Primeiros passos no mercado financeiro
Dicas Finanças

Como dar os primeiros passos no mercado financeiro?

Aprender sobre os investimentos pode ajudar os iniciantes a darem os primeiros passos no mercado financeiro e conquistar a sua independência.


Negociações financeiras são uma forma excelente de diversificar seus ativos e turbinar seu patrimônio. Poupança não faz milagre.

Quem não arrisca não petisca. Mas, como o ditado já indica, há riscos envolvidos. Afinal, o investimento pode acabar desvalorizando ou até mesmo chegar a zero.

Para começar no mercado financeiro, você deve recorrer a métodos estáveis que possam ajudar a evitar perigos. É claro que isso não é tão fácil na prática.

É aí que nós entramos. Vamos aprender mais um pouco sobre os elementos essenciais que se deve acompanhar para dar seus primeiros passos no mercado. Você está pronto? Então vamos nessa!

Análise Fundamentalista

Sem as informações certas, investir vira jogo de adivinhação. Isso é perigoso porque, em tal situação, vários problemas podem impactar negativamente suas finanças.

Logo, é indispensável compreender o mercado o máximo possível antes de colocar seu dinheiro em um projeto.

A análise fundamentalista (ou fundamental), tal como sugere o nome, reforça os aspectos básicos para que você invista sem dar tiro no escuro.

Investimento -  primeiros passos no mercado financeiro.

Isso significa que você vai levar em conta uma série de fatores, como inflação, taxa de juros, vendas no varejo e dados do mercado de trabalho, só para dar alguns exemplos.

Certas ocasiões também podem ter papel fundamental na escolha das commodities a incluir em seu portfólio. Acontecimentos como o Brexit e eleições presidenciais fazem o mercado de câmbio flutuar intensamente.

No caso das ações, é importante basear as decisões nos relatórios financeiros das empresas.

Organização do calendário

Seja qual for sua preferência — notícias ou relatórios de faturamento —, a chave é estar em uma posição favorável para reagir quando chegar a hora.

Exemplo: se você acredita que o dólar vai valorizar, você o compra por meio de uma conta Cent ou uma conta Standard. O mesmo vale para ações que você acredita que vão subir.

Acompanhar o noticiário lhe permite prever certas ocorrências e identificar padrões. É claro que com tantas notícias saindo a cada momento, acompanhá-las é um desafio.

O excesso de informação sobrecarrega o cérebro e prejudica o pensamento sóbrio. Felizmente, porém, o calendário econômico existe para listar as publicações agendadas, facilitando suas conclusões.

Retorno previsto

Em sua forma mais básica, o investimento serve para aumentar o dinheiro aplicado. Isso é chamado de retorno sobre o investimento (ROI, do inglês “return over investment”).

Seu ROI vai influenciar os investimentos escolhidos e as decisões de quando resgatar ou ampliar os montantes aplicados. Isso significa que é indispensável entender os números que podem estar em jogo no futuro.

primeiros passos no mercado financeiro
Dicas para dar os primeiros passos no mercado financeiro?

A calculadora de investimentos não é infalível, mas ela reúne várias variáveis em um mesmo lugar e utiliza um algoritmo para prever o retorno.

Com essas informações, você pode decidir se convém deixar os recursos valorizando a longo prazo ou reaplicá-los em outro projeto. Além dos objetivos a cumprir, também há os riscos a mitigar.

Pequenos passos

É mais inteligente começar pequeno e ir crescendo e evoluindo gradualmente. No começo, os iniciantes podem ter pouca confiança no sistema.

Se você se encaixa nesse grupo, estará sujeito a tomar decisões precipitadas que vão impactar suas metas de longo prazo.

Com menos a perder, o impulso de correr para resgatar o dinheiro investido será bem menor. Ademais, aprender o processo de forma gradual permite fazer investimentos mais inteligentes com o passar do tempo.

Entrar com tudo de uma vez só é arriscado, especialmente quando falta o conhecimento necessário para ter sucesso.

Para resumir, o que você deve fazer é:

  • Avaliar o mercado
  • Organizar seus investimentos
  • Estudar os retornos (ROI)
  • Começar aos poucos

Fonte das imagens: Pexels

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.