A importância do Certificado de Qualidade para uma empresa
Negócios Produtividade

O que é um certificado de qualidade e qual a sua importância para uma empresa?

Ter reconhecimento no mercado exige que as empresas comprovem a sua qualidade. No caso de quem trabalha com segurança do trabalho, por exemplo, é primordial que um certificado de qualidade mostre que o negócio entrega este serviço com excelência e que se dedica diante dos concorrentes.

Para quem não sabe, este modelo de certificado formaliza que a empresa cumpre requisitos importantes de qualidade e que está sempre em busca desenvolver serviços otimizados para o mercado.

É possível encontrar documentos para gestão de negócios, gestão ambiental e até mesmo responsabilidade social.

Se você ficou interessado em saber como funciona um certificado de qualidade, neste artigo vamos mostrar a sua definição completa, além de qual a sua funcionalidade e a sua importância para as empresas.

Se curtiu o tema e está a fim de saber mais, continue aqui e acompanhe! Boa leitura.

O que é um certificado de qualidade?

O certificado de qualidade é um documento em que o Governo Federal ou instituições internacionais estabelecem normas de qualidade e que as empresas devem seguir para manter este padrão no trabalho.

É comum que indústrias adotem essa medida para criar uma frente competitiva no mercado e mostrar que desenvolvem serviços com alta performance.

O que é um certificado de qualidade

O certificado mais comum, que vale não somente para o Brasil, é o ISO (International Organization for Standardization).

Este é um documento que agrega 162 países e que padroniza alguns comportamentos que acontecem dentro das empresas para que sejam considerados de qualidade.

Cada certificado de qualidade possui o seu padrão ideal. O ISO 14.001, por exemplo, exige que as empresas tenham uma gestão ambiental de excelência para que as práticas sustentáveis sejam o core business do negócio.

Para que serve o certificado de qualidade?

Mas, afinal, para que serve o certificado de qualidade? As empresas são obrigadas a ter essa documentação para funcionar?

Em suma, nenhum empresário precisa certificar que o seu negócio possui o selo de qualidade. Mas tê-lo pode fazer com que muitas vantagens coloque-o à frente dos seus concorrentes.

Para que serve o certificado de qualidade

O certificado serve para que haja uma padronização dos serviços da empresa com base em modelos de excelência no mercado.

Se você está dentro dessas normas e por isso ganhou a certificação, é possível criar o imaginário de que a empresa entrega serviços de alta qualidade e que se destaca entre os concorrentes.

Portanto, com esse documento você prova que a gestão de seu negócio está indo bem e está dentro de um grupo qualificado, que entrega determinado serviço com maestria. Além disso, você também se beneficiar dos seguintes pontos:

Destaque para a empresa

O primeiro e maior benefício sempre será para o destaque da empresa. O certificado de qualidade exige que o negócio se padronize (o que não é fácil) de acordo com as normas exigidas pelo Governo Federal ou até mesmo por outros órgãos, mas de países internacionais.

Quando você conquista essa certificação, está comprovando que tem capacidade de fazer um projeto com alta performance, que respeite os padrões estipulados no mercado e que ainda se sobressaia aos concorrentes.

Competitividade de alto padrão no mercado

Os certificados nacionais e os famosos ISOs permitem que as empresas sejam mais competitivas no mercado e que usem o selo de qualidade para mostrar a eficiência de seus produtos/serviços.

Com isso, os negócios entram em um patamar de alto padrão em seus projetos profissionais e conseguem criar uma linha competitiva com outras empresas mais fortes do mercado.

Eficiência nos projetos

O principal ponto do certificado de qualidade é mostrar a eficiência nos projetos. Muitas vezes as empresas não fazem a menor ideia de como desenvolver um procedimento simples e acabam entregando serviços medianos ou ruins.

Mas, caso o empresário queira adotar o selo, ele pode se adaptar aos padrões que o documento exige e aumentar a eficiência em seus projetos. Ou seja, o certificado não só comprova, como também ajuda a chegar na perfeição.

Principais certificados de qualidade

No mercado nacional e internacional existem certificados que são mais procurados e que possuem um valor significativo na sua obtenção. Normalmente os principais são internacionais, porém o Brasil também possui o seu padrão de certificação com bastante destaque.

Por isso, separamos aqui os principais selos de certificação que podem trazer benefícios para a sua empresa:

Principais Certificados de Qualidade
  • NRB 16001: este é um certificado de qualidade nacional, que diz respeito à responsabilidade social das empresas, promovendo cidadania e sustentabilidade dentro do ambiente de trabalho e nos projetos;
  • ISO 9001: essa é uma das certificações internacionais mais famosas, que busca padronizar os procedimentos internos de uma empresa para que a entrega do produto/serviço seja de qualidade para o consumidor final;
  • ISO 14001: como já citamos brevemente, esse é um certificado internacional que procura padronizar as empresas para trabalharem com a sustentabilidade e a respeitarem o meio ambiente ao todo.

Conclusão

Portanto, se você está em busca de ganhar posicionamento no mercado, saiba que o certificado de qualidade pode ser o seu maior aliado.

Mesmo que alguns empresários acreditem que este documento sirva somente para padronizar alguns projetos, nós sabemos que ele pode colocá-lo ao lado de grandes negócios, que são reconhecidos pelo alto padrão de serviço.

Por isso, se você tem uma empresa, busque padronizá-la de acordo com as certificações; se você é consumidor, escolha apenas as empresas que oferecem essa comprovação nos seus serviços.


Fonte das Imagens: Pexels

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.