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Reels: 4 dicas para impulsionar a loja on-line

Os Reels do Instagram são ótimas ferramentas usadas para criar conteúdos na internet, tanto aqueles que servem apenas para compartilhar humor ou aqueles que ajudam a aumentar as vendas de um produto.

O fato é que todos os dias as pessoas utilizam os Reels para se expressar de alguma forma, e ali é possível encontrar receitas, tutoriais de maquiagem, entre outras possibilidades que fazem com que os vídeos curtos façam parte do cotidiano.

Essas exibições têm apenas 30 segundos de exibição, mas atraem um público gigantesco. Isso porque a ferramenta consegue transmitir informações rapidamente, além de ser uma prática vantajosa para qualquer tipo de negócio.

como anunciar lojas virtuais nos Reels

Os usuários gostam muito desse formato porque eles costumam ser divertidos e dinâmicos, mas ao mesmo tempo podem transmitir informações importantes, afinal, serve para todo tipo de conteúdo.

As lojas online podem e devem utilizar os Reels em suas estratégias de marketing digital no Instagram, mas é fundamental entender um pouco mais sobre o assunto para elaborar uma ação de sucesso.

Pensando nisso, este artigo vai explicar a importância dos Reels para lojas online, dar algumas dicas para utilizá-lo, quais são as melhores práticas ao trabalhar com esse recurso e mostrar alguns exemplos de negócios bem sucedidos nos Reels.

Importância dos Reels para lojas online

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas pelas pessoas e pelas empresas por proporcionar relação direta entre os usuários. Desde que surgiu, trouxe novas possibilidades para enviar mensagens, curtir publicações e seguir pessoas.

Marcas que estão presentes no Instagram conseguem alcançar públicos diferentes por conta da facilidade do acesso, e só no Brasil, estima-se que existam 70 milhões de pessoas conectadas ao Instagram.

É um número bem atraente para uma clínica de transplante de cabelo masculino por conta das possibilidades de vendas que oferece. Para as lojas virtuais, essa quantidade de usuários é símbolo de campo fértil para vender.

Linha editorial para postagens no Instagram

Todos os dias, pessoas diferentes pesquisam vídeos sobre produtos e serviços no Instagram para compreender seu funcionamento e isso também facilita a compra.

É justamente nesse sentido que os Reels estão sendo usados pelas lojas virtuais, uma vez que elas podem mostrar os produtos na prática.

As mercadorias também ganham mais visibilidade e é possível encontrar pessoas diferentes interessadas, algo que transmite confiança ao cliente.

Os conteúdos da marca se tornam mais dinâmicos e interessantes, o que naturalmente traz mais destaque para o negócio.

4 dicas para promover a loja online por meio dos Reels

Para divulgar uma loja online por meio dos Reels no Instagram, é fundamental seguir algumas práticas importantes. São elas:

Fazer um bom planejamento

Esse formato de conteúdo exige muita criatividade, mas alguns gestores acreditam que basta gravar um vídeo e está bom. Mas dentro do marketing digital, criar Reels também é uma forma de desenvolver conteúdo, por isso é necessário planejamento.

Uma empresa especializada em projeto arquitetônico de creche infantil precisa pensar primeiro nas características de seu público-alvo e em seu mercado de atuação.

É assim que vai desenvolver Reels compatíveis com a audiência e que atendam às necessidades das pessoas. As temáticas podem ser parecidas com os temas abordados, bastando apenas adaptar a linguagem para o formato.

Se atentar às dimensões

O Reels é um formato criado para ser visto de maneira vertical e na tela cheia do celular, sabendo disso, é necessário criar conteúdos com proporção 9:16 e resolução 1080 por 1920 pixels.

Uma das melhores opções é gravar e editar diretamente pelo smartphone para ficar por dentro das dimensões ideais, lembrando que na parte debaixo do Reels é onde aparece a legenda, então não se deve inserir elementos importantes ali.

Criar conteúdos originais

Criar conteúdos originais é importante em qualquer plataforma, inclusive no Instagram. Por exemplo, se a empresa publicar vídeos com a marca d’água do TikTok, o alcance será prejudicado.

Como realizar vendas no Instagram

Para resolver essa questão, um salão para loiras pode reaproveitar os conteúdos do outro aplicativo, mas sem se esquecer de retirar a marca d’água. A edição também pode ser feita em outros aplicativos e depois basta fazer o upload no Instagram.

Mas para ter resultados realmente bons, é necessário adicionar legendas e áudios diretamente na plataforma e depois fazer o upload do vídeo editado em outros aplicativos, assim, os Reels vão categorizar o conteúdo do jeito certo.

Usar legendas

Muitas pessoas costumam assistir os vídeos sem áudio enquanto estão rolando o feed de notícias no transporte público, na sala de espera de um consultório e até no trabalho.

Adicionar legendas é uma forma de facilitar o consumo do material e ainda garantir a acessibilidade dos vídeos para pessoas com deficiência auditiva.

Melhores práticas nos Reels

Existem algumas práticas que uma loja online pode usar para promover seu negócio nos Reels, e uma delas é fazer anúncios deste recurso.

Os anúncios de uma autoescola especializada em treinamento para condutores habilitados podem aparecer nessa ferramenta entre os conteúdos orgânicos.

Assim como no caso dos vídeos orgânicos, os usuários também podem realizar diversas ações, como:

  • Curtir;
  • Comentar;
  • Visualizar;
  • Salvar;
  • Compartilhar.

Outra ação muito importante que ajuda a promover ainda mais os vídeos é o uso de hashtags. Esse recurso é importante porque indica para os algoritmos do Instagram qual é o assunto tratado na publicação.

Hashtags ajudam a Ganhar seguidores no Instagram e visualizar Reels

Embora não seja o único recurso usado pela inteligência artificial, facilita muito o trabalho dos robôs na hora de categorizar a postagem.

Outra técnica fundamental é incluir legendas nas publicações para que todas as pessoas possam compreender do que se trata, principalmente levando em conta que muitos não assistem aos vídeos com áudio.

Por último, assim como no caso de um fabricante de rótulos adesivos transparentes, uma loja online também deve usar chamada para ação (CTA). Trata-se de um recurso que vai incentivar o usuário a realizar uma ação desejada.

Por exemplo, ao final do vídeo, a loja pode pedir para clicar no link e visitar a página com o produto mostrado no conteúdo.

Exemplos bem-sucedidos de Reels

Existem algumas empresas que são muito bem-sucedidas em suas estratégias nos Reels, E algumas das que mais se destacam nesse processo são:

Hubspot

Hubspot é uma empresa especializada em automação de marketing e que sabe muito bem como impactar o público sem abrir mão de sua personalidade.

Ela investe em conteúdos interativos, como no caso de vídeos e GIFs, e com isso consegue criar relações interessantes com o cotidiano das pessoas.

Por meio de criações bem humoradas, consegue estabelecer uma relação leve e próxima com o público, além de saber muito bem o tom de voz que deve usar para se comunicar.

Uma empresa de limpeza condomínio pode seguir o mesmo exemplo e ainda usar os estores da marca para promover sorteios de produtos personalizados e conteúdos relevantes.

Nubank

O Nubank é uma das empresas mais bem-sucedidas no Brasil e que simplesmente soube conquistar o Instagram.

A cor utilizada pela marca é o roxo e já se tornou sinônimo dela, o que ajuda ainda mais a consolidar a empresa em todas as outras plataformas.

Utiliza os Reels de maneira leve e objetiva e várias publicações ajudam a educar o consumidor, por meio de um modelo de negócios disruptivo.

Hotmart

A Hotmart é uma empresa brasileira que faz um trabalho muito inteligente em seu perfil no Instagram. Tanto uma loja virtual quanto um consultório de fisioterapia para idoso acamado podem seguir o mesmo exemplo.

Isso porque o propósito da empresa é mostrar que seus colaboradores são valorizados e a maneira como trabalham.

Ganhar seguidores e curtidas grátis no Instagram

Por meio de quadros constantes, a companhia se tornou referência no gerenciamento de perfis, e nesses quadros criados por ela, existem alguns tipos de publicação que são mais frequentes e estratégicas.

Alguns mostram seus colaboradores viajando pelo mundo, outros mostram as atividades preferidas dos funcionários, entre outras publicações que mostram o que existe por trás dos profissionais.

do bem

As lojas online podem se inspirar na marca do bem porque é jovem e inovadora e vende muito mais do que sucos.

Seus Reels trazem um tom de conversa coerente com o público e são capazes de gerenciar a relação com os consumidores.

Lego

As lojas online e até mesmo uma empresa de higienização automotiva podem se inspirar na Lego para criar suas publicações porque a equipe de conteúdos dessa empresa é capaz de encantar crianças e adultos.

A marca faz um excelente trabalho nos Reels do Instagram, por meio de vídeos que mostram bonequinhos e peças encaixáveis que homenageiam grandes clássicos do cinema, datas comemorativas, entre outros.

Considerações finais

O Instagram é uma plataforma muito importante para as estratégias de marketing de qualquer empresa porque traz opções de publicação, inteligentes como no caso dos Reels.

As lojas online podem e devem aproveitar todo o potencial dessa ferramenta para divulgar seus produtos e serviços, atrair consumidores e aumentar suas vendas.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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