Importância do CRM
Negócios Produtividade

A importância do CRM para empresas pequenas.

Compreender o relacionamento com o cliente é um dos principais passos para conseguir um espaço competitivo no mercado de hoje. Por conta disso, muitas pessoas têm buscado ferramentas de CRM ou Customer Relationship Manager.

Trata-se de um software de gestão de relacionamento, que consegue identificar as necessidades que seus clientes possuem e como você pode aplicar melhor suas técnicas para conseguir uma melhoria em suas vendas.

Qualquer empresa precisa vender para sobreviver. Não importa o quão bom é o produto que você desenvolve ou o quão eficiente é sua produção, a empresa não terá um futuro se você não conseguir alcançar clientes interessados.

Entretanto, vender é muito mais do que o ato de trocar um produto por seu valor monetário. É preciso compreender todo o processo de vendas, sistematizar as operações e criar estratégias de gestão para conseguir compreender e fidelizar os clientes.

Uma empresa de alinhamento balanceamento e cambagem não consegue se sustentar simplesmente oferecendo esse produto. É preciso criar um engajamento forte, que não custe muito para a empresa.

A máxima do comércio em geral é que você consiga vender mais pagando menos. Isso significa que seu custo operacional deve ser constantemente otimizado e reduzido, enquanto você cria estratégias que aumentem o lucro.

O perfil do cliente de hoje é muito diferente do que era a alguns anos atrás. Hoje, um consumidor é muito mais exigente com a empresa, uma vez que ele pode facilmente consumir conteúdo útil sobre suas necessidades com o apoio da internet.

Captar este cliente então precisa de toda a construção de um relacionamento, dificilmente fechando negócio em um primeiro contato. 

Por isso, utilizar o CRM como um meio de fidelizar e satisfazer esse tipo de cliente é uma ótima solução.

Isso porque dentro do software de gestão de relacionamentos você conseguirá utilizar:

  • Estratégias;
  • Práticas;
  • Políticas;
  • Análises.

Além de compreender todos os processos que o cliente passa do momento de decisão até efetuar a compra, é importante captar novos clientes também, algo que pode receber um forte auxílio do CRM.

Se você possui uma academia para iniciantes, é normal receber uma série de contatos com pessoas indecisas. Os sistemas então agem para identificar as possibilidades de engajamento e conseguir uma maior conversão.

Isso porque ele consegue prever tendências e antecipar movimentos de potenciais clientes, baseando-se nas operações já concluídas e no perfil de seu público-alvo.

Dessa forma, você conseguirá interagir da forma correta e engajar-se em uma nova forma de relacionamento.

Otimizar a administração de uma empresa

Benefícios do CRM

Para conseguir um melhor resultado com o mercado atual, é preciso foco total na satisfação do cliente. Criar uma boa experiência de usuário é fundamental, uma vez que eles são a base de seu negócio.

Por isso, o CRM surge como uma excelente opção para melhorar seu conteúdo. É comum que grandes empresas tenham equipes inteiras de desenvolvimento para conseguir apresentar uma experiência adequada ao usuário.

Entretanto, empresas pequenas podem não possuir o orçamento ou o pessoal qualificado para esta tarefa. 

Nestes casos, contar com o apoio de ferramentas tecnológicas se torna primordial para conquistar melhores oportunidades.

Melhora na produção

Quanto melhor for alimentado seu CRM, mais corretas estarão as informações necessárias para qualquer funcionário de sua empresa. 

Dessa forma, as tarefas podem ser realizadas com mais foco, agilizando todos os processos e melhorando o trabalho de todos os seus times.

Isso porque a melhoria não é apenas operacional. Suas equipes de gestão e marketing também podem ser muito beneficiadas com as informações corretas sendo alimentadas ao CRM, o que acaba aumentando a produtividade de todos os setores.

Se você optar ainda por uma terceirização do financeiro, acabará com uma equipe muito mais enxuta, que você conseguirá capacitar e desenvolver com muito mais facilidade.

A produtividade está diretamente relacionada ao tempo. Por isso, quanto menos tempo sua equipe precisar ficar dando voltas e procurando informações redundantes, mais elas acabarão produzindo.

Aumentando as vendas

Antes, uma tarefa que ocupava muito tempo de sua equipe de vendas era a análise de oportunidades em todos os leads da empresa. 

Entretanto, esse tipo de serviço está sendo completamente substituído pelas ferramentas de automação.

Hoje, um sistema de gestão de relacionamento consegue identificar todos os leads por categoria e separá-los para que o vendedor consiga identificar o momento certo de iniciar um diálogo de vendas.

Uma empresa de poda de árvores provavelmente tem uma série de clientes regulares. Um bom sistema de gestão identificará quando for época de oferecer seus serviços, gerando assim um engajamento maior com seu público.

Assim, sua equipe terá muito mais tempo para se preparar para o momento da negociação, estando mais preparados e com confiança por terem mais tempo para estudar e conhecer seus produtos e serviços.

Muitos vendedores acabam perdendo boas oportunidades por não saber a hora adequada de se comunicar com o cliente. 

No entanto, a tecnologia surge como um alívio identificando exatamente quando e como você pode iniciar um diálogo.

Dessa forma, mesmo que o cliente não acabe efetuando a compra e completando seu círculo na jornada de compra, ainda assim você conseguirá manter um relacionamento entre seu vendedor e ele, possibilitando oportunidades no futuro.

Importância do CRM

Integração de sistemas

Na maioria das vezes, as informações de seus leads estão espalhados em uma série de bancos de dados e programas, e encontrar a informação que você deseja pode ser um desafio e tanto. 

Em casos de empresas pequenas, é difícil separar um colaborador para esse tipo de pesquisa.

Muitas vezes, as informações não interligadas podem gerar transtornos na execução de um serviço. Algumas empresas de dedetização, por exemplo, precisam ligar o contato ao tipo de serviço necessário para não ter problemas futuros.

Por isso, contar com o apoio de um bom CRM é crucial para conseguir englobar todas as informações adquiridas sobre cada lead e potencial cliente que você conquistou.

A rapidez no atendimento e na entrega de soluções para os clientes são possíveis quando você consegue unificar todas as informações sobre eles, tornando mais fácil todo o processo de compra que ele passará ao iniciar um relacionamento com sua empresa.

Compreendendo-se melhor

Para conseguir utilizar toda a funcionalidade de um sistema de gestão de relacionamento de clientes, você deve ter sua empresa organizada. 

Isso porque os dados não chegarão até seus destinos se houver lombadas em seu caminho.

Ainda que você seja um pequeno escritório de projetos de engenharia, é importante que saiba se impor no mercado de forma inteligente e correta, para conseguir um resultado mais positivo.

Quanto mais você compreende a funcionalidade de sua empresa e o potencial de negócios que ela oferece, melhor. 

Assim, você consegue compreender também seu produto em detalhes, identificando quais são os principais elementos que o tornam tão necessários para o público.

Quanto mais você conseguir se compreender e se organizar, mais efetivas serão as ações tomadas com uma ferramenta de CRM.

Empregos Engenheiro de Vendas

O CRM para pequenas empresas

Existem alguns detalhes importantes que devem ser levados em conta quando você decidir implantar um sistema de gestão de relacionamentos em uma pequena empresa.

Isso porque, com a capacidade reduzida de equipe, você deve tomar alguns cuidados.

Modernidade

Os conceitos tecnológicos do CRM atualizam-se o tempo todo, e você deve procurar um sistema que se adeque às suas necessidades. É importante procurar um sistema moderno e amigável ao usuário.

Uma clínica popular pode ter uma alta demanda de serviços, com uma equipe reduzida. Por isso, os CRM surgem como ótimas ferramentas para estruturar escalas e agendas.

Quanto mais você conseguir entender e utilizar seu sistema de gestão, menos tempo terá que gastar de colaboradores para que eles compreendam essa mudança e entendam o que podem fazer com a nova ferramenta.

Pense em cada custo

Existem diversos custos que devem ser levados em conta quando você decide mudar para um sistema de gestão. O primeiro deles é o custo de aquisição, uma vez que você precisará comprar o programa.

Existem alguns softwares que são oferecidos no formato SaaS (Software as a Service), que permitem que você pague apenas um valor mensal para uma administradora hospedar todo o conteúdo.

Esse tipo de ação acaba ajudando em outro custo importante, o de manutenção. Isso porque no caso do SaaS, quem fica responsável pelo funcionamento e manutenção do sistema é o provedor.

Integrações

Conforme citamos anteriormente, uma das principais vantagens do CRM é sua capacidade de integração. Entretanto, você deve identificar antes de escolher qual sistema utilizará se ele é capaz de se integrar com os sistemas que você já utiliza.

É importante que o CRM seja capaz de puxar as informações existentes em sua empresa, para evitar maiores desconfortos e o retrabalho de copiar todas as informações.

Considerações finais

Com os avanços da tecnologia, não aproveitar a chance de criar facilidade no seu serviço pode te deixar muito para trás no mercado. Por isso, é importante compreender a importância de ferramentas como o CRM.

Todos os processos da empresa podem ser integrados em um destes sistemas, desde a captação de leads até a gestão de folha de pagamento.

Quanto mais você consegue identificar as necessidades de seu cliente, maiores as chances de conseguir fechar negócios.

Por isso, os softwares de gestão de relacionamento são uma peça chave para qualquer pessoa que deseja se tornar uma liderança no nicho de atuação.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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