Os serviços de live chat para sites e lojas virtuais estão em alta e ganhando cada vez mais popularidade. As vantagens de usar esses recursos são muitas e as empresas que investem nessa ferramenta só tendem a crescer.
Com o uso da Tecnologia as empresas passaram a oferecer os seus produtos e serviços de forma virtual. Lojas que antes eram restritas a espaços físicos, hoje migraram para o ambiente online.
Em um passado não tão distante, o atendimento de empresas e lojas era feito quase que exclusivamente por meio de telefone ou de forma presencial no próprio balcão de informações.
Hoje a variedade de lojas virtuais e sites que oferecem algum serviço online é muito grande e para se destacar no meio de tanta concorrência não basta apenas oferecer um bom serviço, é preciso atender bem.
Importância dos Serviços de Live Chat e Chatbot para Sites e Lojas Online
A partir do momento que as empresas e lojas começam a expandir os seus negócios para o mundo digital uma das consequências positivas é o aumento no número de clientes, mas nesse momento também surge uma dificuldade – como se relacionar e atender com qualidade tanta gente ao mesmo tempo?
É nesse momento que muitas empresas falham no processo de manter um bom relacionamento com os clientes e demais consumidores.
Um ciente de uma loja online que pretende comprar um produto, espera que seja oferecido a ele a possibilidade de um contato direto por meio do próprio site da loja para esclarecer eventuais dúvidas, não sendo possível essa comunicação é bem provável que a pessoa desistirá da compra.
Além disso podemos listar ainda muitas vantagens de manter um serviço de atendimento via live chat no seu site ou na sua loja virtual. Como por exemplo:
- Serviços de Chat online ajudam a aumentar as vendas
Muitas pessoas que acessam uma loja virtual e pretendem realizar uma compra ainda necessitam de informações adicionais que nem sempre estão disponíveis no site. Na impossibilidade de um contato rápido por meio do chat para sanar suas dúvidas a desistência da compra é quase certa.
- Chat online melhora o atendimento no pós-venda
Mais importante do que vender é fidelizar os clientes para que eles sempre retornem ao seu site. Para isso o atendimento no pós-venda é muito importante.
Informações como data de entrega do produto, troca e devoluções, assistência técnica ou outras informações personalizadas devem estar à disposição do cliente sempre que ele precisar e os serviços de chatbot ajudam nessa tarefa.
- O atendimento por live chat ajuda a economizar dinheiro
Investir em um bom serviço de chat online contribui para redução dos custos finais com atendimento ao cliente. O mesmo operador pode atender mais de um cliente por vez através do chat, o que por telefone é quase impossível.
É possível economizar tanto em número de funcionários no atendimento, como na conta telefônica, principalmente se a sua empresa oferece o serviço gratuito de atendimento pelo 0800.
- Chat online é um diferencial em relação aos seus concorrentes
O atendimento por chat está cada vez mais comum em sites e lojas virtuais, mas muitos ainda subestimam as vantagens, recursos e funcionalidades que essa ferramenta pode oferecer aos negócios.
O que podemos garantir é que a empresa que implantar os serviços de chat online terá uma vantagem competitiva significante sobre os seus concorrentes. Pois, irá atrair mais clientes, melhorar a rapidez no atendimento e consequentemente aumentar às vendas.
- O chat online é uma excelente ferramenta para captação de dados
Os dados inseridos pelos clientes nos serviços de chat online são de grande importância para a mensuração das métricas do seu negócio. Através dessas informações é possível medir o tempo de atendimento, avaliar a performance da equipe e identificar a satisfação do cliente com os seus serviços.
Melhor Serviço de Live Chat e Chatbot para o seu site e Loja Virtual
Agora que você já conhece a importância, as vantagens e o potencial que o recurso de live chat pode oferecer a sua empresa, é hora de pensar seriamente em investir nessa plataforma de comunicação.
Pesquisar os melhores serviços de live chat não é uma tarefa simples. Apesar da internet oferecer muitas possibilidades, é preciso avaliar muitos pontos para fazer a escolha certa que combine com a sua empresa.
Atualmente o melhor serviço de live chat e chatbot é a Chatra, uma empresa já consolidada no mercado, em operação desde 2015 e atende milhares de sites e lojas online dos mais variados segmentos e tamanhos.
Os principais recursos da ferramenta Chatra
Podemos listar várias funcionalidades, recursos e planos que a Chatra disponibiliza para que o seu site se destaque e ofereça um ótimo atendimento online e personalizado aos seus clientes.
- Widget do chat funciona tanto online quanto offline
- Atendimento helpdesk por e-mail
- Messenger do Facebook
- Chat bot inteligente
- Bot que captura leads e formulários de inscrição
- Ações e chats direcionados
- Informações básicas e detalhadas sobre os visitantes
- Lista de visitantes em tempo real
- Informações sobre o conteúdo do carrinho de compras
- Painel do navegador
- Aplicativos de desktop para Windows e Mac
- Aplicativos moveis para iOS e Android
- Conversas simultâneas ilimitadas
- Notificações
- Anotações no chat
- Repostas salvas
- Modo invisível
- Chats em equipe
- Horário de funcionamento
- Grupos se agentes
- Histórico completo da conversa
- Transcrições do chat via e-mail
- Confirmações de leitura
- Nomes, títulos e fotos dos agentes
- Indicadores de digitação
- Rastreamento de abertura do e-mail
- Chats em grupo
- Insights de digitação
- Transferência de arquivo
- Proibição de visitante
- Compartilhamento de tela via Median
- Avaliações do chat
- Google Analytics
- Relatórios do chat
- Exportação de dados
- WordPress
- Shopify
- WooCommerce
- Ecwid
- Slack
- Help Scout
- Front
- amoCRM
- Zapier
- Integração de e-mail
- API JavaScript
- Integração com usuários existentes
- REST API
- Webhooks de saída
Planos e Vantagens do serviços de live chat da Chatra
A Chatra oferece um plano grátis para sempre que já atende boa parte dos sites e lojas virtuais que pretendem implementar um serviço de atendimento via chat online e chatbot.
Além disso, os planos pagos que a Chatra disponibiliza são bem acessíveis e começam a partir de R$ 35 por mês, com o plano Essencial, algo que não é caro para a maioria das pessoas e o investimento vale a pena devido as facilidades que a ferramenta oferece.
Como já demostrado neste artigo, os serviços de chat ao vivo, especialmente a Chatra, trazem grandes vantagens e são fundamentais para o crescimento da sua empresa, para o aumento das vendas online e para prestar um suporte e atendimento mais rápido e individualizado aos seus clientes.
Para começar a usar os serviços de live chat e chatbot da Chatra, basta acessar o site, realizar o seu login/cadastro, escolher o plano ideal para a sua empresa e aproveitar dos ótimos recursos incorporados nessa ferramenta.
Conclusão
O chat online é a forma como os clientes preferem se comunicar com as empresas atualmente. Devido a rapidez no atendimento, a facilidade de uso e diversos outros recursos que tornam o chat ao vivo mais atrativo.
Por isso, se o seu site ou loja virtual ainda não utiliza o atendimento via chat, é hora de repensar os seus conceitos e avaliar com urgência a implantação dessa ferramenta no seu plano de negócio.
E quando falamos em ferramentas para implantação de chat online na sua empresa, a Chatra se destaca por reunir uma plataforma completa e de excelência que atende todos os tipos e tamanhos de negócios, com planos acessíveis e um suporte dedicado em satisfazer o interesse do cliente.