Profissões Tendências para o futuro - As novas profissões que serão tendências para os próximos anos.
Carreira Profissão TI

As novas profissões que serão tendências para os próximos anos.

Enquanto alguns empregos desaparecem, outros surgem no mercado de trabalho. Conheça as carreiras que estarão em alta no futuro. TI se destaca.


Você já se perguntou quando seu atual emprego surgiu ou até quando ele vai existir? Esses questionamentos são válidos porque é bem provável que muitas funções serão criadas – e outras extintas – nas próximas décadas.

O Relatório Futuro do Trabalho, produzido pelo Fórum Econômico Mundial, quantificou essa informação: 65% das crianças que atualmente estão no primário irão trabalhar em cargos que ainda não foram inventados.

Esse é um processo natural na história da humanidade. Ao longo dos séculos as pessoas criaram, desenvolveram e extinguiram diferentes trabalhos. Contudo, a partir da primeira Revolução Industrial, esse processo se acelerou.

As máquinas passaram a fazer parte do dia a dia de fábricas e empresas e, ao que tudo indica, será cada vez mais comum conviver com robôs e aplicações que realizam diversas tarefas. Pelo visto, novos empregos terão que ser criados e estimulados.


» Tecnologia impulsiona mudanças:

É inegável que essa evolução tecnológica é uma das principais forças que influenciaram o mercado de trabalho nas últimas décadas. Ela estimula novas carreiras, principalmente as voltadas para inovação, e faz outras sucumbirem pela baixa procura.

A nossa própria história está repleta de exemplos dessa situação. O computador nasceu após a Segunda Guerra e os desenvolvedores de aplicações, figuras comuns em cenas de ficção científica, já são boa parte dos empregados nas grandes empresas atualmente.

Isso também interferiu na forma como lidamos com o trabalho. Nossos pais e avós idealizavam empregos em que se estabeleciam e ficavam durante toda a vida. Nossos filhos e netos, por sua vez, podem abrir mão de qualquer vínculo para trabalharem em projetos específicos.

Profissões que são tendências para os próximos anos


≡ Dessa forma, confira sete profissões que deverão estar em alta nos próximos anos:

♦ Profissional de Qualidade da informação

Cada vez mais os negócios e a sociedade serão guiados pelos dados obtidos tanto no mundo online quanto no off-line. Atualmente já há uma grande quantidade de informações disponíveis às empresas – e esse número só vai aumentar nas próximas décadas.

Entretanto, saber o que fazer com eles e deixá-los úteis para a tomada de decisões é o que diferencia as organizações de maior sucesso. Para isso, será preciso ter profissionais responsáveis pela qualidade da informação.


♦ Desenvolvedor de softwares e aplicativos

Esses programas já são uma realidade desde a popularização das Ciências da Computação, a partir dos anos 1980, e seguem importantes. Eles são os responsáveis pela criação de programas que automatizam diferentes processos e facilitam a vida dos usuários.

A diferença é que antes ficavam restritos ao hardware, ou seja, aos computadores. Agora, há uma gama de opções e locais para esse desenvolvimento: desde os aplicativos em smartphones até as soluções em nuvem.


♦ Profissional de UX

Função criada a partir da consolidação do mundo digital. Seja no design de novos produtos ou serviços ou até na realização de testes, o profissional de UX (User Experience) garante que aquele projeto esteja adequado a seu público-alvo.

Ele é responsável pelo planejamento, elaboração e pesquisas que indicam as necessidades reais dos consumidores e apresenta relatórios que mostram o que a empresa precisa fazer para criar, ou aprimorar, sua produção.


♦ Especialista em Segurança da Informação

O escândalo do roubo de dados do Facebook no início de 2018 evidenciou ainda mais a importância desta nova profissão. Com mais informações disponíveis no ambiente online, é necessário garantir uma proteção a elas.

O especialista em segurança da informação irá assegurar que todos os processos estejam adequados para garantir a proteção dos dados digitais. É fundamental para corporações que lidam com confidencialidade em seus negócios.


♦ Engenheiro ambiental

Pode não parecer uma carreira nova, mas sua importância é bem recente se vai se acentuar ainda mais nos próximos anos. Questões ambientais e de proteção à natureza estarão no centro das atenções por conta dos escassos recursos naturais.

A utilização inteligente da água, a busca por energia renovável e o desenvolvimento de soluções para a poluição fazem com que o engenheiro ambiental seja requisitado até mesmo por organizações privadas de outros setores.


♦ Engenheiro hospitalar

A tecnologia já é uma realidade na medicina e a tendência é aprofundar essa relação no futuro. De diagnósticos baseados em Inteligência Artificial até órgãos criados artificialmente, a área deve ganhar destaque nos próximos anos.

Assim, engenheiros e especialistas em tecnologias médicas também sejam profissionais bem requisitados – seja para desenvolver novas soluções e ferramentas quanto para auxiliar na automatização de sistemas.


♦ Diretor de novos negócios e de inovação

Uma pessoa responsável para pensar novas ideias de produtos e serviços e para estimular mudanças no modelo de negócio de uma companhia. Essa é a função de um diretor de novos negócios e inovação.

Em um mundo cada vez mais competitivo e com necessidade de otimizar o desempenho e reduzir os custos, ele vai repensar todo o planejamento estratégico da companhia. O objetivo, claro, é encontrar soluções diferentes e promover o crescimento no mercado.


» Muito estudo e conhecimento:

Independentemente de quais funções estarão em alta nos próximos anos, uma coisa é certa: para se destacar é preciso ter planejamento, dedicação e, claro, muito estudo ao longo de toda a sua vida.

Para incrementar seu currículo, conte com cursos online que permitem ampliar seu conhecimento em diferentes temas. Quanto mais habilidades você tiver, mais preparado você estará as transformações que certamente irão ocorrer no futuro.

Luis Carlos Sá
Formado em Análise de Sistemas, blogueiro e um apaixonado por tecnologia.
http://www.infotecblog.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.