Quando se observa os smartphones dobráveis com relação a outros modelos de celulares convencionais disponíveis, uma das perguntas que surge é: “como eles chegaram ao mercado?”. A resposta é vista mais adiante.
O que são celulares dobráveis?
São modelos de dispositivos móveis mais compactos e que abrem na posição horizontal sendo muito parecidos com os tablets e vêm sendo muito cobiçados nos últimos tempos.
Os preços variam muito de acordo com o modelo e fabricante, mas eles facilitam a visualização de um carimbo redondo personalizado, porque sendo a imagem colocada na horizontal, facilita a identificação mais aprimorada dos detalhes.
As telas são flexíveis e usam uma nova tecnologia chamada de diodo orgânico emissor de luz, conhecida como OLED, presente em televisores e, assim, por intermédio dela, é possível a produção de luz própria.
O que motivou a criação de celulares dobráveis?
Na verdade, não existe um motivo real que justifique a criação dos smartphones dobráveis até o momento. Nada explica o porquê que eles foram lançados.
Eles são apenas uma tendência dessa nova geração tecnológica, e conforme o tempo passa mais modelos são colocados no mercado cujo objetivo é a criação de um aparelho no qual um projeto climatização residencial seja acompanhado pelo usuário.
Obviamente, os consumidores desejam possuir um aparelho móvel com telas cada vez maiores e terem um aparelho que possa substituir os notebooks. Isso pode ser uma aquisição vantajosa ou não.
Vantagens dos smartphones dobráveis
A indústria de celulares evoluiu rapidamente na última década, passando de aparelhos utilizados somente para ligações e mensagens para os smartphones dobráveis que fazem parte do cotidiano de muitas pessoas. As vantagens desses dispositivos são:
- Eles se tornaram mais leves;
- São fáceis de transportar;
- Possuem um formato flexível;
- As baterias são menores;
- O desempenho é superior;
- As telas são mais resistentes.
Pelo fato desses aparelhos serem mais leves e possuírem um formato flexível composto de duas ou três dobras, elas possibilitam que o usuário abra o dispositivo como um tablet.
Os telefones dobráveis podem ser carregados no bolso, facilitando o transporte do aparelho, podendo ser usados para fazer um plano de controle ambiental loteamento em qualquer hora, independentemente do local em que se esteja.
Esses aparelhos dobráveis usam baterias bem menores, com maior durabilidade, permitindo mais espaço para armazenamento de informações, e o desempenho é superior aos aparelhos convencionais.
A memória RAM fornece mais campo de armazenagem e os processadores são mais poderosos nos celulares dobráveis, tornando-os mais adaptáveis para trabalhar pelo fato de serem mais cômodos para os usuários.
Seja qual for o sistema utilizado, seja ecrã flexível ou dobragem de ecrã duplo, é possível ter um telemóvel e um tablet ao mesmo tempo.
Nos que possuem ecrãs flexíveis, que são aqueles que não possuem molduras entre os ecrãs, a imagem de uma caixa de tomada para piso elevado é mais bem distribuída, ficando com o tamanho duplicado.
O usuário que possui um smartphone dobrável pode visualizar um conteúdo na tela esquerda e outro na direita, ou na parte superior e inferior se essa for a preferida.
Tudo isso é controlado pelo software, permitindo assistir uma aula para entender a emissão do laudo de periculosidade eletricista pelo YouTube em uma tela e, na outra, acessar uma rede social, como dois monitores de um computador.
As telas dos smartphones dobráveis são mais resistentes e têm menos chances de quebrar, porque não são feitas de vidros normais e, também, pelo fato dos painéis serem mais flexíveis, fato que os tornam mais resistentes.
Desvantagens dos smartphones dobráveis
Como todas as novas tecnologias que são lançadas, as primeiras versões apresentaram problemas, e as principais desvantagens que os aparelhos dobráveis apresentam são:
- As telas não possuem um bom número de pixels;
- A qualidade na imagem não é adequada;
- Os telefones são muito grossos;
- Os valores para aquisição são muito altos.
Mesmo tendo as telas flexíveis, os aparelhos dobráveis possuem o número de pixels por polegada bem reduzido se comparado aos celulares tradicionais, e isso acaba afetando na qualidade da imagem em ambas as telas.
Exemplo: ao se visualizar uma imagem e decidir-se por fazer uma impressão digital pvc de uma propaganda, por sua vez a aparência dessa imagem tende a não ser muito nítida prejudicando a finalização do trabalho.
Outra desvantagem é que o módulo da câmera não consegue reduzir fisicamente o número de lentes fazendo com que os fabricantes sejam forçados a desistir do conector de 3,5 mm. Com isso, as fotos de uma bandeja rack servidor ficam distorcidas e sem nitidez.
O preço para se adquirir um smartphone dobrável é muito elevado, pois é um item de luxo, ultrapassando mais de 1.300 euros conforme pesquisas realizadas nesse sentido.
Para manter um celular dobrável, a melhor solução é adquirir um seguro compatível, porque ele é muito utilizado para trabalhar, promover reuniões ou fazer pagamentos e o número de roubos aumenta a cada dia.
Por que investir nos aparelhos dobráveis?
O investimento, apesar de alto, é justificado, porque o usuário tem acesso a uma tela muito maior e é muito mais prático transportá-lo, além deles potencializarem a experiência com o touch em múltiplas janelas para inclusive ler melhor os conteúdos.
Os celulares dobráveis são mais versáteis, o desempenho é bem superior e as baterias são menores, facilitando o carregamento em qualquer lugar para que a visualização da etiqueta digital gondola seja muito mais aprimorada.
Os cinco melhores celulares dobráveis que estão disponíveis atualmente no mercado são os seguintes:
- Smartphone Samsung Galaxy Z Fold 2;
- Smartphone Samsung Galaxy Z Flip;
- Smartphone LG G8x Thing Dual Screen;
- Smartphone Microsoft Surface Duo;
- Smartphone Motorola Razr 4G.
Vale a pena adquirir um modelo dobrável, mesmo que o custo seja salgado para o bolso. Eles ainda vão evoluir bastante com o tempo no sentido de se adequarem conforme aos gostos e às necessidades dos consumidores.
O apelo a essa nova tecnologia tem sido crescente, e para quem gosta de telas grandes ou quer aproveitar os recursos da câmera para tirar selfies ou filmar cenas em ângulos diferentes, eles são extremamente apropriados.
A tela dobrável é o maior destaque nesses aparelhos, e assistir um vídeo, jogar ou fazer uma videoconferência de trabalho faz com que as cores do aparelho, por exemplo, sejam mais nítidas em razão da alternância dos pixels.
Expandir ou compactar uma imagem é muito mais prático se feito em uma tela maior, e isso fornece uma boa experiência para o usuário, principalmente porque a camada de vidro é ultrafina e, passando o dedo, a imagem não sofre nenhum tipo de dano.
Qual seria então o melhor celular dobrável para se adquirir? Pesquisas mostram que o Samsung Galaxy Z Flip é a melhor escolha entre os outros aqui elencados.
Esse smartphone dobrável proporciona muitos pontos positivos, pois possui um hardware robusto, tela Dynamic AMOLED de 6 a 7 polegadas e a resolução é de 2636 x 1080 pixels, o que resulta em uma qualidade melhor para as imagens, tornando-as mais aprimoradas.
Ele possui vários ângulos, permitindo que a pessoa pose, tire fotos ou filme, e a mecânica da dobradiça é a mais avançada no mercado.
Quem não quer ter um aparelho onde as imagens e fotos podem ser visualizadas no modo horizontal, para que a experiência seja mais agradável?
Então, ainda que o investimento seja bem caro e muitas vezes não esteja de acordo com o bolso do usuário, os smartphones dobráveis são a solução mais adequada para quem prima na tiragem de fotos, visualização de imagens e gravações de vídeos.
A tendência em querer telas maiores é que fez com que os celulares dobráveis surgissem no mercado, e não são muitos os modelos em disponibilidade, bem diferente dos modelos atuais, que possuem uma única tela.
Considerações finais
Os smartphones dobráveis possuem uma resolução de tela em formato maior, as melhores câmeras e, apesar do alto custo, vale muito a pena esse tipo de investimento. Eles vieram para ficar e agradar os consumidores.
A tela dos dobráveis possuem a tecnologia OLED e funcionam através da pulsação da eletricidade, por meio de diversos componentes e, dessa forma, a tela pode ser dobrada sem causar nenhum prejuízo para o usuário.
A experiência de ter, em mãos, um tipo de “livro” aberto, em que a visualização é bem melhor e o conteúdo pode ser muito mais absorvido faz com que esse modelos sejam atualmente o maior desejo de muitas pessoas.
O modelo Galaxy Z Flip foi lançado logo no início de 2020 e é um dos que dobra no meio, sendo muito mais fácil guardá-lo no bolso e transportá-lo para diversos locais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.