Como verificar aplicativos maliciosos
Aplicativos Tutoriais

Verificar aplicativos maliciosos no Android: 3 formas simples.

A ferramenta Play Protect do Google facilita a tarefa de verificar aplicativos maliciosos e descobrir se você instalou um aplicativo suspeito no seu celular android.


O Google Play Protect é a ferramenta oficial da empresa destinada a ajudar os usuários do Android a se manterem livres de quaisquer aplicativos suspeitos.

O serviço varre constantemente o seu telefone ou tablet Android e o alertará se houver algum problema.

Tenha em mente que o Play Protect foi projetado para verificar e identificar aplicativos suspeitos na Play Store e não em sites de terceiros que hospedem aplicativos.

A maneira mais fácil de manter seu dispositivo seguro é instalar apenas aplicativos através da Play Store.

Existem algumas maneiras diferentes de verificar se um aplicativo é aprovado pelo Play Protect.

1 – Verificar detalhes de varreduras recentes

Para visualizar o status de verificação atual e certificar-se de que o Play Protect está habilitado, vá para Configurações > Google > Segurança > Google Play Protect

Aqui, é apresentada uma lista de aplicativos que foram instalados recentemente, aplicativos prejudiciais atuais e a opção para ativar ou desativar o serviço.

verificar aplicativos maliciosos
Como verificar aplicativos maliciosos no Android?

Pouco depois de anunciado, Play Protect ficou disponível para todos os usuários, mas o recurso pode está desativado em alguns dispositivos.

Não há informações de como ou por que o serviço foi desligado em alguns celulares. Na maioria dos dispositivos o serviço é ativado automaticamente. Por isso o ideal é acessar a aba de configurações e verificador se o serviço está habilitado.

2 – Verificar na página play store do aplicativo

À medida que o Google completar o lançamento do Play Protect, você começará a ver os crachás de verificação na página Play Store do aplicativo.

Esta é uma maneira rápida e fácil de verificar se um aplicativo está seguro sem ter que esperar para instalá-lo e, em seguida, permitir que o Play Protect possa escaneá-lo.

3 – Verificar antes de atualizar os seus aplicativos

Só porque um aplicativo está seguro a primeira vez que ele é carregado na Play Store, não significa que os bandidos não tentarão fraudar algo no aplicativo durante o processo.

Outro recurso que vem quando o Google concluir o lançamento do Play Protect é uma garantia de que todos os aplicativos que você está prestes a atualizar ainda estão seguros.

No topo da lista de atualizações, você encontrará um alerta “Sem problemas encontrados” com o último período de verificação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.