os melhores aplicativos de carona
Aplicativos Utilitários

Aplicativo de carona: 5 dicas para viajar com segurança

Quer dicas para usar aplicativo de carona? Além de saber como esse método funciona e quais as principais opções dessa ferramenta, é importante garantir a sua segurança durante a viagem.

De toda forma, essa é uma excelente alternativa para quem tem veículo próprio ou usa o aluguel de carros.

Isso porque há meses que o preço do combustível está nas alturas e sem previsão de redução no valor. Por isso, compartilhar uma viagem tem sido a saída encontrada tanto para motoristas, quanto para passageiros, já que o custo da viagem é repartido entre todos

Contudo, além de economizar, é possível diminuir o tráfego de veículos no trânsito, e ainda contribuir para o meio ambiente, reduzindo a emissão de gases poluentes. Se você já utiliza esse serviço ou está familiarizado com ele agora, continue a leitura. 

Preparamos um artigo completo com dicas importantes para usar aplicativo de carona. Além disso, vamos mostrar como ele funciona e quais são os mais populares. Acompanhe! 

Como funciona o aplicativo de carona?

No aplicativo de carona, quem oferece o serviço é o motorista. Para isso, ele informa o itinerário que será feito dentro da plataforma, onde também fica especificada a quantidade de vagas, o valor, assim como a data e o horário de saída.

pedir carona pelo aplicativo

Por outro lado, para quem deseja utilizar o serviço, basta entrar no aplicativo e informar o destino que deseja ir, o dia da viagem e o local de onde deseja partir. Na mesma hora, serão enviadas notificações com as viagens que correspondem à busca.

Feito isso, basta que o usuário selecione a opção de carona que melhor se encaixa na sua procura. De toda forma, antes de fazer a escolha, é importante ler as avaliações, assim como as notas do condutor. Essa é uma dica de segurança, assunto que iremos tratar mais adiante.

Assim que o usuário faz sua escolha, o motorista tem a opção de aceitar o pedido manual ou automaticamente. Após a realização da reserva, as duas partes recebem os contatos telefônicos de cada um, o que possibilita acertar mais detalhes da viagem. 

Isso quer dizer que eles podem marcar pontos de partida e chegada mais específicos, assim como outros detalhes. Vale lembrar que é possível trocar mensagens no aplicativo por meio do chat. 

5 dicas para quem vai usar aplicativo de carona

Agora que você já sabe como funciona um aplicativo de carona, vamos dar algumas dicas para usar o serviço com segurança. Afinal de contas, mesmo que as plataformas disponibilizem avaliações sobre os usuários, é importante ter alguns cuidados.

1 – Pesquise as avaliações dos condutores no aplicativo de carona

Aplicativos de carona são, de fato, uma excelente forma de economizar. Contudo, antes de fazer a reserva, vale a pena analisar a reputação, assim como o perfil de quem está oferecendo a carona.

Por meio de avaliações com notas, comentários e recomendações, é possível saber como foram as experiências dos passageiros que viajaram com determinado condutor. Além disso, confira o número de caronas dadas e o grau de experiência dele. 

2 – Converse com o motorista do aplicativo de carona antes da viagem

Os aplicativos de carona permitem conversar com o motorista antes de aceitar a viagem. Basta acessar a opção “entrar em contato” para enviar uma mensagem.

Nesse chat, o usuário pode fazer perguntas relacionadas a sua conduta e outras informações que achar pertinente.

Mesmo após fazer a reserva, é importante continuar a conversar com o condutor. Dessa forma, o passageiro saberá mais detalhes sobre a corona, além de combinar locais de partida mais específicos.

3 – É possível viajar só com mulheres

É mulher e tem receio de viajar com homens desconhecidos. Há aplicativos em que só é permitido a participação de mulheres em uma viagem. E isso vale para motoristas e passageiros. Dessa forma, elas se sentem mais seguras durante o deslocamento.

No BlaBlaCar, por exemplo, basta acessar a opção “só para elas” e a plataforma mostrará apenas condutoras do sexo feminino.

4 – Opte por condutores confirmados pelo aplicativo de carona

Verifique se o perfil do motorista possui selo de verificação. Isso porque a plataforma confirma a documentação do condutor a partir do envio que ele faz da sua foto, já que é possível saber se os dados conferem com o seu perfil. Dessa forma, o usuário tem mais uma garantia de que a viagem é segura.

É importante dizer que, a confirmação do documento aparece abaixo do seu perfil, já a verificação da sua foto, é exibida na própria foto. 

5 – Avise no aplicativo de carona se for viajar com animais

No aplicativo de carona, é possível confirmar se o motorista aceita animais na viagem. De toda forma, é importante analisá-lo quanto ao tamanho do pet. Além disso, veja se o perfil informa sobre a necessidade de levá-lo na caixa de transporte.

Para isso, antes de fazer a reserva, utilize o chat da plataforma. Assim, além de tirar todas as dúvidas, você reduz as chances de transtornos e não se indispõe com os outros passageiros. 

Aplicativos de carona: principais plataformas

Como visto, basta tomar alguns cuidados para garantir uma viagem com tranquilidade e segurança por meio do aplicativo de carona.

E como o serviço virou uma tendência, motoristas e passageiros podem contar com diversas opções de plataformas.

aplicativo de carona para mulheres

Para te ajudar, vamos mostrar os principais aplicativos de carona. Confira:

  • BlaBlaCar: usado para viagem entre cidades, esse aplicativo de carona faz a estimativa dos custos do trajeto e o valor é pago na hora da viagem. Além disso, ele mostra as viagens de ônibus para o mesmo trajeto, marcada para o mesmo horário.
  • Waze Carpool: usado para trajetos mais rotineiros, como percurso para universidade ou trabalho. Aqui, o pagamento nesse aplicativo de carona é feito na própria plataforma.
  • Bynd: esse é um aplicativo de caronas corporativas. Sendo assim, quem realiza o cadastro é a empresa ou instituição. Dessa forma, o app reúne os funcionários que fazem trajetos parecidos e no mesmo horário.
  • InDriver: já nesse aplicativo de carona, o usuário pode informar qual o preço ele quer pagar pela viagem. Assim, a plataforma irá buscar por motoristas que cobram o valor mais próximo ao estipulado. 

Conclusão

Como visto, viajar por meio do aplicativo de carona garante economia e ainda reduz a quantidade de carros no trânsito.

Contudo, é importante se atentar a alguns fatores para fazer o trajeto com segurança. De toda forma, seguindo as dicas que demos acima, é possível garantir, além de economia, uma viagem tranquila até o destino escolhido. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.