segurança
Atualidades Segurança

Como a tecnologia ajuda na segurança de cidades?

A segurança nas cidades inteligentes é muito maior porque a tecnologia é usada como grande aliada. Em várias partes do mundo, as smart cities, como também são conhecidas, melhoram a coleta de inteligência e fortalecem o policiamento.

Elas implantam o que é conhecido como segurança ágil, trabalhando por meio de abordagens orientadas por dados e problemas que ajudam a tomar decisões. Além disso, também investem em mudanças ambientais que limitam a insegurança.

A segurança ágil tem como premissa o fato de que muitos crimes, terrorismo e radicalização não são condições aleatórias ou previsíveis. Mapeando algumas exceções, é possível agrupar esses acontecimentos de maneira específica.

Os avanços tecnológicos da inteligência artificial e da computação permitem filtrar uma grande quantidade de informações relacionadas ao crime, o que ajuda a identificar causas e correlações.

Saber aproveitar o processamento do fluxo de dados é crucial para que exista uma segurança ágil na cidade.

As smart cities são cada vez mais populares, por isso, o artigo vai mostrar como a tecnologia melhora a segurança delas, quais são os principais recursos usados, como os cidadãos podem colaborar e quais são os desafios éticos e legais.

Como a tecnologia melhora a segurança?

A tecnologia ajuda a melhorar a segurança das cidades inteligentes porque existe uma infraestrutura urbana toda conectada. O acesso às informações em tempo real por autoridades, empresas privadas e grupos cívicos ajuda a identificar crimes.

As informações são geradas por plataformas de mapeamento, sistemas de detecção de tiros, luzes inteligentes e circuitos fechados de TV, com isso, é possível identificar as ocorrências, antes mesmo que elas aconteçam.

smart city

A tecnologia está presente na sociedade como um todo, e no caso das empresas, um bom exemplo disso é a automação elétrica industrial.

Assim como os recursos tecnológicos automatizam os processos internos das organizações, também fazem isso na segurança da cidade.

Atualmente, existe uma grande quantidade de opções em ferramentas que ajudam a prevenir o crime e elas não estão conectadas apenas à nuvem. Na verdade, também criam redes neurais profundas.

Isso permite que as autoridades leiam placas de carros com mais facilidade, utilize software de reconhecimento facial, mapeiem redes criminosas e terroristas e sejam capazes de detectar qualquer suspeita.

Existem recursos que são capazes de processar dados dentro dos dispositivos, porque ajuda ainda mais a combater o crime e prevenir o terrorismo.

A tecnologia também reforça a liderança, principalmente na hora de aplicar a lei. Muitos policiais estão adotando medidas de policiamento compatíveis com os problemas e mantendo o foco em pontos críticos para deter e controlar o crime.

Essa funcionalidade traz muitos benefícios para a sociedade como um todo, tanto para as pessoas quanto para as organizações, como no caso de uma empresa de pintura interna automotiva.

Em continentes como América Latina, Ásia e Oriente Médio, a polícia utiliza ferramentas de aprendizado de máquina que podem prever quando e onde o crime vai ocorrer.

Tecnologias que melhoram a segurança

A segurança de uma cidade inteligente é feita por meio de recursos tecnológicos da conscientização coletiva de sua população.

Para que ela possa atingir os objetivos traçados, deve criar uma comunidade inclusiva em espaços e serviços acessíveis aos moradores.

É uma forma de eliminar a discriminação e fortalecer a integração de todos os membros. A segurança pública acontece pelo monitoramento de câmeras multifuncionais que colaboram com a mobilidade sustentável.

A mobilidade utiliza várias tecnologias inteligentes, por exemplo, um software que permite saber quantos carros estão passando em uma via, e com base nessas informações, evitar problemas como engarrafamentos.

A cidade consegue alterar os semáforos rapidamente para evitar que os carros fiquem muito tempo parados. Isso aumenta o bem-estar da população, visto que o engarrafamento é uma das maiores causas de estresse nas grandes cidades.

Para tirar carteira de motorista classe b, os futuros condutores aprendem sobre a importância de preservar o meio ambiente, e ele também é o foco das cidades inteligentes.

São locais que incentivam meios de transporte alternativos e conscientes, como bicicletas, compartilhamento de carros e veículos elétricos.

Os resíduos domésticos de prédios residenciais são sugados da cozinha e enviados para uma rede subterrânea de túneis que são ligados a um espaço de processamento, o que ajuda a manter a cidade sempre limpa.

Para garantir a segurança da população e dos turistas, também contam com aplicativos e sistemas que trazem informações úteis, além de disponibilizar rede Wi-Fi em todos os espaços públicos.

Para um combate à violência mais incisivo, também existe o videomonitoramento que reduz os índices de violências e crimes. A cidade usa uma tecnologia de monitoramento de imagens em espaços mais escuros, usando câmeras ultra low light.

Enquanto o morador está estacionando o carro em um espaço com estrutura metálica para garagem residencial, essas câmeras fazem gravações coloridas, mesmo que o local esteja totalmente escuro.

A segurança é um conceito muito valorizado nessas cidades, e os bancos de dados ajudam a localizar foragidos e pessoas desaparecidas, algo que garante a segurança de ir e vir da população.

Até mesmo os carros da polícia utilizam recursos tecnológicos, como os rastreadores, que melhoram as ações policiais, enquanto o uso de tablets auxilia no deslocamento e no trajeto.

Como se pode colaborar?

Os cidadãos podem colaborar com a segurança urbana por meio da tecnologia e ajudar na construção das cidades inteligentes.

O governo local precisa criar um comprometimento por parte deles, pois só assim será possível gerar um ecossistema inovador que vai otimizar e gerenciar os recursos ideais para servir as pessoas.

Todos terão mais qualidade de vida e os impactos ao meio ambiente serão reduzidos. Por exemplo, durante a pandemia, as pessoas podiam usar um aplicativo que rastreia pessoas com COVID-19.

Era uma forma de identificar quem estava com o vírus para evitar sua proliferação, e juntamente com outras iniciativas como o trabalho remoto e ensino a distância, como curso de retroescavadeira online, foi possível controlar a contaminação.

Desafios éticos e legais

Embora o propósito das cidades inteligentes seja melhorar a qualidade de vida da população e trazer mais segurança, existem alguns aspectos éticos e legais envolvidos no uso da tecnologia na segurança da cidade.

Hoje em dia, o mundo oferece uma grande quantidade de recursos tecnológicos que prometem facilitar o dia a dia, tais como:

  • Assistentes virtuais;
  • Câmeras de vigilância;
  • Aplicativos de supermercado;
  • Aplicativos de atividade física.

O problema é que todos esses recursos exigem o uso de dados dos usuários para que as organizações possam anunciar seus produtos e serviços.

É assim que as pessoas ficam sabendo sobre promoções, lançamentos e novidades de diversas marcas e soluções, como materiais para pintura de fachadas comerciais.

Em 2018, o Brasil aprovou a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) que trata sobre a coleta, uso e armazenamento de dados pessoais para proteger os direitos de privacidade e liberdade.

como funcionam as cidades inteligentes

O problema é que a evolução e o acompanhamento das novas tecnologias são processos ineficientes. Outra questão é a inteligência artificial usada para identificar criminosos.

Há pouco tempo, houve um caso em que um cientista de dados foi preso injustamente depois que seu rosto foi confundido com o de um criminoso, por meio do reconhecimento de imagem.

O profissional passou dias preso e isso levantou questionamentos relacionados ao racismo, devido ao equívoco da ferramenta.

Para as empresas, como um fabricante de teto de varanda de vidro, a inteligência artificial é muito útil nos processos internos, mas quando se trata de questões éticas na segurança das cidades, pode apresentar alguns problemas.

Um deles é o reconhecimento facial que pode ter implicações jurídicas que costumam estar relacionadas ao racismo.

No Brasil, mesmo sem o uso de recursos tecnológicos para a segurança das cidades, existem muitos casos de pessoas pretas que foram confundidas com criminosos pelos próprios policiais ou outros cidadãos.

Se o cérebro humano que tem uma capacidade superior à tecnologia comete esses erros, os recursos tecnológicos podem ir pelo mesmo caminho.

Embora as implicações sejam distintas, é necessário se atentar a esses fatos para tornar o uso de tecnologia na segurança das cidades algo justo para todos.

Só assim as pessoas realmente vão se sentir seguras para transitar no dia a dia, seja para trabalhar, levar o animal de estimação a um veterinário próximo a mim, passear, entre outras ações do cotidiano.

Considerações finais

As cidades inteligentes estão trazendo muitas mudanças na maneira como a sociedade se organiza e vive.

Com a ajuda de recursos tecnológicos dos mais variados tipos, elas se tornam espaços muito mais seguros, justos e acessíveis.

Trata-se do futuro, mas antes de promover qualquer tipo de mudança, é muito importante se atentar a alguns fatores para que o processo seja benéfico para todos.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.