O que significa a ISO 9001? A ISO 9001 é uma norma internacional para a criação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), publicada pela ISO (International Organization for Standardization).
O padrão foi atualizado mais recentemente em 2015 e é conhecido como ISO 9001:2015.
Para ser a maioria lançada e atualizada, a ISO 9001 teve que ser acordada pela maioria dos países para que se tornasse um reconhecido internacionalmente, o que significa que é aceito pela maioria dos países em todo o mundo.
O que são sistemas de gestão da qualidade? Uma definição da ISO 9001 que este padrão fornece os requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) a serem implementados para uma empresa que deseja criar todas as políticas, processos e procedimentos para fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades regulatórias e do consumidor e melhorar a satisfação do cliente.
Os sistemas de gestão da qualidade são a base das atividades de garantia da qualidade.
Por que a ISO 9001 é importante?
Como aqui acima, a ISO 9001 é uma norma reconhecida internacionalmente para criar, implementar manter um Sistema de Gestão da Qualidade para uma empresa.
Destina-se ser usado por organizações de qualquer tamanho ou setor e pode ser usado por qualquer empresa.
Como padrão é reconhecido como base para criar um sistema para uma empresa e melhoria do processo de fabricação e, como tal, fornecerá o cliente internacional para garantir a manutenção de seus fornecedores.
Para saber sobre os sete princípios de gestão da ISO 9001, para saber sobre os sete princípios de gestão da ISO9001, mais uma qualidade sem qualidade curso on-line iso 9001.
Na verdade, a ISO 9001 é um padrão tão essencial e influente que é usado como base quando os grupos do setor desejam criar seus próprios padrões do setor; isso inclui AS9100 para indústria aeroespacial, ISO 13485 para indústria de dispositivos médicos e IATF 16949 para indústria automotiva.
Uma pesquisa de 9001 baseada em 2017 mostra que, totalmente compatível com a ISO 90 globalmente, o número de gestão de qualidade ISO 1 ainda permanece estável em todo o mundo. Abaixo estão os resultados dos últimos seis anos.
Número de certificados ISO 9001 divulgados por ano
Qual é a norma ISO 9001 atual?
A revisão atual da norma é a ISO 9001:2015. O padrão ISO 9001 2015, às vezes revisão da ISO 9001 2015, foi lançado em outubro de 2015 e substituiu a revisão anterior ISO 9001:2008.
Esta revisão atualizada inclui muitos processos de revisão anterior, com foco no pensamento baseado em risco e maior compreensão do contexto da organização.
Para essa mudança, houve uma mudança estrutural da norma ISO 901:2008 – as principais da norma são diferentes entre as cláusulas de 2015 e 2008. Para saber mais sobre as mudanças, veja este curso online de iso 9001.
O que é a ISO 9001:2008?
A ISO 9001:2008 é uma revisão da norma ISO 9001 que foi retirada em 2015. A ISO 9001:2008 foi baseada em sua antecessora, a ISO 9001:2000, com algumas pequenas adições.
A ISO 9001:200 foi a primeira revisão da norma ISO 9001 a ser baseada nos sete princípios de gestão da qualidade identificados acima, que foram identificados como os requisitos da norma sobre tudo o que uma empresa para criar produtos e serviços.
As revisões1 da revisão da ISO 900001:2000000001:19087 e ISO 9001 1994) foram mais em escrever e seguir 2 procedimentos específicos, em vez de entender os processos da organização.
ISO 9000 x ISO 9001
Embora a ISO 9001:2015 seja uma norma ISO atual para a criação de um Sistema de Gestão da Qualidade, existem outros documentos na família ISO 9000 que suportam os requisitos da ISO 9001.
A ISO 9000 explica os sete princípios da gestão da qualidade por qualidade da ISO 9001 e define todos os termos usados na norma ISO 9001.
Além disso, a ISO 9004 fornece orientação sobre como tornar um Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 mais bem sucedido e se concentra em como melhorar os processos de implementação da ISO 9001, fornecendo algumas informações sobre as melhores práticas.
Qual é o objetivo da ISO?
Com toda essa conversa sobre padrões ISO, é comum perguntar como fazer o tratamento da ISO.
A International Organization for Standardization é uma organização internacional que cria conjuntos padrão de requisitos e diretrizes para ajudar organizações em todo o mundo a agir de maneira mais consistente.
A organização ISO desenvolve, publica e mantém mais de 22.450 padrões por meio de comitês do mundo técnicos que incluem membros de todo o mundo.
Produtos fornecidos fornecem informações sobre como projetar e construir realizam testes e criam sistemas de gerenciamento.
É importante notar que a ISO não certifica nossas auditorias ou avaliação de conformidade. A ISO está a ser avaliada na manutenção dos pacotes padronizados e nas empresas de relacionamento de negócios em relacionamento.
SGQ e Requisitos
Quais são os requisitos da ISO 9001?
A estrutura da ISO 9000 norma:2015 é fortaleza em 10 seções.
Os três primeiros introdutórios, enquanto os sete últimos tinham os requisitos para o Sistema de Gestão da Empresa são contra o qual uma empresa pode ser certificada.
Aqui está o que são as sete cláusulas principais:
Cláusula 4: Contexto da organização – Esta seção fala sobre os requisitos para entender sua organização para implementar um SGQ.
Inclui os requisitos para identificar questões internas e externas, identificar como partes interessadas e suas expectativas, definir o escopo do SGQ e identificar seus processos e como eles interagem.
As expectativas das partes interessadas também incluem requisitos regulatórios.
Cláusula 5: Liderança – Os requisitos de liderança cobrem a necessidade de uma alta administração de serviços instrumentais na implementação do SGQ.
A alta administração demonstrar toda a organização, o foco no cliente, e a comunicação precisando a política de qualidade e a atribuição de funções e responsabilidade.
Cláusula 6: Planejamento – A alta administração também deve planejar uma função contínua do SGQ.
As oportunidades e riscos SGQ na organização precisam ser atendidos, e os objetivos de qualidade para atender a esses objetivos identificados e planos feitos para esses objetivos.
Cláusula 7: Suporte – A seção de tratamento de suporte da gestão de todos os recursos do SGQ, abrangendo a necessidade de controle de todos os recursos, incluindo recursos humanos, edificações e infraestrutura, ambiente de trabalho, recursos de monitoramento e conhecimento organizacional.
Uma seção também inclui requisitos sobre competência, conscientização, e controle de informações documentadas (os documentos de comunicação e registros para seus processos).
Cláusula 8: Operação – Os requisitos de operação tratam de todos os aspectos do planejamento e criação do produto ou serviço.
Esta seção inclui requisitos de planejamento, revisão de requisitos de produto, projeto, controle de fornecedores externos, criação e liberação de produto ou serviço e controle de saída de processos não conformes.
Cláusula 9: Avaliação de desempenho – Esta seção inclui os requisitos para garantir que você possa preparar seu SGQ está funcionando bem.
Inclui monitoramento interno e de seus processos, avaliação da satisfação do cliente, auditorias e revisão de gerenciamento contínuo do SGQ.
Cláus10: Melhoria Esta última seção inclui os requisitosQ para melhorar seu SG longo do tempo. Isso inclui a necessidade de avaliar a não conformidade do processo e tomar ações corretivas para os processos.
Como a ISO 9001 é fornecida?
Fazendo uma política de gestão e identificando o SGQ, você do suporte da qualidade começa com a definição de sua qualidade e objetivos, que definem com o suporte da qualidade o cliente começar com a definição de sua qualidade e objetivos gerais, que definem com o suporte da qualidade da qualidade geral e implementação do Sistema de Gestão da Qualidade.
Junto com eles, você cria ou cria seus procedimentos de organização e cria seus procedimentos e processos de entrega para seu produto. São seis documentos obrigatórios que devem ser incluídos, e outros são adicionados conforme a empresa achar necessário.
Essa criação de documentos pode ser feita internamente por seus funcionários, ou você pode obter ajuda através da inscrição ser nesse curso iso 9001.
Uma vez que todos os procedimentos de implementação, os procedimentos de operação do SGQ possam operar. Ao isso, você pode provavelmente fazer o sistema de auditoria para seguir as etapas seguintes, revisar e verificar.
O que é um registro do SGQ?
A implementação de gerenciamento de requisitos da ISO 9001, refere-se à implementação da ISO 9001. da ISO 9001 e, em seguida, a contratação de um organismo de seu sistema reconhecido pela ISO 900.
Assim que sua organização for certificada pela ISO 9001, você receberá o certificado. 9001 que pode ser usado para anunciar que sua empresa atendeu a todos os requisitos da ISO 9001.
A ativação ISO é obrigatória?
20 de acordo com a norma ISO 9001 2015 é muitas vezes um requisito do cliente para o seu fornecedor, mas a norma em si não exige um atendimento.
Quando o cliente certificado, não é implementado apenas os requisitos da ISO e reivindicar a conformidade com eles; Também ter auditores do departamento de atendimento precisa garantir que os processos passem a todos os requisitos.
As empresas também buscam uma empresa que demonstre que uma parte independente confirmou seu SGQ.
Mas o recurso ISO 9001 também não é um requisito da norma, treinamento e recurso ISO 9001 é o melhor para obter conhecimento e competência sobre este método.
Impacto nos Negócios: A ISO 9001 é um requisito legal?
Embora o protocolo ISO 9001 seja um requisito de muitos contratos com clientes, não é um requisito legal para implementação do padrão ISO 9001.
Na verdade, existem muitos padrões para a implementação de um Sistema de Gestão da Implementação. Esses outros padrões são muitos nos padrões ISO 901 205 (como AS91 2050 e IATF 6949), têm outros requisitos complementares, muitos separados.
A ISO 9001 vale a pena?
Os benefícios da ISO 9001 não podem ser reações; grandes e pequenas receitas calculadas com grande eficiência, economia de custo e receita calculadas. Aqui estão apenas alguns desses benefícios:
Melhore sua imagem e credibilidade – Quando os clientes virem que você é certificado por um organismo de gestão reconhecida, eles entendem que você implementa um sistema focado em necessidades e melhorias do cliente.
Isso aumentará a confiança deles de que você cumprirá o que prometeu e obterá novos clientes.
Melhorar a satisfação do cliente – Um dos princípios-chave do focoQ ISO 9001 é o foco na melhoria da satisfação do cliente, identificando e atendendo aos requisitos e ao cliente. Ao melhorar a satisfação, você melhora os negócios com clientes recorrentes.
Processos integrados – Ao usar a abordagem de processo da ISO9001, você apenas observa os processos individuais de sua organização, mas também não inclui todos esses processos.
Ao fazer isso, você pode encontrar mais facilmente áreas de melhoria e economia de recursos em sua organização.
Use a tomada de decisão baseada em evidências – o que você toma decisões com base em boas provas é um sucesso de segurança SGQ ISO 90. o melhor efeito para corrigir problemas e melhorar sua eficiência e organização organizacional.
Crie uma cultura de melhoria contínua – Com a melhoria contínua como a principal saída do SGQ, você pode obter ganhos cada vez maiores em economia de tempo, dinheiro e outros recursos.
Ao fazer disso a cultura da sua empresa, você pode concentrar sua força de trabalho na melhoria dos processos pelos quais são diretamente responsáveis.
Conclusão
Envolva seu pessoal – Quem melhor do que as pessoas que trabalham em um processo para ajudar a encontrar as melhores soluções para melhorar esse processo?
Ao focar sua força de trabalho não apenas no gerenciamento, mas também na melhoria dos processos, eles estarão mais engajados no resultado da organização.
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