GLPI - Gestionnaire Libre de Parc Informatique
Profissão TI Software

GLPI: 3 benefícios desta gestão de serviços

GLPI é uma sigla em francês que significa Gestionnaire Libre de Parc Informatique, sendo um sistema de gerenciamento de incidentes e ativos de tecnologia da informação que inclui o inventário de equipamentos e gestão de help desk.

É um software de código aberto, gratuito e distribuído pela General Public Licence (GNU). Assim sendo, trata-se de uma solução gratuita para fazer gestão de serviços, demandas em geral e chamados.

É uma ferramenta abrangente e muito completa que pode ser usada por profissionais de vários segmentos por conta de suas vantagens. Por conta disso, é usada pelo setor de TI em empresas de diversos segmentos.

Por ser uma tecnologia de código aberto, pode ser modificada por qualquer pessoa, bem como desenvolvida e executada, inclusive, os usuários participam de uma comunidade ativa que contribui com sua evolução.

É muito útil para empresas de vários portes e áreas de atuação por ser aliada dos gestores de TI, principalmente os que precisam gerar relatórios, trabalhar com gerenciamento eficiente e controlar equipamentos.

Visto isso, este artigo vai explicar o que é GLPI, como usá-lo na gestão de TI e falar um pouco sobre os benefícios que oferece para as organizações.

Entendendo o que é GLPI

GLPI é um sistema que serve para auxiliar as organizações no gerenciamento da estrutura de informações. O serviço é bem abrangente e por isso não são apenas os profissionais de tecnologia da informação que podem aproveitar suas funcionalidades.

GLPI - Gestão de ativos e inventários de TI

Por causa da aplicação de plug-ins adicionais, ele rapidamente ganhou o mercado e é usado para diversas funcionalidades, como:

  • Gerenciamento de contratos e projetos prediais;
  • Manutenção de equipamentos;
  • Rotinas administrativas;
  • Escritórios de advocacia.

Até mesmo uma clínica de remoção de maquiagem definitiva a laser pode usar o recurso porque ele possibilita ações para a criação de inventários de ativos do negócio, gerenciamento de tarefas financeiras e administrativas e controle de solicitações.

Baseia-se na metodologia ITIL, sendo considerado o sucessor do Projeto Ocomon, que originalmente é voltado para o gerenciamento de help desk. Além do mais, é uma solução open source eficiente e atualizada para o segmento.

Entre suas principais funcionalidades está o catálogo de serviços, gestão de incidentes e requisições, gestão de problemas, gestão de mudanças, gestão de níveis de serviço, gestão do conhecimento e gestão de ativos e licenças.

Também pode ser usado para a gestão de projetos, gestão de orçamentos, contatos, contratos e fornecedores, suporte e backup de interface, gestão financeira e administrativa e gerenciamento de licenças.

Vale a pena investir na ferramenta porque ela está disponível em vários idiomas, é multiusuários, oferece sistema de autenticação, gera relatórios com gráficos, faz gestão e monitoramento de licenças e computadores e utiliza inventário.

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Em uma empresa de motoboy para delivery, oferece arquitetura baseada em plug-ins, licença GPL, gerenciamento e atendimento help desk, gerenciamento de solicitações de assistência e notificações de eventos por e-mail.

Principais benefícios do GLPI

Existem diversos benefícios que o GLPI pode proporcionar para a gestão de TI do negócio, sendo assim, é essencial conhecer alguns deles.

Gestão de chamados

A gestão de chamados permite criar, editar e excluir chamados. Também ajuda a visualizar as informações sobre os chamados abertos e assim identificar as possíveis soluções para os problemas.

Relacionamento com os clientes

A organização pode interagir diretamente com os clientes por meio do envio de mensagens e com isso fazer o rastreamento de conversas que ajudam a identificar problemas e soluções.

Gestão de clientes

A gestão de clientes trata dos dados dos clientes, como nome, endereço, telefone, entre outros, além do cadastramento de novos clientes no sistema para enviar notificações automaticamente quando um novo chamado for aberto.

Como usar o GLPI na gestão de TI?

O escopo da gestão de TI é amplo e desafiador, por isso o departamento precisa contar com ferramentas que ajudam a automatizar processos e que forneçam informações que melhoram suas atividades continuamente.

A plataforma GLPI é uma das mais procuradas para isso, uma vez que é desenvolvida com base na metodologia ITIL. Isso o torna uma ferramenta adaptada às necessidades da gestão de tecnologia da informação.

Seu uso pode ser feito na gestão de licenças, inventário de softwares e ativos, geração e exportação de relatórios estatísticos e integração de serviços.

Para o setor de TI, esse recurso traz inúmeros benefícios e um deles é o suporte de chamados. Os profissionais da área podem criar e gerenciar chamados de suporte que garantem a solução de todos os problemas de maneira rápida e eficiente.

Outra emissão são os relatórios e análises, visto que o sistema os oferece para ajudar a organização a compreender melhor o modo como os ativos são usados e onde estão os problemas.

Para um fabricante de cordão para crachá atacado, outra grande vantagem é a integração com diversos sistemas, como no caso do LDAP e Active Directory que facilitam a gestão dos usuários e dos dispositivos.

O recurso é personalizável, ou seja, pode ser personalizado para atender as necessidades da organização. Também possui uma comunidade ativa de desenvolvedores e usuários, o que traz diversos recursos e suportes.

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Não se pode deixar de mencionar a economia, e isso se dá pelo fato de que o recurso é de código aberto, portanto é gratuito e permite que as organizações economizem com licença de sistemas pagos.

Também vale a pena utilizá-lo porque oferece suporte em diversas línguas, como inglês, francês, espanhol, entre outras possibilidades. Por essa razão, é um recurso acessível para profissionais de TI do mundo todo.

Uma companhia de ligue bateria deve usá-lo por conta de sua facilidade. O recurso foi projetado para ser fácil de usar e justamente por isso possui design intuitivo e interface amigável.

Dessa forma, pode ser usado no dia a dia para pessoas que não possuem conhecimentos técnicos. Outra coisa é que oferece segurança robusta para que todos os dados e informações sensíveis sejam mantidos em segurança.

Com base nisso, fica claro que a plataforma é muito poderosa para o gerenciamento de ativos de tecnologia da informação e suporte de chamados.

Outra grande vantagem do recurso é a força da comunidade que está por trás dele. Seu código é disponibilizado no GitHub e por lá os usuários podem esclarecer dúvidas, participar de debates e contribuir como usuários.

Qualquer pessoa que entenda de programação e consiga identificar um erro no sistema pode propor soluções, que caso sejam aceitas, serão incorporadas no código oficial.

O setor de tecnologia da informação de uma empresa de manutenção de persianas tem muito a ganhar com esse recurso porque a ajuda para utilizá-lo vem de todos os lados.

Os profissionais podem esclarecer suas dúvidas no fórum oficial da plataforma, bem como fóruns presentes em outros canais, como YouTube, Google e Facebook. Para resolver um problema, basta pesquisar em português ou inglês.

No que diz respeito à gestão de serviços, o GLPI tem como diferencial oferecer um alto nível de gerenciamento no setor de tecnologia da informação. Isso faz com que os riscos se tornem mensuráveis, além de parametrizar todos os SLAs.

Isso é feito de acordo com as necessidades de atendimento da organização. Dessa forma, gestores e usuários conseguem controlar incidentes recorrentes no negócio, assim como acontece com os ativos de tecnologia da informação.

Para um fabricante de estrutura metálica tubular, a geração de relatórios, gerenciamento de equipamentos e outras funcionalidades aumentam a eficiência do TI e ainda traz uma visão completa sobre os processos do departamento.

Outra vantagem que se destaca é a centralização das solicitações, histórico de demandas solucionadas, gerenciamento global das requisições e seu andamento.

É fundamental destacar que o GLPI é robusto, e por isso permite criar centrais de serviços completas que centralizam a gestão de ativos, requisições, incidentes e projetos em uma única ferramenta.

Também conta com sistema help desk para gerenciar incidentes e demandas, possuindo uma grande quantidade de gráficos e relatórios. Ademais, é interessante reforçar que a central de serviços atende diferentes áreas da organização.

Uma organização de manutenção de carro blindado terá maior controle dos atendimentos técnicos e outras solicitações, situações que envolvem abertura, documentação e conclusão de demandas.

A partir disso, é possível enviar notificações por e-mail sobre o andamento das solicitações, documentando seu ciclo de vida.

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Ocorre a comunicação com o cliente, parceiros e outros stakeholders, registrando todos os chamados e atividades de maneira centralizada, o que favorece a eficiência e a transparência da companhia na solução de requisições.

As bases de conhecimento são formadas por bancos de informações importantes sobre um tema, e com sua correta utilização, é possível auxiliar os profissionais que se dedicam ao atendimento, tanto de maneira física quanto remota.

Uma oficina de retificação de motor tem mais facilidade para criar fontes de conhecimento para a equipe, usando para isso ferramentas e processos simplificados.

Considerações finais

O GLPI é uma ferramenta gratuita que traz diversos benefícios para a tomada de decisões e a gestão do departamento de TI, assim como diversos outros segmentos.

Para configurar e hospedar a solução, o processo pode ser desafiador, por isso, o ideal é contar com um profissional que entenda do assunto e que possa executar o processo para a empresa.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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