Você sabe como usar fones de ouvido corretamente? É verdade que os fones de ouvido podem prejudicar a audição? Saiba mais sobre essas dúvidas.
Praticamente todos já usaram em algum momento ou usam atualmente esse dispositivo cada vez mais comum e moderno, principalmente as pessoas mais jovens e antenadas nas tendências.
O fone de ouvido é um acessório que costuma vir junto aos celulares, esse item pode variar muito em relação ao preço, modelos, tamanhos ou potência para atender melhor a exigência dos usuários.
Para os amantes da música ou os querem simplesmente ignorar o som do ambiente em que estão, é preciso tomar alguns cuidados quanto ao uso dos fones de ouvido.
Não é de hoje que ouvimos falar que usar fones de ouvido pode causar complicações futuras ou até certos problemas de audição a curto prazo.
O que pode até causar uma dúvida em nós é a seguinte pergunta: Usar fones de ouvido sempre é prejudicial? Vamos considerar alguns pontos.
- 1 – O volume
O limite de decibéis (dB) que o ser-humano consegue ouvir sem que haja comprometimento em sua audição é de 85 dB, por até 8 horas exposto a essa intensidade.
Se a intensidade aumentar, para que não haja danos a sua audição, o tempo deve ser reduzido pela metade a cada 5 dB “extras”. Por exemplo: se a intensidade for 90 dB, o tempo limite cai para 4 horas, e assim por diante.
Alguns aparelhos eletrônicos que reproduzem mp3, como notebooks e celulares, por exemplo, podem variar sua intensidade máxima de 90 a 120 dB.
Os especialistas no assunto sempre aconselham a manter o volume de seu aparelho quando usar fones de ouvido a, no máximo, 60% de sua capacidade máxima por uma hora.
Se houver necessidade de continuar a usá-lo, recomenda-se uma pausa de alguns minutos e, se possível, a diminuição do volume.
- 2 – O fone de ouvido
Diante dos muitos modelos e tamanhos disponíveis ao consumidor, escolher o modelo certo pode evitar danos a sua audição. Especialistas aconselham os fones maiores, que cobrem toda a orelha.
Isso porque ele isola os ruídos do ambiente e permite que você ouça bem suas músicas num volume mais baixo.
Este tipo de fone é mais confortável para os ouvidos, diferente dos menores, que se alocam mais perto das células auditivas, fazendo o som chegar com mais força.
- 3 – Quando escuta a música
Também leve em conta o estilo de música que você ouve e as situações em que vai ouvi-la.
Especialistas aconselham a não dormir com fones de ouvido, tanto pelo material plástico do fone que pode se tornar tóxico para o ouvido quanto pelo longo tempo de exposição ao som.
Como vimos no ponto 2, é importante também escolher corretamente o local onde vamos ouvir.
Se você se incomoda com o barulho do ambiente em que está, muito provavelmente expor o seu ouvido a mais sons poderá ser prejudicial dependendo de onde esteja.
Então, fica claro que o uso em si do fone de ouvido não é prejudicial, desde que se leve em conta o tempo, o volume, o tipo de fone e o local que usa.