Sistema ERP
Negócios Software

Você já ouviu falar em Sistema ERP?

Planejamento de Recursos Empresariais ou planeamento de recurso corporativo é um sistema de informação que interliga todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. 

Você conhece ou já ouviu falar em Sistema ERP? Tem curiosidade em saber como eles funcionam e quais os benefícios e a importância dele para as maiores empresas do mundo?

O termo ERP, tem origem na língua inglesa e significa Enterprise Resource Planning, que traduzindo para o bom português nos trás a ideia de um sistema desenvolvido para auxiliar as empresas e demais organizações no planejamento de seus recursos, em uma tradução literal, teríamos algo como “Planejamento de Recursos Empresariais.”

Os sistemas ERP surgiram com a necessidade das empresas em manter a organização e controle sobre as mais diversificadas tarefas que envolvem o seu dia a dia, como controle de vendas e comissionamento, controle de estoque, controle financeiro e de faturamento e até mesmo de linhas e etapas de produção, a depender do ramo de atividade da empresa em questão.

Com a compilação e organização dos dados que alimentam diariamente um sistema ERP, mediante o registro de todas as operações e movimentações de uma organização, é possível gerar relatórios e gráficos capazes de apontar tendências e resultados para auxiliar os líderes e gestores do negócio a tomar uma série de decisões, muitas vezes estratégicas e cruciais para o sucesso da empresa.


Vantagens de um sistema ERP


Um bom sistema ERP, oferece uma série de vantagens para as organizações, conheça as principais delas:

Redução de Custos: A redução de custos, é uma das principais vantagens oferecidas pelos sistemas ERP, que são capazes de modernizar e otimizar diversas rotinas dentro de uma empresa.

Automação de Processos: Através dos recursos tecnológicos oferecidos por um software ERP, diversas tarefas, passam a ser executadas com precisão e segurança pelo sistema, auxiliando no melhor aproveitamento do capital humano das organizações.

Segurança: A segurança, é um dos principais pilares do sistema ERP. Capaz de integrar diversos setores e informações distintas, organizando e as transformando em dados importantes para a tomada de decisões, os sistemas ERP, também são dotados de recursos avançados de segurança empresarial.

Maior poder de gestão: Através de um software ERP, as empresas conquistam maior governança, previsibilidade e assertividade em suas decisões, das menores, as mais estratégicas para o sucesso do negócio.

Como funciona um Sistema ERP?

Quais os principais recursos oferecidos por sistemas ERP?


Não fique curioso, conheça as principais ferramentas oferecidas por sistemas ERP:

Controle e organização de estoques: Os sistemas ERP são capazes de oferecer todo controle e gerenciamento de estoques e pedidos de compra que uma empresa precisa.

Faturamento: Sistemas ERP oferecem recursos completos de faturamento e emissão de notas fiscais.

Vendas: Nos sistemas ERP, a empresa conta com excelentes ferramentas para monitorar e alavancar suas vendas.

Financeiro: Controle financeiro é tudo, em um ERP, é possível manter todas as receitas e despesas de uma empresa sob controle e organizadas.

Cadastros: Sistema ERP oferecem os mais variados cadastros que uma empresa precisa, como os cadastros de produtos, clientes, fornecedores e funcionários.

Sem dúvidas, os sistemas ERP chegaram para ficar e são as melhores opções em termos de apoio a gestão de pequenas empresas a grandes negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.