Apesar de os celulares Xiaomi não serem distribuídos oficialmente a um preço competitivo no Brasil pela gigante chinesa de tecnologia, tendo em vista que a maioria dos compradores de produtos da marca optam por importar, eles estão se tornando cada vez mais populares entre os brasileiros.
A ascensão da marca por aqui nos últimos anos se deu por alguns fatores, sendo que alguns dos principais estão citados mais abaixo.
Bom custo-benefício dos celulares Xiaomi
O custo-benefício dos celulares Xiaomi foi um dos principais fatores pela popularização da marca aqui no Brasil, pois inicialmente os aparelhos dela eram vendidos por um preço bem mais em conta do que produtos semelhantes de marcas concorrentes.
Porém, infelizmente, no momento os smartphones da marca não estão sendo vendidos por um preço tão competitivo quanto há alguns anos. Isso se deve a fatores como aumento do dólar e taxas de importação, já que a marca não distribui oficialmente aqui no Brasil.
Ainda assim, é possível encontrar ótimas opções por um preço relativamente acessível.
Desempenho geral dos smartphones
Além do custo-benefício, outro dos pontos que fez os celulares da Xiaomi se destacarem aqui no Brasil é o desempenho, que em geral não perde em nada para marcas como Samsung, Apple, Motorola e outras.
Os aparelhos top de linha da marca chinesa contam com processadores octa-core de alta performance, muita memória RAM, boa capacidade de armazenamento de arquivos, telas com muita resolução e com alta taxa de atualização (hertz), o que garante mais fluidez em jogos e outros tipos de processos, etc.
Boa qualidade das câmeras dos celulares Xiaomi
A qualidade das câmeras da Xiaomi também é um ponto muito positivo da marca, pois até mesmo alguns smartphones mais básicos dela conseguem tirar boas fotos.
Em análises de câmeras de smartphones realizadas pelo site DXOMARK, que é referência mundial quando se fala em testes de câmeras, áudio, bateria e tela de aparelhos eletrônicos, alguns celulares da Xiaomi aparecem entre os melhores em geral; o Mi 11 Ultra e o e o Mi 10 Ultra são alguns deles, o que mostra como ela se empenha nesse quesito.
Duração da bateria e potência dos carregadores
Alguns aparelhos da Xiaomi também se destacam pela duração da bateria, especialmente os mais básicos e intermediários da linha Redmi, que conseguem ficar longe da tomada por mais de um dia inteiro.
Já os celulares top de linha da marca, que também costumam ter baterias duráveis, contam com carregadores muito potentes que conseguem realizar uma recarga completa com menos de 1 hora na tomada.
Opções de celulares para todos os bolsos
Ao contrário da Apple, que comercializa apenas smartphones top de linha, os melhores celulares Xiaomi possuem uma grande variação no preço, com os modelos mais básicos podendo ser encontrados na casa dos 800 reais e os mais avançados custando até 5 mil reais ou mais.
Isso se deve ao motivo de a Xiaomi desenvolver produtos voltados a todos os tipos de públicos e necessidades, semelhante a Samsung, Motorola e outras, focando tanto nas pessoas que precisam de um smartphone mais básico quanto naquelas que querem o máximo de desempenho possível ou as melhores câmeras e qualidade de tela e som.
A Xiaomi conta com três linhas principais, sendo elas:
- Xiaomi Mi: linha dos aparelhos premium da marca. Eles possuem processadores de alto desempenho, muita RAM, telas grandes, com muita resolução e do tipo AMOLED e câmeras muito boas, tanto para fotos quanto para vídeos. A linha Mi é distribuída em diferentes categorias, e os celulares de cada uma delas possui diferentes características e preços.
- Xiaomi Redmi: linha de celulares básicos ou intermediários que combina desempenho com custo-benefício. Também é distribuída em diferentes categorias: Note, S, A, etc., cada uma com suas características.
- Xiaomi Poco: celulares intermediários ou mais avançados que não possuem um custo tão elevado quanto os Mi. A linha conta com produtos de excelente desempenho focados no público em geral e também no público gamer.
Interface Android fluida e fácil de usar
A facilidade de uso e a fluidez da interface MIUI, que é o sistema operacional desenvolvido pela Xiaomi para o uso nos dispositivos Android, também é um ponto positivo que pesa a favor da marca.
A MIUI é leve, intuitiva, conta com bons recursos e roda bem mesmo nos smartphones mais simples.
Esses são apenas alguns dos principais e diversos fatores que fizeram a Xiaomi se tornar tão popular no Brasil. Veja abaixo uma conclusão sobre valer ou não a pena comprar um celular da marca.
Afinal, vale ou não a pena comprar um celular Xiaomi aqui no Brasil?
Como você viu, os celulares da Xiaomi possuem inúmeras qualidades, sendo assim, eles são ótimas opções para todos os tipos de públicos, porém, antes de investir seu dinheiro, se atente a algumas questões:
- Compre em lojas confiáveis que protejam seu dinheiro (Amazon, Americanas, etc.)
- Pesquise se a versão do smartphone é global ou compatível com as redes brasileiras
- Busque informações sobre a veracidade do aparelho
- Antes de efetuar a compra, pergunte ao anunciante sobre a garantia, troca ou devolução
- Saiba quais são suas necessidades e prioridades com o celular
- Faça o orçamento para saber qual o valor máximo está disposto a gastar
- Após comprar e receber o produto, teste-o bem para saber se está funcionando corretamente
Seguindo essas dicas básicas, porém úteis, você provavelmente fará uma boa compra e terá um bom celular pelos próximos anos.