Nos dias atuais, não dá para as empresas ficarem sem um bom serviço de internet. Isso ocorre porque a maioria das atividades empresariais migraram para os meios digitais, sendo realizadas por meio da internet.
Isso é muito benéfico para muitas rotinas, mas demanda um suporte adequado por meio das operadoras.
Na verdade, é importante lembrar que o uso da internet está presente não somente no local de trabalho, mas é muito utilizado também no ambiente residencial e para o entretenimento.
Uso da tecnologia nas rotinas de trabalho
A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia e, dentro de uma empresa, a falta ou a instabilidade da internet pode afetar o rendimento no trabalho, os resultados e até mesmo prejudicar o atendimento ao cliente que ocorre via meios digitais.
Por exemplo, digamos que sua empresa atua no ramo de insuflador e exaustor de ar 300mm para espaço confinado e realiza a tratativa por meio digital, com envio de contratos por e-mail, reuniões online e bate-papo via chat.
Com um serviço de internet instável e de má qualidade, esse atendimento ao salão (que é o seu cliente), não consegue ser realizado com excelência, afetando o processo de compra e venda.
Inclusive, dificuldades em estabelecer um retorno com o cliente, pode vir a afetar a credibilidade da marca.
Outro tipo de serviço que utiliza bastante a internet é o de pedidos de pizza pelo whatsapp.
O serviço de delivery é essencial para que o processo de consumo seja feito da forma mais confortável e segura possível, especialmente em tempos de isolamento social.
Isso vale também para outros serviços, como é o caso de ensaio macrográfico.
Se todo o processo de transferência é feito online, imagine as dificuldades da empresa em contar com um serviço de internet ruim? Sem dúvidas, isso compromete o serviço oferecido!
Outras diversas atividades podem ser feitas na internet, otimizando toda a rotina e possibilitando trabalhos remotos e em outras regiões. São alguns exemplos:
- Monitorar o mercado online;
- Atuar com marketing digital nas redes sociais;
- Emitir documentos e notas fiscais;
- Emitir relatórios, além de visualizar métricas;
- Acessar o email, site e redes sociais da empresa;
- Realizar pesquisas e levantamento de dados;
- Recrutar pessoas e primeiros processos de seleção;
- Ações de comunicação interna;
- Enviar email marketing e contato com fornecedores;
- Interagir com funcionários e com o público;
- Pagar contas.
Já que a internet é um elemento indispensável nas atividades empresariais, é importante escolher de forma correta qual serviço de internet contratar.
Por isso, neste artigo traremos dicas de como contratar um serviço de internet que seja de qualidade e atenda às necessidades do seu negócio!
O que você precisa saber antes de contratar um serviço de internet?
Antes de realizar a contratação de um serviço ou provedor de internet para sua empresa, existem alguns detalhes que precisam estar bem ajustados anteriormente.
Primeiro, é importante que o empreendedor conheça o tipo de conexão, quais são as reais necessidades de sua equipe e quantos pontos de acesso são necessários para cobrir o porte de sua empresa.
Isso representa dizer que se a empresa possui muitas pessoas conectadas em sua rede, assim como conta com muitos aparelhos, é essencial pensar em um serviço de internet que ofereça mais megas, ou seja, uma disponibilidade maior de internet.
De modo geral, toda empresa que deseja contratar um bom serviço de internet deve verificar internamente:
- Quantas pessoas e aparelhos estarão conectados;
- Qual a estrutura/infraestrutura da empresa, seja em um prédio, casa ou galpão;
- Quais serão os pontos de acesso;
- Qual a localização da empresa para verificar a cobertura da área;
- Quais são as atividades realizadas na conexão.
Além disso, é importante conhecer os tipos de conexão disponíveis no mercado, que variam desde o uso de cabo, satélite, utilização do 3G e até mesmo da fibra óptica (que é um modelo altamente recomendado pela velocidade de rede e mais atual).
Isso afeta também o conhecimento em relação aos pontos de acesso, como se a conexão vai ocorrer via rede Wi-fi ou via modem.
Sobre qual é a melhor forma para sua empresa, isso vai depender dos outros detalhes que citamos acima e da possibilidade do ambiente comportar ou não diversos modens para serem usados pelas equipes.
Por exemplo, se sua empresa está em um ambiente fixo, é recomendado o uso de fibra óptica ou wi-fi, mas, se existem serviços de deslocamento e viagens para outros municípios, bairros ou estados, o uso de um bom plano de 3G em dispositivos móveis, assim como a internet via satélite pode ser essencial para não comprometer o deslocamento.
Por isso, é fundamental a empresa entender os serviços que realiza, para assim, contratar um serviço de internet.
As operadoras de telefonia – Tim, Vivo, Claro, Oi – costumam oferecer serviços que atendem todos os clientes. Por exemplo, a empresa que assinar oi terá a sua disposição um pacote completo de serviços.
Trazendo para um exemplo prático, se sua empresa é uma indústria que trabalha automação residencial preço é provável que a internet fixa seja a melhor opção para o seu negócio.
Neste caso, torna-se necessário pensar na abrangência da contratação desse pacote de dados, além da instalação de um roteador ou wi-fi.
Já no caso de ser um serviço de dedetização, como dedetização rj zona sul ou de outras regiões, é fundamental ter um serviço de internet que seja acionado mesmo fora da empresa fixa, ou seja, no processo de deslocamento do colaborador.
Essa ação é importante para que o colaborador consiga resolver problemas no caminho e siga em contato com seu cliente, ou a matriz, sempre que necessário, bem como para realizar alguns testes e manutenções mais específicos, que podem demandar o uso da internet.
Isso vale também para outros serviços de manutenção e até mesmo para empresas de conservação e manutenção de rodovias.
Inclusive, muitas empresas oferecem serviços para além da unidade fixa, ou seja, se deslocam até o seu cliente.
Por isso, esse período de deslocamento deve ser pensado do ponto de vista a manter a conexão do colaborador e atender o cliente, caso ele solicite algo no percurso.
Conhecendo alguns desses elementos que são importantes para a escolha de um bom plano e empresa de serviços de internet, continuaremos com mais dicas a seguir!
Dicas para contratar um excelente provedor de internet
No momento de fazer a contratação de um serviço de internet, recomenda-se que a empresa pense de forma consciente. E o que isso representa?
Muitos acreditam que o serviço mais barato é o melhor, mas nem sempre o empreendedor deve levar em conta somente o preço. Afinal, é preciso considerar necessidades, custos, cobertura e orçamento.
Por isso, nossa primeira dica é para que a empresa analise o custo e benefício na contratação de qualquer provedor de rede.
É essencial verificar diversos pacotes e planos de internet, assim como os benefícios de cada um, para assim identificar qual atende melhor sua empresa. Isso não quer dizer necessariamente o mais barato, ou o mais caro, mas sim o com melhor custo-benefício.
Por exemplo, vale muito a pena contratar um serviço de internet que conte com um cabeamento em fibra óptica, pois suas vantagens são muito maiores, apesar de o preço ser um pouco mais elevado.
Esse tipo de internet não precisa de eletricidade, aumentando ainda mais sua velocidade na conexão. Com isso, os serviços digitais de sua empresa conseguem ser prestados com muita rapidez na unidade física.
Outra questão importante é verificar se a empresa oferece algum tipo de suporte ao cliente. Isso porque, por mais que o serviço de internet seja de qualidade, podem ocorrer problemas.
Desse modo, é necessário ter uma assistência, assim como ocorre com outros produtos, como acontece em uma empresa instaladora de spda direto na assistência responsável para equipamentos eletrônicos, como celulares, computadores e televisores.
Verifique também outros pontos como:
- O tempo de experiência da empresa no mercado;
- Sua credibilidade diante dos clientes
- O uso de tecnologia empregada nos serviços;
- Como funciona a fidelidade após o contrato;
- Quais são as multas, no caso de cancelamento do plano.
Por isso, é fundamental identificar qual é o tipo de plano que a empresa está oferecendo, com o objetivo de entender pontos que afetam a velocidade da internet, suporte em casos de necessidade, assim como se existe alguma limitação dos funcionários ao consumo.
Todas as dicas que estamos abordando neste artigo valem para empresas de diferentes ramos.
Isso representa dizer que vai desde uma empresa que atue na área de câmaras, como o câmara fria sob medida, ou aqueles que comercializam planos de saúde, equipamentos eletrônicos ou até mesmo que vendam alimentos.
Nossa dica final diz respeito a buscar recomendações de amigos e pessoas de confiança sobre os serviços prestados por determinada empresa de internet, bem como nos ambientes digitais, como comentários de antigos clientes em canais de reclamações.
Isso é importante porque ajuda o empreendedor a verificar como foi a experiência de uma outra empresa no contato com o mesmo serviço e como foi o atendimento/suporte prestado.
Mais ainda, tal fator pode fazer com que a decisão seja muito mais assertiva e que a empresa não perca dinheiro e nem seu tempo investindo em um serviço de internet que não supra sua necessidade ou que apresenta mais desvantagens do que vantagens no momento da contratação.
Considerações finais
Como o mercado tem passado por um intenso processo de adaptação aos meios digitais, o uso da internet precisa ser um elemento indispensável em seu negócio e, mais ainda, precisa ser prestado com qualidade.
Por isso, busque uma empresa provedora de internet que tenha credibilidade no mercado e que ofereça serviços que ajudem o seu negócio no seu constante desenvolvimento.
Inclusive, antes de contratar, procure por aquelas que melhor poderão atender suas necessidades a longo prazo e bom atendimento pós-venda, de modo que se for necessário ampliar a rede posteriormente, isso possa ser feito com facilidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.