metodologias inovadoras de ensino e Material didático
Atualidades Produtividade

Material didático adequado é primordial em metodologias inovadoras de ensino

Novos instrumentos entram no universo educacional para incentivar a autonomia do aluno que utilizando o Material didático adequado consegui se desenvolver melhor.


O desenvolvimento de metodologias de ensino inovadoras requer o auxílio de material didático que acompanhe essa evolução e que não esteja limitado apenas aos moldes tradicionais.

Métodos centrados no estudante e que promovem a autonomia e a criatividade estão, cada vez mais, ganhando espaço no ambiente escolar.

O desafio é conciliar as práticas pedagógicas com o material didático adequado. Materiais inadequados podem gerar déficit de atenção o que junto com a dislexia na educação infantil são grandes causas do desinteresse dos alunos pelo aprendizado.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação (MEC) esclarece que as metodologias ativas e inovadoras buscam incentivar a autonomia do estudante.

A ideia é que esse aprendizado integre os estudantes em diferentes áreas, como a linguagem, a matemática, entre outras, a partir de situações da vida prática.

As metodologias inovadoras acompanham as mudanças vivenciadas nos diversos setores da sociedade e na vida dos jovens, proporcionadas pela tecnologia e pelo acesso à informação.

Melhorar o Ensino a Distância, Material didático

As metodologias ativas, como a montessoriana, por exemplo, são consideradas contemporâneas por colocarem o aluno como agente de sua aprendizagem. Ele passa a ser o responsável, junto aos professores, pelas escolhas e interações com o ambiente escolar.

Material didático para metodologias inovadoras

O modelo mais conhecido e ainda mais praticado nas instituições de ensino é o tradicional, em que o aluno acompanha a aula expositiva do professor, a partir de um material pré-definido, com provas e trabalhos como meios avaliativos. Esse é o método conhecido como passivo, em que o docente é o protagonista da educação em vez do aluno.

As metodologias ativas contam com diversas abordagens a serem trabalhadas no ambiente escolar, como a sala de aula invertida.

Esse método apoia as práticas pedagógicas e intenciona substituir as aulas expositivas por conteúdos ativos e virtuais. Para otimizar o tempo em sala, os estudantes passam a ter acesso aos materiais previamente.

Em sala de aula, podem interagir e tirar dúvidas, a partir de um processo de aprendizado do qual são os personagens principais.

Como tirar boas notas na Educação a distância

Mesmo com a adoção de metodologias inovadoras no universo da educação, a BNCC continua a indicar os materiais, os livros didáticos e o currículo escolar a serem seguidos.

A partir dessa base, para relacionar o ensino teórico ao ensino prático dentro e fora da sala de aula, as instituições podem utilizar material pedagógico complementar que atualize, contextualize e consiga acompanhar as dinâmicas e vivências atuais.

Aprender na prática desde cedo

O uso das metodologias ativas colaborativas, como os jogos, é considerado significativo no aprendizado de estudantes por professores de escolas de todo o Brasil, como destacado pelo MEC.

Recursos e técnicas lúdicas, como a gamificação, podem ser apropriadas e colocadas em prática com suporte de material didático para educação infantil

A autonomia para aprender incentivada pelas metodologias inovadoras, de acordo com a BNCC, parte de diretrizes curriculares que trazem para a experiência da sala de aula a comunicação, a interação e a negociação entre os alunos.

Dessa forma, dinâmicas como a convivência e o gerenciamento de emoções contribuem para a assimilação do conteúdo, pois passam a integrar situações-problemas que despertam a reflexão e o senso crítico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.