mercado profissional - profissões mais procuradas pelas empresas
Carreira Profissão TI

Mercado profissional: Veja 8 das profissões mais procuradas e entenda os motivos

A jornada para estabelecer uma carreira profissional sólida não é a mesma que os pais e avós da geração atual trilharam. Atualmente o mercado profissional está bem mais concorrido.  

Antigamente bastava fazer uma faculdade de peso, ou seguir no ramo de negócios da família e o futuro estava garantido por mais uma geração.

É bem verdade que hoje em dia muitas áreas profissionais aclamadas ainda resistem, como é o caso das engenharias, das licenciaturas e cursos na área da educação, da medicina e das carreiras do direito, por exemplo.

Entretanto, é inegável o avanço da tecnologia também sobre as profissões. Há três décadas não existiam profissionais como Técnicos em Informática, Criadores de Conteúdo, Técnicos em T.I e Web Designers.

E além do surgimento de novas profissões por causa da internet, principalmente, há também a influência da nova era tecnológica sobre as profissões antigas.

Quem, no fim da primeira metade do século 20, daria um palpite de que 70 anos mais tarde haveriam pessoas trabalhando de suas casas através de uma rede de conexão sem fios, por exemplo?

Novas Profissões

Por esses e outros motivos, é correto dizer que os avanços do século 21 foram os responsáveis por moldar as necessidades humanas e, com isso, o mercado profissional.

Veja abaixo as 8 profissões e áreas profissionais mais buscadas atualmente, que são resultado dessas transformações!

As 8 áreas do mercado profissional mais buscadas hoje em dia

Como foi dito anteriormente, o novo mundo tem novas necessidades. E para suprir essas demandas, novas especialidades surgiram no mercado profissional.

Conheça algumas das principais!

  • Atendimento ao cliente

O cargo de customersuccess, ou sucesso do cliente, em tradução livre para o português, teve um aumento de demanda gigantesco desde que os negócios virtuais se estabeleceram.

Esses profissionais são responsáveis por resolver demandas dos clientes e resolvê-las de maneiras rápidas e satisfatórias para o consumidor.

  • Analista de dados

O mercado profissional na área de análise de dados está mais do que em alta, e sim numa espiral de dependência. 

Emprego de Analista de Dados, mercado profissional

Desde governos até empresas locais, passando por grandes corporações internacionais, todos precisam de um analista ou cientista de dados que lhes dê um panorama das conexões de sistemas complexos.

  • Criadores de conteúdo digital

Qualquer pessoa que deseja estar na internet também sabe que é necessário criar um conteúdo de qualidade para engajar o público.

Esse conteúdo pode ter formato de texto, imagem, vídeo ou áudio e é produzido pelos chamados criadores de conteúdo digital (redatores, designers, videomakers e outros).

Dado o aumento de pessoas interessadas em viver de internet, aumentou também a busca por profissionais que trabalhem na criação de conteúdo.

  • Especialistas em e-commerce e negócios virtuais

Que hoje milhões de pessoas estão na internet, ninguém duvida. Para endossar essa multidão de “virtualizados”, a pandemia de Covid-19 obrigou comércios físicos a ficarem fechados, potencializando o comércio virtual, ou e-commerce.

Plataforma de comércio eletrônico, mercado profissional

Por causa desse aumento na procura e do sucesso já registrado ao longo dos últimos anos, empreendedores virtuais precisam de cada vez mais especialistas em negócios na internet para lhes orientar.

  • Especialistas em marketing digital

Para vender alguma coisa na internet, é preciso investir em marketing digital, mais especificamente em profissionais especialistas na área.

Como cada vez mais pessoas interessadas em investir em algum produto ou serviço digital, especialistas em impulsionar propagandas online são cada vez mais requisitados para fazer o trabalho.

  • Especialistas em finanças

Hoje em dia os investimentos na bolsa de valores, criptoativos e outros meios, também estão em alta.

Nessa seara, surgiram os especialistas da área financeira, que podem ter ou não vínculo com instituições bancárias conhecidas.

Manter saúde financeira

Esses profissionais orientam os internautas, na maioria assinantes de cursos ou canais exclusivos, a fazerem melhores aportes do seu dinheiro.

  • Especialistas em tecnologia

Os chamados especialistas em tecnologia são estrelas na conjuntura do novo mercado profissional.

A área da tecnologia conta com profissionais como especialistas em T.I, desenvolvedores, Web Designers, programadores, analistas de segurança da informação e muitos outros postos essenciais para a manutenção da vida moderna.

  • Profissionais da área de criação

O crescimento da virtualização de negócios aumentou a demanda por profissionais criativos, como designers e ilustradores.

Essas pessoas, na maioria das vezes autônomas, ficam responsáveis, dentre outras coisas, por dar uma identidade visual a empreendimentos novos ou antigos que estejam buscando uma repaginação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.