importância da estrutura de silo para os sites
Internet Produtividade

O que é estrutura de silo e como utilizá-la?

A estrutura de silo é a saída perfeita para quem quer o site nas primeiras posições dos mecanismos de busca e melhorar o ranqueamento. Também é uma estratégia indicada para alcançar a primeira página rapidamente.

Quando os usuários visitam um site, precisam ter uma boa experiência de navegação, caso contrário, a plataforma pode causar uma impressão negativa e perder visitantes. Mas quando está tudo organizado, a plataforma ganha pontos de credibilidade com as pessoas.

Para que seja possível alcançar esse resultado, nada melhor do que uma arquitetura bem definida. Mas para aplicar a estrutura de silo, é necessário conhecer um pouco mais sobre ela.

De qualquer forma, é preciso ter em mente a necessidade de melhorar a experiência dos usuários, se realmente quiser que seu site se torne relevante para as pessoas e aos olhos dos buscadores.

Não basta apenas criar a plataforma e esperar que ela se torne popular, é necessário prepará-la para alcançar o sucesso e os primeiros resultados de pesquisa.

Pensando nisso, este artigo vai explicar o que é estrutura de silo, sua importância, as vantagens de seu uso e como aplicá-la do jeito certo em seu portal.

Entenda o que é estrutura de silo

É possível trabalhar o conteúdo de um site ou blog de várias maneiras, e uma delas é a estrutura de silo. Essa estratégia ajuda a organizar o conteúdo para melhorar ainda mais os resultados de SEO (Search Engine Optimization).

Silo é um local para armazenamento de grãos, com o objetivo de otimizar o produto, e mesmo que originalmente o nome não esteja relacionado ao marketing, ele ajuda a entender a importância da estrutura para a organização da plataforma.

SEO e a estrutura de silo para os sites

Trata-se de uma estratégia SEO on page que um fabricante de mesa vime redonda usa para otimizar o site e agrupar o conteúdo, por meio de uma base fácil e lógica. O mais interessante é que o projeto é controlado pelo profissional, desde que ele seja comprometido.

O uso dessa prática não se limita apenas aos pequenos sites, visto que também pode ser aplicada para plataformas com grande volume de materiais.

É possível organizar os posts entre os mais e menos abrangentes, todos linkados para o conteúdo principal e este para os demais. Cada material que segue o artigo principal serve para aprofundar o tema.

Assim sendo, é necessário que o link seja pensado de maneira estratégica, com isso, o formato vai oferecer uma série de benefícios para organizar a plataforma e melhorar o resultado com SEO.

Importância da estrutura de silo

Organizar o canal dessa maneira é importante para uma loja de persiana vertical para quarto e seus visitantes. Além disso, ajuda também os motores de busca.

O pageRank, por exemplo, é beneficiado. Esse sistema de ranqueamento do Google mede a autoridade do site sobre determinado assunto, avaliando a importância da página e quantidade de links voltados para ela.

Quando a arquitetura é clara, o fluxo de autoridade acontece por meio das páginas e traz benefícios a todas as demais páginas. Um hub interligado a outras páginas e posts usa os links internos para distribuir as informações.

O que é estrutura de silo

Se a arquitetura estiver bagunçada, a transferência de autoridade não acontece de maneira igual e algumas páginas não vão se beneficiar.

Porém, quando o fluxo de divisão de autoridade é devidamente distribuído, o site consegue obter ótimas classificações para algumas palavras-chave com menos links do que os concorrentes.

A experiência do usuário também é beneficiada e atentar-se a esse fator é importante porque cada vez mais o empreendedorismo digital busca valorizar a experiência dos consumidores.

Por meio da estrutura de silo, além de organizar o conteúdo, os visitantes vão encontrar um grande volume de informações sobre um mesmo assunto.

Isso acontece porque o site de uma empresa de envasamento de alimentos terá um hub que leva para conteúdos menores, e o usuário vai precisar clicar várias vezes até que possa chegar ao material que deseja.

A navegação pelos links relevantes entrega todas as informações facilmente e de maneira rápida.

Vantagens da estrutura de silo

A estrutura de silo traz uma série de vantagens para a plataforma, e dentre aquelas que mais se destacam estão:

  • Facilita os links internos;
  • Melhora a classificação nos buscadores;
  • Ajuda a gerir os leads;
  • Melhora a navegação.

Distribuir os links de maneira estratégica entre as páginas relevantes do site é uma forma de melhorar a classificação e aumentar a autoridade da plataforma.

Páginas que estão bem classificadas e possuem links internos aumentam as que estão em baixa classificação.

Também reduz a dificuldade de encontrar conteúdos internos para receber os links, principalmente se a plataforma não for muito abrangente e possuir diferentes categorias.

Quando a arquitetura facilita o fluxo de links, os visitantes de uma empresa de desmontagem de guarda roupa terão uma boa experiência. O Google, por sua vez, vai rastrear as páginas com mais praticidade.

Categoria relevante para sites - Dicas de SEO

As organizações investem em SEO para aumentar a geração de leads, e quando o site possui uma boa arquitetura, consegue mais tráfego para as palavras-chave importantes.

Mais do que isso, os tráfegos conquistados são de boa qualidade, atraindo leads qualificados que serão trabalhados pela marca por sua estratégia de conversão de leads.

Dentro de uma plataforma com boa navegação, é natural que se interessem ainda mais pelos conteúdos, facilitando assim sua conversão.

Mas para aproveitar todas essas vantagens, é necessário saber usar a estrutura de silo do jeito certo.

Como aplicar a estrutura de silo

Implementar a estrutura de silo não é tão simples quanto trabalhar com categorias e tags, visto que não existem recursos embutidos nas plataformas para criar a estrutura.

Em outras palavras, um fabricante de embalagem personalizada com logomarca precisa fazer isso manualmente, criando hierarquias de conteúdos que se relacionam entre si. Além disso, é necessário trabalhar as seguintes etapas:

Escolher palavras-chave de alto tráfego

Independentemente do quão estreito seja o nicho de atuação, para ter mais tópicos ou sub-nichos na plataforma, é necessário trabalhar palavras-chave em potencial e analisar os assuntos para os quais o canal tem qualificação.

Por exemplo, se o nicho trabalhado for marketing de conteúdo, na hora de escolher as palavras-chave, é necessário usar termos de tópico, como “dicas de marketing de conteúdo”, “como produzir um vídeo de marketing”, entre outras possibilidades.

Não é necessário se preocupar com a concorrência das palavras-chave, mesmo assim, certifique-se de elas sejam intenções de compra para os leads que estão no fundo de funil, visto que são elas que se classificam.

Criar conteúdo de silo

Os conteúdos criados por uma desenvolvedora de software para matriz de bordado devem ser evergreen, assim, não será necessário atualizá-los frequentemente.

A razão para criar o conteúdo de silo é que eles não serão enterrados nos arquivos do site, uma vez que são atemporais e sempre poderão ser consultados pelos usuários.

É fundamental que esses materiais sejam épicos e tenham cerca de 2 mil palavras, entretanto, para potencializar ainda mais o alcance, você pode produzir conteúdos entre 4 mil e 7 mil palavras.

Utilize boas imagens e use tanto as palavras-chave principais quanto as de cauda longa, pois isso melhora ainda mais o SEO da página.

Garanta um conteúdo épico e superior a outros elementos da SERP (páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa) para a palavra-chave escolhida. Um fabricante de painel luminoso personalizado pode usar uma tabela de conteúdos e de comparação.

Elas ajudam a destacar o gráfico no Google Knowledge futuramente, mas não se esqueça de que se trata de um trabalho na página e não na postagem.

Criar postagens de suporte

Não crie postagens que não se encaixam aos silos criados, pois os conteúdos precisam ser relevantes para o material anteriormente publicado no silo.

Usando o mesmo exemplo de marketing de conteúdo, o primeiro silo é sobre dicas para criar bons conteúdos para o blog. A partir disso, é possível usar termos como “como potencializar o alcance de uma publicação”.

Crescer seu negócio

Uma empresa de endereço fiscal com inscrição estadual pode criar, pelo menos, 3 publicações relevantes para a palavra-chave principal do silo. Criando artigos de apoio para todos os que estão na página do silo.

Também é importante se certificar de que todas as postagens estão vinculadas a partir de perspectivas de páginas do silo.

Considerações finais

Toda empresa precisa planejar a estrutura de silo quando criar seu site ou blog, mas mesmo que isso não tenha sido feito previamente, é possível implementá-lo à plataforma, conforme mostrado neste conteúdo.

É assim que o canal da marca vai oferecer uma experiência positiva para o usuário e fazer com que ele volte mais vezes para consumir os conteúdos postados. Como resultados, a geração e conversão de leads será muito melhor.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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