o que são FoFs e como investir
Finanças Negócios

Investidor iniciante e menos arrojado tem mais uma opção: os FoFs

Os FoFs são Fundos que investem em outros fundos imobiliários e são alternativa para quem deseja ingressar na bolsa de valores.


Os fundos de investimentos imobiliários (FIIs) são apontados por especialistas do mercado financeiro como uma alternativa para quem deseja começar a investir em renda variável.

Isso porque, em comparação com outros produtos disponíveis na bolsa de valores, esse tipo de fundo confere menos risco ao investidor. 

De acordo com informações da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), os FIIs são uma alternativa mais barata e rápida para investir em imóveis.

Em vez de juntar uma grande quantia em dinheiro para comprar uma propriedade, o investidor adquire cotas de participação em fundos. 

Há uma vasta lista de fundos imobiliários disponíveis na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). Conhecer a diferença entre eles é a primeira orientação da Anbima para realizar uma escolha alinhada aos seus interesses.  

O que são FoFs?

Há diferentes tipos de fundos imobiliários. Os que investem em imóveis prontos, sejam unidades residenciais, sejam comerciais, são chamados de fundos de tijolos.  

Outro tipo de fundo imobiliário é o que investe em títulos do setor, como Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), Letras Hipotecárias (LHs) e Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs). 

Como investir nos FoFs - Fundos Imobiliários

Há, ainda, os fundos de fundos, conhecidos pela sigla FoFs. Nesse caso, o investidor adquire a cota de um fundo que, como o próprio nome diz, investe em outros FIIs. 

Atração de investidores 

Segundo informações da B3, os FIIs reúnem mais de 1,5 milhão de investidores. No recorte feito entre os FoFs imobiliários, há quase 40 opções na modalidade. O maior deles é o BTG Pactual Fundo de Fundos (BCFF11), que tem quase 293 mil cotistas. 

O BCFF11 é o terceiro maior fundo da B3 que investe no ramo imobiliário, atrás apenas do Maxi Renda (MXRF11) e do CSHG Logística (HGLG11), que são fundos de tijolos. 

Na lista de FoFs Imobiliários estão, ainda, BB Fundos de Fundos (BBFO11), Caixa Carteira Imobiliária (CXCI11), Devant Fundo de Fundos (DVFF11), Galápagos Fundos de Fundos (GCFF11), Mogno Fundos de Fundos (MGFF11) e REC Fundos de Fundos (RECX11). 

Vantagens dos FoFs 

Os FoFs são indicados para o investidor iniciante por conta da sua natureza diversificada. Trata-se de um único investimento que tem na sua composição diferentes ativos.

A diversificação é uma estratégia usada para reduzir os riscos de perda, conforme explica a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em seu projeto Portal do Investidor. 

Como investir em fundos

Além da composição diversificada, outras vantagens dos FoFs Imobiliários incluem a gestão profissional e o pagamento de dividendos.

Essas características favorecem o investidor iniciante que ainda está se familiarizando com o universo dos investimentos e em busca de aumentar o patrimônio financeiro. 

Além dos FoFs Imobiliários, existem os FoFs de Ação e os FoFs Multimercados. No entanto, os dois últimos são recomendados para quem tem mais experiência. 

Potenciais riscos  

Os perigos dos FoFs imobiliários estão associados ao tipo de fundo que investem. Se a carteira é composta por fundos de tijolos, os problemas da operação podem estar associados à vacância, inadimplência e depredação do imóvel.

Quando a composição inclui fundos de papel, há o risco de crédito. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.