Pra quem não tem equipe ou tempo para fazer tudo sozinho, realizar uma parceria ou coprodução para lançamento de infoprodutos tem se tornado cada vez mais comum no universo dos produtos digitais.
Estamos presenciando um fenômeno muito curioso no Brasil: vem crescendo a cada dia o número de pessoas sonhando em fazer o seu primeiro 6 em 7, ou seja, R$ 100 mil de faturamento em 7 dias, e incrivelmente muitas têm conseguido realizar este sonho.
São milhares, “quiçá” milhões de empreendedores que estão descobrindo uma oportunidade de mudar de vida, transformando o seu conhecimento em uma fonte de renda online.
Se você é uma dessas pessoas, este artigo vai ajudar a tirar uma das maiores dúvidas que os infoprodutores possuem: “quem poderá me ajudar a lançar meu infoproduto?“.
A promessa 6 em 7 do Érico Rocha
Um dos propagadores e incentivadores do sonho de fazer um ano de faturamento em 7 dias, no Brasil, é um cara chamado Érico Rocha, através do treinamento chamado Fórmula de Lançamento.
Além de todo o esforço de produção de conteúdo, master classes, depoimentos de alunos e eventos, uma das fotos que mais impressiona foi tirada em um evento onde há pelo menos 400 pessoas em cima de um palco que alegam ter feito o 6 em 7 e também há pessoas que alcançaram o 7 em 7 e até o 8 em 7, que é o faturamento de pelo menos R$ 10 milhões ao longo de 7 dias de “carrinho aberto” depois de usar as técnicas ensinadas no curso do Érico Rocha.
Como funciona a Fórmula de Lançamento
A Fórmula de Lançamento foi criada pelo norte americano Jeff Walker. Nos Estados Unidos, ela é chamada de Product Launch Formula.
O Jeff é autor do livro “Launch” e reconhecido como um dos maiores nomes do Internet Marketing nos EUA e em vários outros países do mundo.
A fórmula desenvolvida por ele já foi aplicada milhares de vezes, em centenas de mercados, por pessoas comuns e alguns dos maiores nomes do mercado internacional como Oprah Winfrey, Ariana Huffington, Tony Robbins e Brendon Burchard.
A Fórmula de Lançamento é quase uma “receita de bolo” que funciona para lançar praticamente todo tipo de curso online e produto digital, os chamados infoprodutos.
Resumidamente, a Fórmula de Lançamento, é um treinamento passo a passo que reúne e ensina várias técnicas de marketing digital, persuasão e vendas.
Tudo é milimetricamente planejado, dito e orquestrado através de gatilhos mentais para criar uma audiência super engajada com você e oferecer um produto para ela comprar.
Há pelo menos 6 tipos de lançamentos que o Érico Rocha ensina detalhadamente no curso e são eles:
Lançamento semente;
Lançamento interno;
Lançamento afiliado (ou externo);
Lançamento relâmpago;
Lançamento perpétuo;
Lançamento espartano.
Dá para fazer sozinho tudo o que a Fórmula de Lançamento ensina?
O que há de melhor no treinamento que é o ensino detalhado de cada passo a ser dado durante um lançamento, é também o seu maior dificultador.
Apesar da quantidade gigantesca de informação que o curso possui, com mais de 30 horas de aulas gravadas, além de todo o conteúdo que é disponibilizado pela internet para o aluno da Fórmula aprender a lançar sozinho, nem todo mundo consegue ou tem o tempo necessário para aprender e executar todo o processo e chegar no 6 em 7.
Realmente há uma curva de aprendizado que leva bastante tempo para se desenvolver, principalmente para quem não está muito familiarizado com automação de e-mail marketing, gestão de tráfego pago, criação de páginas na internet e edição de vídeo.
Parceria e Coprodução para lançamento de infoprodutos pode ser muito lucrativo também
Pra quem não tem equipe ou tempo para fazer todo o lançamento sozinho, realizar uma parceria ou coprodução para lançar um infoproduto tem se tornado cada vez mais comum no universo dos produtos digitais.
Se você é aluno do Fórmula de Lançamento, sabe como dá trabalho fazer um lançamento. Por isso, ter a ajuda de outros profissionais experientes na criação e venda dos seus infoprodutos, pode ser o que estava faltando para que o seu produto digital se torne um verdadeiro sucesso de vendas, levando o seu negócio digital para o próximo nível.
A coprodução de produtos digitais proporciona:
Maior velocidade na criação e lançamento de Infoprodutos
Quando você se associa a profissionais de criação e vendas de produtos digitais ou uma agência de lançamento de produtos digitais ou infoprodutos, você economiza seu tempo e dinheiro, porque não vai precisar tentar aprender sozinho como fazer tudo.
Com mais pessoas atuando no projeto, todas as ações necessárias para o desenvolvimento são concluídas de forma bem mais rápida e segura.
Diminuição dos riscos envolvidos na operação
O profissional ou agência parceira na coprodução já é um especialista em marketing digital, logo ele possui o conhecimento das ferramentas e as estratégias certas para desenvolver e vender o seu produto.
Normalmente, ele já sabe o que funciona no mercado e o que deve ser feito para o produto ter bons resultados de vendas. Diminuindo consideravelmente os riscos de fracasso do projeto.
Possibilidade do especialista focar somente na criação do conteúdo
Tendo um parceiro que cuidará de toda a parte técnica da produção do infoproduto e de suas vendas, você vai poder focar mais no conteúdo e ter a chance de criar um produto digital com uma qualidade maior.
Como é feita a divisão dos lucros?
Não existe uma forma exata para realizar a divisão dos lucros ou um pagamento fixo pela coprodução, tudo varia de acordo com as funções exercidas por cada um no projeto e da forma que for combinado entre eles.
Um dos modelos é quando o profissional em marketing compra os direitos de uso do material de um especialista.
Nesse formato é pago um valor fixo ou um percentual sobre as vendas ao especialista, funcionando de forma similar a uma editora de livros.
O produtor especialista também pode contratar um profissional em marketing com um valor fixo, porém o modelo mais comum encontrado no mercado é quando o profissional (ou empresa) especialista no desenvolvimento e vendas de produtos digitais não cobram um valor pelo serviço, mas sim por um percentual dos resultados gerados.
Esse valor varia de acordo com cada projeto, levando em consideração os riscos envolvidos, a projeção de retorno e as funções exercidas.
Concluindo e os cuidados que você deve ter em uma coprodução
Escolher parceiros para realizar coproduções de infoprodutos é sim uma ótima opção. Porém, é necessário escolher os profissionais certos para evitar problemas ao longo do projeto.
Sempre trabalhe com contratos de associação ou prestação de serviço, isso irá garantir os direitos de ambas as partes no processo de coprodução.
Procure profissionais ou agências que tenham real conhecimento sobre as técnicas de lançamentos digitais, domínio sobre as práticas de copywriting e estratégias de funil de vendas.
Última dica… Antes de fechar um contrato de parceria, peça para ver os cases de lançamento dos clientes do profissional ou agência.
Autor: Pablo Massolar, sócio e estrategista digital da publiki