profissional em edição de vídeos
Dicas Profissão TI

Como se tornar um profissional em edição de vídeos?

Você é um profissional em edição de vídeos ou pretende seguir carreira nessa área? Neste artigo abordaremos algumas dicas de como se tornar um profissional desse segmento.


O ramo de edição de vídeos vem ficando cada vez mais forte no mercado, com o aumento das redes sociais a produção de conteúdo em formato de vídeo cresceu muito e com isso, a escassez de profissionais que sejam de fato muito competentes na área se desenvolveu. 

É perceptível isso, ainda mais em empresas que não possuem costume em trabalhar com esse tipo de área. Às vezes é extremamente necessário que esses profissionais, tenham competências muito bem desenvolvidas, dado que, ele é quem vai dar início aos trabalhos.

Uma empresa que vende rede de proteção para janela banheiro, por exemplo, ao migrar para as redes sociais, tem como necessidade procurar por um profissional em edição de vídeo que seja capaz de implementar todo o processo na empresa e para isso ela deve investir bem.

O editor de vídeo é o profissional que tem a responsabilidade por fazer a edição, montagem e conclusão de produtos como anúncios, videoaulas, depoimentos, programas de TV corporativos, por fazer as entrevistas, documentários, e todo tipo de material nesse formato.

Por exemplo, uma empresa que trabalhe ensinando a construir braço robótico industrial, ela vai precisar de um ótimo profissional para editar todas as videoaulas. E não é algo simples de fazer, por isso é necessário investir em um profissional muito bem formado.

Melhores editores de Imagem gratuito

Sabe-se que os vídeos chamaram a atenção das empresas por sua ampla capacidade de reter o público e por serem muito mais atraentes visualmente. Afinal, os seres humanos são seres visuais, então, tudo que chama bastante a atenção vai reter os consumidores.

Todavia, se os vídeos forem produzidos com muito amadorismo, podem até mesmo ir contra a imagem da empresa. Por isso, para investir em mídias, é preciso de fato ter o capricho de um profissional em edição de vídeos

Ainda mais se uma empresa de tecido para artesanato infantil deseja vender mais. Afinal, com um ótimo trabalho de vídeo, os consumidores vão querer ficar mais tempo, clicar em algum link ali nas redes sociais, e tudo isso vai acontecer por influência de um bom vídeo.

Para fazer uma comparação, o grande sucesso do cinema, das novelas e dos comerciais não se restringe só à atuação dos atores. O material que estimula é fruto de um trabalho assertivo do editor de vídeo, profissional essencial para o bom fim de uma gravação. 

Com isso, fica evidente que se uma empresa que vende piso vinílico em alphaville quer ter bons resultados em suas vendas, por meio do marketing, vai ser necessário ter um bom editor de vídeo.

Com essa busca constante por esse tipo de profissional, as pessoas que desejam se tornar editores de vídeo, vão precisar se capacitar muito para que possam conseguir ser contratadas. E o artigo vem trazer diversos pontos para quem deseja isso.

Funções de um profissional em edição de vídeos

Ser um editor de vídeo não é só entender de mexer em um softwares de edição, mas, principalmente, ter uma visão bem apurada para todos os detalhes de uma cena.

O editor de vídeo se torna o responsável por aperfeiçoar a produção, fazendo com que o consumidor se envolva, fique com os sentimentos aflorados e compreenda a mensagem.

Marketing de vídeo ajuda no crescimento das empresas

Na realidade, é o profissional que tem o material bruto, ou seja, a gravação conforme foi feita na máquina, e trabalha na sua melhora. Ele tira as falhas, corta exageros, ajusta a estrutura e faz a sequência de cenas de modo que o filme tenha constância e sentido.

Quando as pessoas assistem um filme, por exemplo, é possível ver que toda a produção é realizada de cenas. Mas nem todas foram feitas com perfeição pela primeira vez.

No decorrer de cada cena há alguns pequenos erros, falhas dos atores ou um eventual barulhos. Mas isso, é evidente, não significa que a equipe de gravação deve perder todo o trabalho, o editor de vídeo vai trabalhar algumas horas para melhorar tudo.

Perfil e aspectos de um profissional em edição de vídeos

Para os profissionais da área, é fundamental ter domínio das ferramentas centrais de edição de vídeo e áudio, como programas de edição, noção de design e de paleta de cores, além de noções fotográficas e de storytelling.

Para criação e edição dos demais efeitos visuais, é também algo requisitado com muita frequência o conhecimento nas plataformas e ferramentas que são as mais utilizadas no mercado de trabalho. Já as competências de conduta mais requisitadas são as:

  • Altas habilidades de comunicação;
  • Bom com trabalho em equipe;
  • Ter criatividade e proatividade;
  • Ótima noção de ritmo, musicalidade e tempo;
  • Bastante dinamismo e inovação.
Trabalhar com design gráfico

A formação nos setores de Comunicação Social, Audiovisual, Rádio e TV, Cinema, Publicidade e Propaganda ou áreas correlatas são muito bem valorizadas. 

Os recrutadores também têm maior preferência para candidatos com experiência em agências, entendimentos básicos de captação, colorização, storytelling, ilustração e assim por diante.

E, por fim, mas não menos fundamental, o inglês intermediário, que é sempre almejado dentro do mercado de trabalho.

Mercado de trabalho para o profissional em edição de vídeos

De modo geral, estes profissionais são contratados por assessorias, agências de conteúdo audiovisual, negócios de comunicação e publicidade, para editar os vídeos de divulgação da empresa ou dos clientes que a empresa tem.

Ele trabalha em conjunto com o Videomaker, com o Produtor Audiovisual, Roteirista ou até com os profissionais de Rádio e TV em geral. 

É bem comum a divulgação de vagas de trabalhador autônomo, para edição de vídeos pontuais e projetos com tempos determinados de início e fim. 

De qualquer modo, com o crescimento dos conteúdos em vídeo por causa dos algoritmos das redes sociais e a maior percepção de que as pessoas são visuais, é um ramo que tende a manter o crescimento nos próximos anos do mercado.

Benefícios da edição de vídeo

A edição de vídeo traz muitos benefícios para as empresas, e todos eles são focados em aumentar as vendas e resultados da empresa. Os benefícios são:

O conteúdo fica muito mais compreensível

Não é à toa que quando as pessoas vão buscar alguma explicação ou guia na internet, elas querem usar conteúdo no formato vídeo, e descartam outros formatos.

aplicativos de edição de vídeos

Isso é porque, ao utilizar recursos de imagem junto com áudio e texto, o vídeo faz com que o entendimento ocorra de modo mais tranquilo.

O lado bom disso é que a pessoa pode usar e abusar desse modelo para passar dados de qualidade por meio de um material de simples consumo, que não exige maior esforço do público.

Ter mais engajamento

Além de ganhar a audiência com conteúdo de simples acesso e compreensão, o vídeo marketing também ajuda para maior engajamento entre a empresa e o cliente.

Vídeos viralizam mais que os outros conteúdos

Os vídeos são mais compartilhados entre as pessoas do que as imagens e texto juntos. Isso é uma consequência natural do maior alcance deste modelo devido ao ótimo engajamento que ele vai gerar nos canais de marketing.

Por isso, um fornecedor de picolé deve investir mais na produção de conteúdo com esse formato, visto que isso vai gerar muito mais vendas.

Tem um ótimo custo-benefício

Se um empresário é igual a maioria dos empreendedores e se importa com a saúde do seu financeiro, existe aqui mais uma ótima informação para apresentar, a empresa não deve investir uma grana alta para criar conteúdos em vídeo.

Não é necessário ter equipamentos profissionais e muito caros. Ao contrário, dá para fazer um ótimo material usando só o seu celular. É o que uma empresa de pequeno porte que vende porta pallet deslizante pode fazer.

Dicas de como ser um bom editor de vídeo

Agora que foi mostrado o valor do trabalho de um editor de vídeo, para que os editores possam se tornar bons em sua profissão é necessário ter mente algumas dicas importantes, são elas:

  • Capacitar-se nos melhores cursos de edição;
  • Nunca deixar de aprender;
  • Desenvolver as habilidades;
  • Criar um ótimo portfólio;
  • Ter mais atenção às tendências.

Essas são todas as dicas que podem ser apresentadas para os editores que desejam ser melhores em sua profissão.

Considerações finais

O trabalho de editor de vídeo é uma carreira muito boa, uma vez que com um trabalho criativo tem a capacidade de impactar a vida dos clientes e dos clientes da empresa. Por isso, uma empresa de sipat teatro empresa deve investir em um editor de vídeo.

como ser um profissional em edição de vídeos

Porém é sempre bom ressaltar que para se destacar, o editor necessita ser muito resiliente, interessado e procurar sempre aprender coisas novas. Afinal, um editor de vídeo precisa ser muito criativo e cheio de técnicas para poder usar em suas edições.

Se por acaso uma empresa especializada na venda de closet em L planejado, por exemplo, contratar um editor, ele deve conhecer sobre o assunto e estar preparado para fazer as edições para esse nicho. 

Desse modo, é possível concluir que o profissional de edição de vídeo é capacitado para ajudar no desenvolvimento e bom posicionamento de uma empresa.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.