como jogar games blockchain
Games Segurança

Conheça os blockchain games e saiba como jogar

Desde suas primeiras versões, os jogos virtuais foram utilizados como impulsionadores e um setor de teste da tecnologia de ponta, para desenvolver ferramentas que seriam utilizadas futuramente em outras frentes. Um exemplo atual são os blockchain games.

Os óculos de realidade virtual, que hoje são utilizados na medicina, nos estudos e em outras frentes, já estão a muito tempo no mercado dos jogos virtuais.

Toda a tecnologia testada e utilizada para o entretenimento acaba se popularizando e encontrando outros caminhos. 

Um dos recursos que chega agora aos games e tende a ser um elemento cada vez mais presente nos próximos anos são as blockchain

A tradução desse termo, em inglês, pode ser compreendida como sistema de blocos encadeados que se comunicam e regulam entre si. 

Essa tecnologia se trata de um sistema de programação que cria uma série de blocos de códigos individuais e interligados, dando ao gestor e aos visualizadores desse código uma condição plena de verificar a fidelidade de informações e a sua quantidade. 

Blockchain games

O sistema de blockchain teve sua primeira aplicação no mundo das moedas virtuais. Dentro desse meio, a tecnologia é utilizada para monitorar as transações, rastrear a origem dos pagamentos e manter o mercado fiel ao seu volume inicial. 

No mundo dos jogos, as empresas têm usado a blockchain para fomentar os seus mercados internos de recompensas, medalhas e moedas próprias.

Por meio dessa tecnologia, os jogos conquistam uma maior solidez e controle desses sistemas na plataforma. 

O que começou com iniciativas do mercado indie se tornou uma tendência no mundo dos jogos e, desde então, grandes marcas adotaram o blockchain no seu portfólio de jogos.

Por consequência, esse recurso fez com que, por exemplo, muitas empresas produtoras de games abandonassem o coworking sala individual e se tornassem grandes empresas. 

Esse sistema pode ser agregado a novos jogos e a jogos já consolidados, para fomentar um mercado de moedas ou emblemas conquistados pelos jogadores. 

A partir desse passo de conversão em blockchain,essas moedas passam a ser valorizadas e quantificadas com mais clareza.

O que são os blockchain games?

O mercado dos jogos não é mais brincadeira de criança há muito tempo. As empresas que investem nesse setor são as mesmas que desenvolvem tecnologia de ponta tanto em software quanto em hardware. 

Isso significa que, tanto no quesito de programação quanto de equipamento, as tecnologias utilizadas nos jogos adiantam tendências do mercado em geral, e uma dessas tendências é a blockchain, já atuante no mercado financeiro e mais ainda mais valiosa aos games. 

Jogos de ação, aventura ou simuladores de cafeteria com comodato máquina de café podem usar a tecnologia de blocos em cadeia para valorizar conquistas ou achados dentro do seu jogo, valorizando a experiência do jogador e criando um novo mercado. 

cadeias de blocos interligados

Essa modalidade tem gerado cada vez mais atenção por dar um valor mais real e tangível aos feitos realizados e recompensas conquistadas, uma vez que determinados prêmios podem ser limitados e até terem um preço no mundo real, por raridade e exclusividade. 

Mas não é a popularidade que faz com que as empresas do mundo dos jogos invistam nesse tipo de jogo, o principal elemento que fez mais estúdios colocarem mais dinheiro nesses recursos é a rentabilidade que essa nova modalidade de jogos pode garantir. 

Com um sistema de blockchain abarcando todos os jogadores e registrando suas vitórias, feitos e ganhos, é possível criar um mercado robusto; seja com moedas virtuais, sem uma conversão com dinheiro físico, seja com a possível transação por meio de micro-vendas. 

Nos jogos mobile, essa tendência pode ser ainda maior, uma vez que o jogador pode dedicar parte da sua atenção ao jogo estando em casa, na rua ou até dentro de uma cabine de luz uv, fazendo com que ele seja sempre recompensado pelo investimento de tempo. 

Quando e como surgiram os blockchain games?

A tecnologia que surgiu junto com moedas digitais, como o Bitcoin, está cada vez mais sendo utilizada em outras frentes e em outros mercados.

Por uma afinidade com a tecnologia no mundo dos jogos digitais, este foi um dos primeiros a receber esse novo recurso e dar uso. 

Blockchain - Tecnologia e Negócios

Quem tem um jogo favorito sabe como é ter uma coleção de medalhas, de feitos ou de itens colecionáveis. Em geral, é divertido, e faz com que o jogador passe mais horas conectado para cumprir esses objetivos. Nos últimos anos, a blockchain foi inserida nesse sistema. 

Uma premiação por um feito como uma caixa maleta personalizada em um jogo pode até ser legal. Na medida em que ela é um produto digital, suas cópias podem ser resgatadas por todos os jogadores até que quase não exista um valor. 

Já a partir do uso da blockchain, os itens e premiações podem ser limitados a um certo nível de número de cópias, assim garantindo mais exclusividade para os jogadores que conquistaram um determinado item raro ou até único. 

Criada de forma artificial por meio da programação em blocos essa escassez, as empresas de jogos podem fomentar um mercado formal e paralelo ao redor do seu jogo, fazendo assim com que os jogadores se apeguem mais e despendam mais recursos. 

A blockchain também permite que as carteiras de criptomoeda sejam adicionadas aos jogos digitais, assim qualquer mesa escritório planejada pode se tornar um cassino virtual em que os jogadores têm privacidade e liberdade para investir dinheiro nos seus jogos. 

Assim como qualquer sistema econômico, um mercado de item de jogos que não faz uso da ferramenta blockchain para precificar os seus itens pode gerar inflação nos preços e criar uma assimetria de informações, favorecendo e prejudicando determinados usuários.

Dicas para jogar os blockchain games

Assim como qualquer nova tecnologia adicionada ao mundo dos games, os jogos que lidam com a blockchain primeiro tiveram que lidar com recursos mais limitados. Porém, já nessa primeira etapa, os ganhos financeiros para empresas e jogadores se tornaram um atrativo. 

quanto custa um PC Gamer

Como uma tendência natural do mercado após a consolidação dessa tecnologia, as empresas tendem a ver mais valor nesse recurso e não só desenvolver novos jogos com a tecnologia de blockchain, mas também adicioná-la a franquias já consagradas pelo público. 

Ainda em plena implementação, o uso da blockchain nos jogos a blockchain tem tudo para se fazer mais presente a cada lançamento. Desde um simulador de transportadora de carga pesada até os clássicos rpgs podem utilizar esse elemento se focar em coisas como: 

  • Criação de uma boa jogabilidade além dos ganhos; 
  • Fomento de um ecossistema interativo, saudável e organizado;
  • Destinação de utilidade e valor para os ativos conquistados;
  • Criação de um sistema de conquistas e recompensas.

O mercado dos jogos mostra uma tendência de crescimento da diversidade nos próximos anos, não só colocando a tecnologia de blockchain em mais produções, mas também aumentando a complexidade dessa nova experiência de jogabilidade mais realista. 

Com casas cada vez mais conectadas, contando até com cortina elétrica wifi, é provável que os jogos estejam cada vez mais próximos e conectados de forma íntima com o mundo físico, não só por meio da blockchain, mas também por meio de outros recursos. 

Conforme os jogos avançam em qualidade gráfica, interface e experiência do jogador, essa mídia se torna mais convidativa para novos jogadores, além de dar acessibilidade, permitindo que aparelhos mais simples reproduzam os jogos de forma satisfatória.

Considerações finais

O mundo dos jogos digitais é um dos mercados que mais crescem nos últimos anos, passando mídias que já tinham ecossistemas bilionários, como a música, o cinema e até as redes sociais. Além de crescer, essa área segue na linha de frente máxima da tecnologia. 

Os jogos se tornaram uma frente de experimentação mais do que uma criação de momentos de lazer e competição. Se os jogadores competem entre si por pontos, as empresas desse mercado brigam incessantemente por mais controle do mercado. 

games de blockchain

Uma das tecnologias que ganha cada vez mais destaque nesse contexto é a de jogos com recursos de blockchain. Elas acabam não só mudando a interação com o jogo e o mundo real, mas também fomentando toda uma nova economia a partir dos games. 

Em linhas gerais, a blockchain é um elemento de programação que criptografa as informações em blocos de códigos que, por mais que possam ser lidos de forma isolada, garante a fidelidade das informações.

Assim como o mercado de artes foi afetado pela blockchain por meio dos chamados NFT, o mercado de jogos deve sentir essa mudança nos próximos anos. 

Com isso, não é impossível pensar em usos dessa tecnologia até para película de controle solar transparente.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.