Pagamentos sem contato - NFC e RFID
Atualidades Mobile

Vantagens de realizar pagamentos sem contato.

O sistema de pagamentos sem contato é baseado na tecnologia RFID ou NFC (Near Field Communication).

Essa tecnologia está presente em diferentes formas, incluindo cartões de crédito e débito, smartphones, cartões inteligentes, chaveiros, smartwatches e outros dispositivos.

Por isso, é essencial que o consumidor conheça as vantagens de realizar pagamentos sem contato.

Os pagamentos são feitos por meio do sistema contactless, muito seguro, como Samsung Pay, Apple Pay, Google Pay ou qualquer aplicativo de banco que suporte essa tecnologia.

Além disso, a tecnologia NFC está se tornando o método de pagamento mais popular. Visto que, uma pesquisa realizada pela MasterCard, onde foram entrevistados 17 mil clientes em 19 países diferentes, indicou, que o pagamento aproximado é a forma mais fácil de realizar transações.

Vantagens de realizar pagamentos sem contato

A maior vantagem dos cartões sem contato é a velocidade de pagamento. Os pagamentos eletrônicos são muito mais seguros do que os pagamentos em dinheiro, tanto para consumidores quanto para comerciantes. 

Além disso, a ausência de contato ajuda a agilizar a estratégia digital do emissor, aprimorando sua interação com os clientes.

A tecnologia visa solucionar problemas, como falta de tempo dos consumidores e a flexibilidade na busca de transações financeiras. 

Pagamentos por aproximação - NFC e RFID

Os comércios se beneficiam da popularidade dos pagamentos sem contato, visto que, conseguem aumentar a eficiência e reduzir custos associados ao manipular o dinheiro, que contribuem para diminuição do tempo de fila no estabelecimento.

Algumas das vantagens de realizar pagamentos sem contato são:

1. Segurança

Como o usuário só precisa aproximar o cartão ou o dispositivo NFC no leitor, o risco de fraudes ou roubo parece muito maior.

Entretanto, a tecnologia utilizada nessa forma de pagamento é muito confiável, visto que, existe proteção contra pagamento duplicado, contando também, com a proteção dos números vinculados ao cartão Bradesco Neo, não deixando eles serem descriptografados.

Além disso, os bancos costumam definir um valor máximo para pagamentos sem contato, que geralmente ficam entre R$ 50 e R$ 200, com isso, o cliente fica protegido contra compras não autorizadas.

2. Comodidade

A tecnologia NFC pode interagir com diversos dispositivos disponíveis no mercado, como smartphones ou acessórios, por exemplo, smartwatches. Assim, não limitando o pagamento ao uso apenas de cartões. 

Os consumidores também podem pagar sem ter que retirar o cartão da carteira, o que facilita o processo de pagamento do cliente.

3. Experiência geral do cliente

Para a maioria das transações sem contato, não há necessidade de verificar ou exigir um comprovante de pagamento, a menos que o cliente solicite. Visto que, isso reduz o tempo que os clientes passam no caixa.

Por ter vantagens como rapidez e segurança, os estabelecimentos garantem uma melhor experiência de compra aos seus clientes, contribuindo para aumentar a fidelização.

4. Para bancos – Posicionamento da marca e aumento das receitas

Ao fornecer opções sem contato aos clientes, os bancos podem não apenas melhorar a experiência do cliente, mas também fornecer serviços de alto valor agregado para se diferenciar dos concorrentes. 

Como se proteger de golpes no Pix

Atualmente, os bancos estão colocando no mercado novos cartões inteligentes sem contato, com design luxuoso (como cartões de metal), com isso, eles também podem atingir clientes mais ricos, fornecendo um serviço VIP.

Melhora da competitividade

Todas as vantagens citadas acima também ajudam a empresa a se posicionar melhor no mercado e aumentar a competitividade. Isso significa que serão bem vistas pelos consumidores, enquanto acompanham as principais inovações do mercado.

Portanto, a tecnologia sem contato é boa para ambos os lados, tanto os clientes quanto as empresas podem se beneficiar com seu uso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.