telescópio Hubble
Atualidades Noticias

O telescópio Hubble foi revolucionário, diz astronauta

Em órbita há 31 anos, o telescópio Hubble ganhou um sucessor à altura: o telescópio espacial James Webb, que promete revelar segredos dos primórdios do universo.


Quando o telescópio espacial Hubble foi lançado, em 1990, começou uma revolução na ciência. Imagens em alto nível de detalhes do espaço eram captadas, ajudando os cientistas a realizarem diversas pesquisas.

Para a equipe do lançamento do Hubble, o telescópio é motivo de orgulho ainda hoje, 31 anos depois.

Em uma conversa com a equipe da Betway, site de cassino online, o astronauta e engenheiro de voo das missões de lançamento e manutenção do telescópio espacial Steven Hawley confirma este sentimento.

Hawley comenta que se orgulha de ter feito parte, mesmo que tenha sido uma pequena contribuição, das descobertas científicas que o telescópio foi capaz de fazer.

Mas seu sucessor promete revelar segredos que nem o Hubble foi capaz de desvendar.

James Webb, o maior e mais caro telescópio espacial da história

Com quase 30 anos de desenvolvimento e o recorde de missão mais cara da história da NASA, o telescópio espacial James Webb foi lançado em 25 de dezembro de 2021.

Seu lançamento vem com alguns anos de atraso, após inúmeros adiamentos, sendo 4 deles só no ano de 2021.

telescópio Hubble

O projeto é de realização da NASA, em parceria com as agências espaciais canadense e europeia, com um custo de mais de R$ 56 bilhões.

Cerca de 30 minutos após seu lançamento, a bordo de um foguete Ariane 5, Webb completou com sucesso o estágio de separação.

Seu trajeto até o ponto de órbita leva cerca de 30 dias e deve fazer uma sequência de procedimentos desafiadores para que chegue ao ponto em pleno funcionamento.

Basicamente, a sequência de implantação tem mais de 300 pontos que podem falhar, além de 144 mecanismos de liberação.

Mas a equipe da NASA está confiante que a sequência será realizada de forma perfeita, fazendo com que James Webb chegue ao ponto destinado, a 1,5 milhão de km de distância da Terra.

A esperança é que já no primeiro semestre de 2022 o telescópio transmita suas primeiras imagens.

O que podemos esperar de Webb

Para o desenvolvimento do telescópio espacial James Webb, era necessário pensar em uma invenção diferente de todas já existentes, com a maior parte de sua tecnologia sendo construída basicamente do zero.

Uma das tecnologias desenvolvidas para o telescópio, a capacidade de medir com precisão e rapidez a condição de seus espelhos, já está sendo utilizada em outros ramos de atuação.

Com adaptações, essa tecnologia está sendo usada para realizar cirurgias oculares corretivas mais precisas, possibilitando o mapeamento e definição do olho humano com muita precisão.

telescópio espacial James Webb

Com alta tecnologia e com a possibilidade de coletar luz infravermelha, os especialistas esperam que o telescópio reúna observações do universo, desde seu princípio, como o surgimento das estrelas, entre outros assuntos.

Outro tópico que os cientistas esperam que Webb ajude nos estudos é a atmosfera dos exoplanetas, se são potencialmente habitáveis, entre outras questões. A NASA encara o telescópio como o novo revelador de segredos do espaço.

Essa possibilidade e especialidade de coletar luz infravermelha já coloca o telescópio Webb à frente de seu antecessor, o Hubble. Mas as diferenças entre os dois telescópios não param por aí.

Pesquisa da Betway mostra as diferenças entre Hubble e Webb

Além de conversar com o astronauta presente na missão de lançamento do Hubble, a equipe da Betway realizou uma pesquisa, onde podemos comparar os dois telescópios em vários quesitos.

O custo do Webb, por exemplo, foi mais do que o dobro dos custos do desenvolvimento do Hubble, que foi de cerca de U$ 4,7 bilhões, uma média de R$ 261 bilhões.

1 – Tamanho e peso

Enquanto o Hubble tinha tamanho equivalente a um trator grande, com cerca de 13 metros de comprimento e pouco mais de 4 metros de largura, o telescópio Webb tem tamanho equivalente a metade de um avião 737. São 112 metros de comprimento por 22 metros de largura.

Já a diferença do peso pode surpreender: embora maior, o telescópio espacial James Webb pesa cerca de 6,5 toneladas, enquanto o Hubble pesa 10 toneladas.

A “leveza” de Webb se deve aos espelhos, fruto de uma evolução tecnológica que resultou em um produto especial para operar em radiação infravermelha, com densidade 10 vezes menor que a densidade do espelho do Hubble.

2 – Alcance e órbita

O Hubble traz imagens com alto nível de detalhes, enxergando em uma distância que varia de 10 a 15 bilhões de anos-luz, orbitando a uma distância de 570 km da Terra.

Webb enxerga a partir de 13 bilhões de anos-luz de distância, mas sua órbita fica a 1,5 bilhões de km da Terra, o que possibilita uma visão maior que o Hubble.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.