modelos de fones de ouvido Bluetooth
Eletrônicos Mobile

Vantagens de substituir o fone de fio por um bluetooth

Os fones tem acompanhado os avanços da tecnologia e, esses avanços viraram rotina na vida das pessoas há um longo tempo. Surgiram os fones de ouvido Bluetooth que tem tido um total domínio do mercado, pois eles facilitam a usabilidade para os consumidores.

Muito do que há no mundo hoje, vem evoluindo, até as embalagem plastica para ovo de galinha vem tendo algumas mudanças quanto a sua usabilidade. Com isso, pode-se ver que nada na modernidade deixa de ser mais desenvolvido, o mesmo ocorre com os fones.

E a tecnologia sem fio nos fones de ouvido nos últimos anos teve uma quantidade alta de adeptos por conta dos chamados smartphones que não tem mais a entrada P2 para fones de ouvido. Os produtos se desenvolvem e assim se faz necessário os altos ajustes.

Não só os produtos se desenvolvem, mas serviços como a manutenção poço semi artesiano também. 

Além disso, há uma popularização grande de fones de ouvido mais baratos de empresas chinesas, o que faz ser mais fácil adquirir, por exemplo, um headphone Bluetooth.

vantagens dos fones de ouvido Bluetooth

E há mais de um modelo de tecnologia de fones de ouvido sem fio, mas a mais difundida e eficaz hoje em dia é o Bluetooth. Por conta disso, vai ser visto mais adiante no artigo o que é esse tipo de tecnologia nos fones de ouvido.

Essas tecnologias são muito importantes para as empresas, como é para um negócio que trabalha com a venda de banner infantil personalizado, por exemplo, pois pode ser um grande facilitador dos processos da empresa, mesmo que não pareça ser evidente.

E dentre todas as evoluções da tecnologia, o modelo de transmissão via Bluetooth é, com total certeza, uma das que auxilia o cotidiano. Ainda mais quando se pensa em fones de ouvido sem fio, que é o tema deste artigo.

Ele é muito prático, e com utilização simples, possibilitando grande liberdade de movimentação, esses fones revolucionaram por completo o uso do próprio celular. Assim como o vidro refletivo fumê fez uma grande mudança no ramo de vidraçaria.

Apesar de ser muito famoso na atualidade, a chamada tecnologia Bluetooth já era muito bem conhecida desde o fim da década de 90, e é no início anos 2000 que surgem os primeiros fones de ouvido com esse tipo de tecnologia.

Conceito de fone de ouvido Bluetooth

O grande aspecto da rede Bluetooth é ter uma rede privada sem fio, por onde os dados e informações são partilhados, projetado para baixo consumo de energia e alcance.

No caso dos fones de ouvido Bluetooth, uma vez ligados, eles se tornam parte de uma rede sem fio privada, funcionando como um transmissor e receptor do sinal.

como funcionam os fones de ouvido Bluetooth

A ótima qualidade do som, sem interferências e ruídos, acontece por conta das configurações de frequências de rádio, programadas por meio de algoritmos complicados, que garantem a transmissão e a recepção do sinal pelo fone de ouvido.

Por exemplo, ao analisar o celular vai ser a fonte primária de onde o fone vai se conectar, e ele vai poder se conectar a outros aparelhos.

Por outro lado, o fone de ouvido, que vai depender da conexão com esta fonte primária, não vai conseguir completar a conexão com algum outro fone de ouvido, por exemplo.

Como é que a tecnologia Bluetooth funciona?

Ajustar uma conexão Bluetooth entre dois dispositivos é acelerado e fácil. Como foi visto, essa rede particular vai acontecer por causa do emparelhamento dos fones de ouvido sem fio com o smartphone ou outros dispositivos.

Para dar início ao processo, é exigido que a opção de Bluetooth esteja ligada em todos os aparelhos. Assim que acharem na rede o acessório que é desejado, um link vai ser enviado para o aparelho com um código PIN. 

Este código deve ser colocado no telefone para permitir e ligar o emparelhamento. Vale ver que, em alguns contextos, o fone de ouvido vai se conectar de modo automático.

Como funciona a tecnologia Bluetooth

Quando a conexão é feita com sucesso, um sinal sonoro ou de luz é emitido. A partir daí, é possível fazer uso dos fones de ouvido sem fio.

Resumidamente, essa tecnologia sem fio Bluetooth faz uso de níveis de rádio para ligar vários modelos de dispositivos como, por exemplo, os notebooks e smartphones.

O Bluetooth faz uso de frequências de rádio, mais exatamente a frequência de 2,45Ghz e como essa camada de frequência é muito usada, é necessário garantir de algum modo que o Bluetooth não sinta interferência e não produza ela também. 

Para isso usam a comunicação por FH-CDMA, Frequency Hopping Code-Division Multiple Access, que vai permitir a atenuação das camadas de interferência, separando a frequência em cerca de 79 canais, ou em 23, dependendo do país em questão.

Por último, outro aspecto que chama muito a atenção para a versão 5 do Bluetooth é a maior capacidade de transmissão de dados em uma unidade de pacote. 

Já no Bluetooth 4 essa métrica é de 31 bytes por pacote, e no Bluetooth 5 esse valor é acrescido para 255 bytes por pacote.

As vantagens do fone de ouvido Bluetooth

Usar um fone de ouvido Bluetooth quer dizer, receber chamadas e ouvir música deixando as mãos livres para realizar qualquer tarefa. 

Tanto no emprego como em horas de lazer, este acessório também vai dar uma grande comodidade e conforto, pois, na prática, além das mãos, não vai ter fios que impeçam ou limitem muito os movimentos.

Um bom exemplo disso, é a pessoa se exercitando na academia para fazer as séries de exercícios ou mesmo na corrida, enquanto escuta música. No trabalho, vai poder receber chamadas de modo direto nos fones de ouvido, sem estar com o celular em mãos.

tecnologia Bluetooth dos fones de ouvido

Muito popular, e com várias vantagens, hoje encontram-se vários modelos e tipos de fones de ouvido que usam essa tecnologia. Com variados formatos e tamanhos, além de incontáveis marcas.

Em uma avaliação de fones de ouvido Bluetooth realizada pelo site Seletos, ali estavam classificados e escolhidos variados modelos por seus aspectos e funções de uso, que foram destacadas como ideal. 

Pode-se ver uma grande diversidade de valores, adequação de uso e tecnologias. É bom ressaltar que um fone de ouvido Bluetooth é usável em qualquer tipo aparelho que suporte Bluetooth, independente da marca, tipo ou design.

A bateria e o alcance

Como qualquer aparelho sem fio, a alimentação desses fones é realizada por meio de pequenas baterias que ficam embutidas.

A frequência e o baixo alcance do sinal Bluetooth foram criados para funcionar com pequena energia. Desse modo, o alcance vai depender da potência, e pode mudar de 1 metro até o seu máximo, que pode ser 50 metros, e vai depender do modelo optado.

Ver a bateria é essencial para pensar na duração e no quanto esses fones de ouvido duram. A duração da bateria também é muito variável, de acordo o modelo e tamanho do fone, alternando entre 4 horas até 50 horas de uso.

Alguns modelos de fone sem fio

A seguir vão ser mostrados alguns modelos de fone de ouvido. Cada um tem a sua especificação para ser comprado, assim como os drywall montagem, por exemplo:

  • Philips TAUH202BK/00;
  • i2GO TWS Air Pro;
  • JBL Tune 500BT;
  • Edifier W800BT Plus.

Esses são só alguns dos modelos de fone de ouvido sem fio que existem. Há ainda uma lista imensa, mas, esses são os que podem ser recomendados e encontrados com maior facilidade.

Considerações finais

Uma das características centrais da tecnologia de um fone sem fio é a grande qualidade, e  também o conforto de uso, bem como a integração com microfone.

Como já foi afirmado, a qualidade do sinal de som por meio da conexão Bluetooth é de alta qualidade e estável. 

Assim como uma madeira cambara aparelhada, que são de altíssima qualidade para as construções, e por isso tem tido espaço no mercado, como o fone de ouvido sem fio.

periféricos e hardwares para PC para importar da China

E o que pode acabar interferindo e ajustar a experiência são as outras tecnologias integradas, tais como os bloqueios de ruídos e áudio mais espacial, que tem como meta desenvolver uma melhor qualidade do som e uma boa experiência ao usuário.

Como uma empresa que trabalha com a venda de fantasia de índio feminina, pode fazer a integração desse produto com alguns outros, para que possa ficar interessante.

Quanto ao microfone, há fabricantes que adicionam microfones duplos para filtrar bem os ruídos que são emitidos mais distante do som emitido pela boca, aprimorando a qualidade da voz em um bate-papo.

Por fim, importante ressaltar que, como um registro da ANTT, para que se faça manutenção em fones de ouvido sem fio, é necessário ir em um local com registro de autorização para isso, para que o produto tenha garantia e mantenha sua qualidade.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.