pesquisa de mercado
Negócios Produtividade

Modelo de relatório: Saiba escolher o melhor para o seu negócio

Você sabe qual a importância de ter um modelo de relatório adequado no seu negócio? Adquirir esse conhecimento é de extrema importância para a organização da sua empresa. Afinal, é com um ambiente de trabalho organizado que se obtém resultados.

Assim como software para clínicas e consultórios, cada modelo de relatório tem um papel fundamental para o crescimento do seu negócio. Por isso, preste bastante atenção em cada modelo de relatório que você vai utilizar. 

Com esse cuidado, você consegue elevar os resultados em um período de tempo menor do que havia determinado. 

Para ajudar, destacamos alguns modelos de relatórios que você pode levar para o seu ambiente de trabalho. Portanto, continue sua leitura e aproveite o conteúdo deste artigo!

O que é e como fazer um modelo de relatório?

Primeiramente, é importante saber que o relatório é um documento que você pode fazer para melhorar as tomadas de decisões dentro da sua empresa. 

ferramentas para gestão de projetos

Ou seja, consegue reduzir os contratempos que podem surgir em diversos setores e operações do seu negócio. Por exemplo, o desenvolvimento de alguma campanha de marketing, as estratégias para desenvolver produtos novos, dentre outros.

Mas, fique tranquilo(a), confira algumas dicas que separamos para você saber como fazer um modelo de relatório!

Utilize apenas um tópico por slide

Sabe aquela coisa de encher um único slide de texto? Então, não faça isso de forma alguma. Isso porque pode causar confusão na hora de analisar as informações que você pretende compartilhar com seus colaboradores.

Em outras palavras, quanto mais resumida estiver as informações no seu slide, melhor será a compreensão de todos.

Use a logo da sua marca no design

Esse é um detalhe importante no seu modelo de relatório, utilizar a logo da sua empresa em cada design que você criar, seja esse design com conteúdo para seus colaboradores ou para o público. 

Além disso, utilize também as cores e fontes utilizadas na sua empresa, pois assim reforça ainda mais a marca. Porém, não esqueça de um detalhe: suas informações devem estar nos slides de forma resumida.

Crie um modelo de relatório funcional

Uma das primeiras coisas que você deve pensar na hora de fazer seu relatório é a funcionalidade. 

Isso porque o objetivo principal do seu modelo de relatório deve ser sempre passar informações de forma clara, tanto nos recursos visuais quanto nos textuais. E se por acaso você notar que a página está desorganizada, refaça o slide.

Quais são os modelos de relatórios?

Então, existem vários modelos de relatórios, no entanto, tem alguns que são praticamente indispensáveis no dia a dia de uma empresa de sucesso. Por exemplo, relatórios de vendas, análise de concorrentes, estudos de caso, marketing, dentre outros.

Modelo de relatório de vendas

Por isso, decidimos destacar alguns modelos de relatórios para você compreender melhor as características de cada um deles.

Modelo de relatório de vendas

Com o modelo de relatório de vendas você consegue ter maior controle da sua venda semanal, mensal, trimestral e, consequentemente, anual. Portanto, caso não esteja fazendo isso, comece imediatamente.

Afinal, com o relatório de vendas você consegue ter uma visão ampla do seu negócio, identificar tendências, saber quais são os produtos e serviços com mais demandas e, além disso, controlar as despesas.

Modelo de relatório de atividades semanais

No caso do modelo de relatório de atividades semanais você vai saber o que sua equipe está produzindo durante a semana. 

Ou seja, com esse tipo de relatório você terá a vantagem de estar sempre próximo dos seus colaboradores, entendendo o que cada um deles entrega semanalmente. 

Fora a possibilidade de saber o que está em produção e o que será entregue nos prazos estipulados.

Assim, você prioriza quais são as tarefas mais necessárias e determina um prazo adequado para serem feitas.

Modelo de relatório de marketing

Esse é um modelo de relatório muito essencial para todo negócio. Até porque, atualmente a empresa que não possui estratégias de marketing está destinada ao fracasso. 

Por isso, sabendo que não é isso que você deseja para o seu negócio, destacamos as principais vantagens de utilizar o modelo de relatório de marketing. 

No entanto, antes de mais nada, precisamos destacar também que pelo fato do termo ser bem amplo, o seu relatório pode ser bem específico. Ou seja, você pode incluir os canais de marketing que mais geram resultados para a sua empresa. Por exemplo: 

  • Dados gerais do SEO;
  • Objetivos principais de marketing;
  • Visão geral de sua estratégia de marketing digital;
  • Dados das campanhas de PPC que sua empresa está criando, incluindo fatores como ROI, CPC, dentre outros.

Modelo de relatório com estratégia de crescimento

Outro modelo de relatório que não pode faltar no seu negócio. Aliás, é o crescimento que mantém a sua empresa tendo os resultados esperados. Mas, para isso você precisa de estratégia.

Pois então, é justamente nesse sentido que esse modelo de relatório vai lhe ajudar na definição dos seus próximos objetivos. Com ele você vai:

  • Identificar e estabelecer grandes objetivos; 
  • Fomentar a responsabilidade entre seus colaboradores;
  • Saber quais resultados causam impacto nesses objetivos;
  • Melhorar as experiências da empresa como um todo;

Modelo de relatório de pesquisa de mercado

Entender o mercado é fundamental para a sua empresa, mesmo após já estar atuando regularmente. Como fazer isso? Pesquise sobre o seu setor de atuação e, depois disso, comece a planejar suas estratégias para conquistar mais clientes em potencial.

Modelo de relatório de pesquisa de mercado

Normalmente, a pesquisa de mercado utiliza muito a coleta de informações sobre os desejos e necessidades dos clientes.

Pois é dessa forma que você consegue desenvolver uma solução para esses problemas. Isso consequentemente vai gerar ainda mais resultados.

Conclusão

E então viu como o modelo de relatório é importante para o seu negócio? Agora que você acompanhou esse artigo, certamente vai dar ainda mais valor para esses modelos que podem gerar resultados únicos dentro de uma empresa.

E tem mais: esses são apenas alguns exemplos de uma variedade de modelos de relatórios que você pode utilizar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.