espiao-de-email
E veja como ver os e-mails de seus filhos…