Como transfomrar em renda extra o seu hobby
Empregos Finanças

4 dicas para transformar seu hobby em renda extra

O sonho de boa parte das pessoas é transformar um hobby em renda extra. Para conseguir isso é preciso entender como funciona o mercado e aprender algumas estratégias de negócios.


Muita gente está procurando uma renda extra para lidar com as despesas básicas ou até mesmo para alcançar um objetivo. Independentemente de qual seja a sua necessidade, um dinheiro a mais é sempre bem-vindo.

A internet já mostrou ser uma fonte rentável de trabalho, tanto como renda extra quanto como o sustento de muitas pessoas. Além disso, também existem os investimentos que podem aumentar a renda também.

Cada um sabe o que precisa fazer para resolver um problema ou para conseguir alguma coisa que deseja muito, mas geralmente o dinheiro é o ponto mais importante e diante de constantes crises, nada melhor do que ter uma fonte a mais de ganho.

Sendo assim, saiba que pode transformar um hobby em renda extra, ou seja, além de ganhar dinheiro, você consegue aumentar seus ganhos e ter mais qualidade de vida.

Mas, muitas pessoas não tem ideia de como começar a fazer isso, a boa notícia é que não tem nenhum segredo, e nós vamos mostrar ao longo deste conteúdo.

Portanto, vai entender o que leva uma pessoa a buscar uma renda extra, a diferença entre renda ativa e renda passiva e algumas dicas para transformar um hobby em renda extra.

Motivos para buscar uma renda extra

Geralmente, quem procura uma renda extra é um profissional que já tem uma boa bagagem no mercado de trabalho tradicional, mas que percebeu na internet uma excelente possibilidade de aumentar seus ganhos.

Cada vez mais mulheres com filhos deixam os seus empregos para se dedicar a algum tipo de trabalho remoto.

Elas podem oferecer fonoaudiologia em domicílio, vários tipos de cursos, dentre outros trabalhos que não envolvem outros gastos, horário fixo ou patrão pegando no pé. 

Isso acaba trazendo mais qualidade de vida e ainda favorece a criação dos filhos.

transformar um hobby em renda extra

Como transformar seu hobby em renda extra? Conheça 4 dicas importantes


Assim como as mulheres buscam uma renda extra ou o trabalho online para conquistarem independência e estar sempre perto dos filhos, existem outras ações que levam a essa procura.

Muitos também entendem que o trabalho remoto favorece a inclusão e a igualdade de oportunidades, além de romper barreiras culturais, sociais e de gênero.

Mas, as constantes crises econômicas também são motivos de sobra para tirar dinheiro de outro lugar. Os brasileiros têm se deparado com altas constantes na gasolina, alimentos e bebidas, gás de cozinha e outros itens básicos para o dia a dia.

Esse cenário complicado deixa muita gente preocupada com as contas no fim do mês, pois está caro até para comer.

Se antigamente trabalhar em uma empresa de pintura de fachada comercial durante o dia e fazer alguns bicos aos fins de semana era comum entre as pessoas, agora se tornou uma necessidade para todos.

Com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido, muita gente acaba optando por outras possibilidades de ganhos, como a renda ativa e a renda passiva.

Diferenças entre renda ativa e passiva

Quando uma pessoa organiza seu orçamento pessoal, precisa separar a renda ativa da renda passiva, mas antes de fazer isso, é necessário saber as diferenças entre elas.

A renda ativa nada mais é do que todo o dinheiro proveniente do trabalho, tanto o salário quanto os lucros do próprio negócio. 

Diferenças de Renda Ativa para Renda Passiva

Conheça a diferença entre Renda Ativa e Renda Passiva e saiba como transformar seu hobby em renda extra


Já a renda passiva, por sua vez, são ganhos involuntários e que não precisam de dedicação e tempo, alguns exemplos são:

  • Retorno de investimentos;
  • Locação de imóveis;
  • Direitos autorais;
  • Royalties;
  • Direitos de imagem.

Assim como é importante trabalhar para ganhar dinheiro, também é importante fazer alguns investimentos para lucrar sem fazer nenhum tipo de esforço.

Lembrando que o trabalho não perde seu valor diante da renda passiva, mas convenhamos que é muito melhor ter uma renda a mais sem esforço do que ter que se matar de trabalhar.

Contudo, quem não possui nenhum tipo de investimento, pode transformar um hobby em um grande negócio, como no caso de um banho e tosa delivery. Mas, para ter sucesso, é necessário saber como fazer isso.

Como transformar um hobby em renda?

Sendo assim, se já sabe que é possível ganhar mais dinheiro fazendo um trabalho extra, mas a grande notícia é que esse trabalho pode ser aquilo que você mais gosta de fazer.

Por exemplo, uma pessoa que gosta de cozinhar pode vender marmitas fitness pela internet, ou então uma pessoa que gosta de escrever, pode atuar como redator freelancer na web.

Sites para trabalhar como Freelancer

O trabalho de Freelancer pode transformar seu hobby em renda extra


Quem gosta de jardinagem pode criar lindos vasos para vender, assim como quem gosta de ensinar pode criar um curso na internet.

Se você tem um espaço sobrando em casa, também pode fazer aluguel de sala por hora, quem gosta de animais pode trabalhar como cuidador, enfim, as possibilidades são muitas, mas muita gente não sabe por onde começar.

Caso você tenha um dom ou alguma coisa que goste muito de fazer e acredita que ela pode se transformar em fonte de renda, algumas dicas para tirar esse projeto do papel são:

  1. Conhecer o mercado

Antes de transformar seu hobby em fonte de renda, primeiro verifique se existe um público que vai consumir o que você quer oferecer, caso tenha, procure entender o que essas pessoas estão procurando.

Veja se existem outras pessoas e até empresas que atuam nesse ramo, qual é a demanda e se o seu trabalho consegue se encaixar.

Veja se você pode entregar alguma coisa que os concorrentes não conseguem, fazendo disso seu diferencial.

  1. Entender o público

Outra coisa fundamental para se certificar de que o hobby realmente será uma fonte de renda rentável ou uma boa renda extra, é verificar os interesses e as necessidades do público-alvo, de modo a entregar uma solução que eles realmente precisam.

Por exemplo, se você quer vender caneca personalizada com foto, conheça as pessoas que pertencem ao público que você quer impactar, para que o produto seja realmente capaz de despertar o interesse delas.

  1. Planejar o negócio

Mesmo que você seja muito bom no que está prestes a fazer, ainda assim precisa se preparar, principalmente se quer levar essa questão de uma renda extra para uma fonte de renda maior.

Ter o próprio negócio exige muita dedicação, organização, esforço, estudo e planejamento financeiro. Nesse contexto, veja qual é sua situação financeira atual, pois se o orçamento estiver muito apertado, vale mais a pena fazer uma renda extra.

Como Implantar a tecnologia na gestão do seu negócio

Conhecer e Planejar o negócio e essencial para transformar seu hobby em renda extra


Agora, se a situação for favorável, antes de abrir a empresa, é necessário fazer um plano de negócios para reduzir os riscos de erros, organizar as ideias adequadamente, definir um caminho e evitar gastos inesperados.

  1. Divulgar o seu trabalho

Se você for trabalhar com ensaio fotográfico de bebê, artesanato ou qualquer outra coisa que goste muito de fazer, precisa divulgar seus produtos e serviços.

As pessoas precisam saber dessa informação para que possam se interessar pelo seu trabalho, e a divulgação é ainda mais importante nos canais digitais, como nas redes sociais.

Aproveite para criar um blog para falar sobre o que você faz, como essa paixão surgiu, os diferenciais que oferece e assuntos relacionados ao seu mercado e que sejam do interesse das pessoas.

Como viver de renda passiva?

Além de transformar um hobby em renda extra ou fonte de renda definitiva, você também pode obter lucros com a renda passiva.

Um dos métodos mais comuns é a locação de imóveis, se tem um imóvel que não utiliza, pode alugá-lo para outra pessoa e receber uma renda extra sem precisar trabalhar.

Vale lembrar que pessoas que trabalham com produtos naturais para revenda ou qualquer outro tipo de atividade não precisam parar de trabalhar para viver exclusivamente do aluguel recebido por um imóvel.

transformar um hobby em renda extra

A renda passiva é uma ótima fonte de renda extra


Entretanto, o dinheiro que entra vai fazer toda a diferença no orçamento. Mas, antes de alugar sua propriedade, certifique-se de que ela está em bom estado de conservação.

Autores, músicos e outros profissionais do tipo possuem direitos autorais sobre suas obras e têm direito a receber pela criação delas.

Embora o artista já tenha trabalhado em suas criações no passado, ao longo dos anos, elas se valorizam e continuam gerando renda, portanto, de maneira passiva, sem que o profissional precise trabalhar mais.

Investimentos arrojados também são uma opção de renda passiva para quem quer obter grandes retornos em pouco tempo, mas tenha cuidado, principalmente se você nunca investiu antes.

Os investimentos precisam ser acompanhados de perto, marcados em um calendário mesa personalizado e de preferência com a orientação de alguém mais experiente.

Considerações finais

Sendo assim, ter uma renda extra se tornou uma necessidade para a maioria dos brasileiros, mas você pode unir a necessidade com o prazer de fazer algo que você gosta e realmente sabe fazer.

Neste artigo, você conheceu algumas dicas para tirar as ideias do papel, colocá-las em prática e reorganizar suas finanças para atingir seus objetivos.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.