implantar a tecnologia em seu negócio
Negócios Produtividade

A importância da implantação tecnológica na gestão de seu negócio

Na era digital, implantar a tecnologia em seu negócio se tornou mais do que um diferencial competitivo interessante para as empresas. 

Agora, o investimento em ferramentas digitais é uma indispensabilidade para a sobrevivência e para o sucesso de todas as instituições.

O desenvolvimento de dispositivos eletrônicos e ferramentas digitais têm causado uma mudança no mundo dos negócios, fazendo com que os processos operacionais sejam influenciados por essas modernidades, assim como o comportamento dos consumidores.

Assim, independente do segmento de atuação, do modelo de negócio ou do porte das empresas, a preocupação com a implementação tecnológica se tornou uma prioridade, inclusive, pelo curso de gestão financeira, por seu impacto na lucratividade do negócio.

Por isso, se você quer saber sobre como agregar mais inovação à sua marca, continue lendo!

Como a tecnologia tem interferido no sucesso da gestão empresarial

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, aproximadamente 21% das empresas nacionais fecharam as portas antes mesmo de completarem um ano de operação. 

Esse número sobe para 60% quando considerado os primeiros cinco anos de atividade.

Como fazer a implantação tecnológica no negócio

Entre os principais motivos para essa ocorrência, a negligência com a gestão de negócios ou a realização de um gerenciamento inadequado, foram as razões mais comuns.

E não é para menos. Sem uma administração empresarial adequada, os negócios passam a:

  • Ignorar as necessidades do mercado;
  • Não perceber ou resistir às mudanças do setor de atuação;
  • Ter uma relação ruim com as finanças;
  • Desconsiderar a importância da gestão de marketing e branding;
  • Negligenciar a equipe, entre outros.

No entanto, o grande desenvolvimento tecnológico que tem otimizado diversas tarefas no dia a dia das pessoas, também tem sido bastante benéfico para a efetuação de uma boa gestão de negócios.

Isso porque, essas ferramentas permitem inovações importantes nos processos e no aproveitamento dos recursos disponíveis.

Desta forma, não somente as entregas passam a ser mais eficientes e rápidas, como os resultados alcançados pelas instituições também são cada vez mais satisfatórios. 

Até por isso que o índice de implementação de tecnologia subiu de 63% para 73%, entre 2016 e 2018, nas empresas de todo o país.

Essa medida é tão essencial para a gestão empresarial e, consequentemente, para o bom desempenho financeiro das marcas, que esse se tornou um tópico muito discutido entre os melhores curso de gestão financeira empresarial.

Vantagens proporcionadas pelas ferramentas tecnológicas

A tecnologia trouxe diversos benefícios para a comunicação entre as pessoas, seja no âmbito pessoal ou profissional. 

Através das plataformas digitais e dos softwares, a conexão entre amigos e familiares, bem como, a construção e manutenção de relacionamentos comerciais se tornou muito facilitado.

Assim, a faculdade de vendas e marketing têm ensinado aos empresários e gestores formas incríveis de utilizar tecnologias como meio de auxiliar no desempenho da sua empresa, acelerando as tomadas de decisões e trazendo mais segurança e organização.

Afinal, mediante da utilização da telecomunicação, informática e até com as próprias redes sociais, as empresas dos mais variados nichos ou portes são capazes de conquistar uma:

  • Redução do custo de produção;
  • Aumento da lucratividade;
  • Melhora dos níveis de produtividade;
  • Otimização do tempo;
  • Automação de processos;
  • Construção de um atendimento mais personalizado, entre outros.

Esses dispositivos eletrônicos também permitem uma melhora na gestão dos colaboradores.

Como Implantar a tecnologia na gestão do seu negócio

Isso ocorro pois possibilita um controle maior sobre o rendimento dos funcionários e viabilizando a efetuação da administração das suas habilidades – que podem ser aprendidas no curso gestão de pessoas a distancia – de forma mais eficiente.

Formas de introduzir elementos tecnológicos no dia a dia da sua empresa

Como dito anteriormente, o número de empresas que optam pela introdução das soluções tecnológicas no dia a dia das operações, cresce todos os dias. 

Até porque, evitar esse tipo de investimento é capaz de prejudicar o faturamento, a gestão e até afetar a competitividade da marca perante a concorrência.

Por isso, se você deseja modernizar o seu negócio, uma ótima forma de fazê-lo é por meio da:

  1. Melhora da comunicação

Tanto a comunicação interna como a externa, são imprescindíveis para o sucesso de qualquer empreendimento. Isso porque, com o auxílio de uma boa comunicação, o ambiente de trabalho se torna mais organizado, agradável e produtivo.

O que é CRM

Com ferramentas como o Blockchain ou os gerenciadores de relacionamento com os clientes (CRM), os gestores são capazes de armazenar e compartilhar – com segurança – informações sobre os clientes e sobre compras, descentralizando os dados.

  1. Otimização dos processos

A otimização dos processos de uma empresa pode ser feita por meio do mapeamento das atividades de cada setor.

Essa estratégia pode ser aplicada também através de diagnóstico de problemas, com a introdução de softwares que permitam a automatização de diversas funções ou com a integração de todos os setores da operação por meio de um software de gerenciamento.

Importância do CRM e como implantar a tecnologia em seu negócio

Para que isso seja feito, o uso da Inteligência Artificial – por meio de chatbots ou assistente pessoal digital – e das ferramentas de gestão que utilizam o cloud computing para elevar a mobilidade e segurança dos documentos, é uma das melhores opções.

Isso porque essas tecnologias proporcionam muito mais agilidade para as atividades, reduzem o retrabalho, aprimoram a comunicação entre as equipes e promovem um atendimento muito mais qualificado.

  1. Aquisição e organização das informações

A captação e análise de informações coletadas em ambiente digital é uma estratégia muito importante para a economia das empresas, inclusive, é muito discutida no curso tecnico de gestão financeira

Essa forma de captação se torna relevante e crucial, pois permite um entendimento maior quanto às necessidades do mercado e dos consumidores.

No entanto, o volume de dados produzidos através das ações de marketing digital pode ser enorme. 

Sistema de Gestão para Desentupidora

Assim, se os gestores desejam ser capazes de utilizá-los efetivamente para tomar decisões que promovam um aperfeiçoamento da performance da marca, é necessário então investir em ferramentas especiais que consigam assimilar esse Big Data.

Para trabalhar com essas ferramentas, entretanto, é preciso muita capacitação e conhecimentos com programação, Linux e modelagem de dados. 

Além disso, é preciso estar muito bem familiarizado com os processos da empresa e com estatísticas direcionadas a dados.

  1. Capacitação dos talentos

Como dito no tópico anterior, a introdução de alguns processos tecnológicos exigirá uma capacitação profissional específica dos colaboradores, fazendo com que eles estejam aptos para utilizar essas ferramentas no máximo de suas capacidades.

Como em algumas situações será necessário a contratação de profissionais formados que sejam qualificados para a realização de determinadas funções. 

Escolhido em uma entrevista de emprego

Por isso, procurar saber mais sobre a faculdade de gestão de pessoas o que faz, pode ser fundamental para uma boa gestão empresarial.

O investimento no treinamento da equipe é também uma ótima maneira de reduzir a rotatividade dos colaboradores, aumentar o nível de engajamento desses funcionários e de promover a atração, captação e retenção dos profissionais mais preparados do mercado.

  1. Construção de um bom relacionamento com os clientes

A tecnologia é essencial para a construção de um relacionamento mais longo e duradouro com os clientes e com os potenciais compradores. 

Isso porque, ela permite que seja estabelecida uma comunicação mais precisa, pessoal, personalizada e satisfatória entre a marca e o público.

captar novos clientes,  implantar a tecnologia em seu negócio

Através de inúmeras ferramentas distintas, você pode ampliar e integrar os canais de atendimento ao cliente, proporcionando uma experiência mais completa e descomplicada – chamada omnichannel –.

Também é possível automatizar as postagens e o envio de mensagens através das plataformas sociais ou do e-mail marketing, e ainda integrar ao e-commerce tecnologias como a Realidade Aumentada, ou Realidade Virtual, aprimorando a experiência de compra.

  1. Segurança da informação

O investimento na proteção dos dados é uma medida que, ainda que não faça parte do curso de gestão financeira grade curricular, definitivamente é de extrema importância para a saúde econômica de qualquer instituição.

Afinal, sem a utilização das medidas de segurança necessárias, o negócio passa a ficar vulnerável aos ataques virtuais e roubo de informações sobre clientes, provocando a perda da confiança dos compradores e redução da lucratividade e do alcance de metas.

Setor de Segurança da Informação,  implantar a tecnologia em seu negócio

No entanto, as instituições comerciais podem ainda sofrer consequências financeiras e morais consideráveis, relacionadas com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que está em vigor desde o fim de 2020.

Por isso, garantir a aquisição de tecnologias que proporcionem uma boa infraestrutura de TI, proteção das informações, confidencialidade e autenticidade dos dados é outra forma de implantar as ferramentas digitais na sua empresa.

A modernização de determinados processos acaba facilitando a gestão e garantindo uma melhora considerável no desempenho da instituição.


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

Advertisement

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.