Otimizar a administração de uma empresa
Aplicativos Negócios

Como otimizar a administração de uma empresa com o uso de aplicativos.

Otimizar a administração de uma empresa não é uma tarefa simples, mas o gestor pode utilizar algumas estratégias como usar aplicativos para gerir os recursos.


Já é do conhecimento de todos que a pandemia do Coronavírus exerceu um impacto significativo na maneira como empresas exercem as suas atividades.

O que muita gente ainda não percebeu é que o mercado pós-pandemia tende a aderir essas mudanças, ao invés de retornar aos modos habituais de fazer negócio. 

Muitas empresas têm focado apenas em estratégias externas, sem se preocupar com os novos desafios de comunicação interna com os colaboradores que surgiram graças à adoção em massa do modelo de trabalho remoto.

No entanto, é necessário compreender como a aplicação de tecnologia de qualidade pode aumentar a organização, a produtividade e a satisfação dos colaboradores. 

É notável que existe um forte desejo dos departamentos de Comunicação Interna de aderir a novas tecnologias para melhorar a qualidade de comunicação das equipes e neste caso, o desenvolvimento de aplicativos pode ser uma ótima escolha. 

Organizar a rotina e os compromissos, automatizar processos, planejar melhor suas campanhas, alinhar o time, a rede de conversões e reuniões online, cuidados financeiros, otimização da gestão, entre inúmeras outras coisas, são algumas das vantagens de criar um app para a sua empresa.

otimizar a administração de uma empresa
Como usar aplicativos para otimizar a administração de uma empresa?

Focando em sistemas de gestão, que são as ferramentas mais procuradas pelas grandes empresas há décadas, o mercado de aplicativos tem crescido cada vez mais nas pequenas e médias empresas, então, independente do tamanho da sua organização, alinhar-se com o que seus concorrentes tem proposto para soluções internas pode ser uma boa investida para o seu negócio. 

São inúmeras as possibilidades de utilização de aplicativos internos, desde permitir a instalação nos dispositivos pessoais dos colaboradores, até – o que é mais recomendado – disponibilizar alguns dispositivos móveis como tablets e smartphones para as equipes, o que ainda demonstra a confiança que a gestão tem em seus funcionários.

Antes de mais nada, é ideal compreender que a aderência às novas tecnologias pode apresentar alguns desafios; alinhar os departamentos com o setor de tecnologia ou se for o caso, convencer seus stakeholders da importância desta aplicação podem ser alguns dos desafios encontrados na sua jornada. 


Como facilitar o desenvolvimento de app dentro da sua empresa?

Na hora de apresentar a ideia a empresa, foque seus argumentos no quanto o desenvolvimento de um aplicativo pode engajar o trabalho em equipe, a automatização de processos eleva a produtividade, mudando o comportamento dos profissionais.

otimizar a administração de uma empresa
Otimizar a administração de uma empresa usando aplicativos.

Os dados gerados pelo app podem possibilitar uma transparência e colaboração maior entre os funcionários, sem contar que estes podem enviar informações e documentações de maneira rápida e segura.

Quer saber por onde começar e aonde focar na hora de desenvolver um aplicativo? Dá uma olhadinha nessas dicas a seguir: 

1 – Antes de mais nada, é preciso definir para que o aplicativo se destinará dentro da organização;

2 – Defina a identidade Visual do app de acordo com o manual de identidade visual da sua empresa;

3 – Qual será a equipe que desenvolverá seu aplicativo? Foque em equipes capazes de alinhar os ideais da sua empresa com o que há de melhor em tecnologia e Design no mercado. Opte também por equipes que auxiliarão você a como colocar o aplicativo nas apps store. 

4 – Como será a autenticação dos funcionários no app? Via email, cpf, número, crachá, etc?

5 – Como e quem fará a importação de dados dos funcionários no aplicativo e a geração de tokens de acesso? Além disso, é preciso realizar uma revisão de termos e política de privacidade.

Os dados são documentos dos colaboradores, por conta disso, os termos e políticas de privacidade são documentos aceitos pelos funcionários na hora de se cadastrarem no app, e assim, assegurarão à empresa o respaldo jurídico necessário.

6 – Tudo pronto? Agora é hora de divulgar o app internamente através de estratégias e campanhas de divulgação

Sei que pode parecer um caminho difícil, no entanto, a otimização do trabalho e os ganhos apresentados pela utilização da aplicação são muito maiores. Boa sorte na jornada!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.