vantagens da inteligência artificial para e-commerce
Negócios Utilitários

E-commerce: 5 novidades da Inteligência Artificial para o setor

A Inteligência Artificial para E-commerce oferece inúmeras vantagens, como: aumento das vendas, controle dos dados, busca inteligente e satisfação do cliente.


E-commerce, também conhecido como comércio eletrônico, está relacionado às vendas de produtos e serviços pela internet.

De forma geral, todas as transações são realizadas por meio de plataformas online, desde o pedido até o pagamento.

Essa modalidade de compra e venda cresceu muito nos últimos anos porque os consumidores perceberam o quanto é vantajoso comprar o que precisam sem sair de casa e receber tudo no conforto do lar.

Ao mesmo tempo, os empreendedores enxergaram nessa modalidade de negócios uma grande oportunidade de ter sua própria empresa, por custos muito menores e ao mesmo tempo acompanhar as tendências do mercado.

As plataformas e-commerce surgiram por conta da popularização da internet e devido aos avanços tecnológicos dos últimos anos. Por ser mais uma facilidade trazida pela tecnologia, pode e deve usar recursos inteligentes para vender mais.

Ultimamente, cada vez mais empresas estão investindo em inteligência artificial para e-commerce, principalmente no atendimento ao cliente. São negócios dos mais variados setores e plataformas de vendas podem aproveitar essa mesma facilidade.

Neste artigo, você vai entender o conceito de e-commerce, descobrir como a inteligência artificial ajuda a aumentar as vendas e as vantagens que ela traz para esses negócios.

O que é e-commerce?

E-commerce, também conhecido como comércio eletrônico, é um modelo de negócios estruturado na internet, e vende suas soluções por meio de canais digitais, usando ferramentas online.

Como fazer compras online com segurança

Para funcionar, ele vai muito além da criação de um site. Isso porque também depende de uma boa estrutura de funcionamento. É assim que será capaz de digitalizar a venda, além de abrir as portas para outras automações, como:

  • Atendimento ao cliente;
  • Marketing;
  • Finanças;
  • Estoque.

Uma loja online que vende produtos para tratamento de concreto aparente consegue facilitar e agilizar o trabalho em muitas frentes, mas precisa trabalhar muito bem as questões logísticas.

Por se tratar de um modelo de negócios moderno, deve investir em diferentes recursos tecnológicos para crescer, e um dos mais importantes é a inteligência artificial.

Como a inteligência artificial melhora as vendas

A inteligência artificial para e-commerce é uma tecnologia que pode ser usada pelas plataformas de lojas virtuais, trazendo muitos benefícios para as vendas.

Isso é importante porque o número de conversão nos sites de venda ainda é muito baixo no Brasil, pois a cada 1000 pessoas que acessam a plataforma, apenas 16 compram alguma coisa.

Mas, por meio da inteligência artificial, as vendas se tornam mais intuitivas e prazerosas, trazendo melhorias significativas na experiência de compra e naturalmente aumentando a taxa de conversão.

É possível alcançar o nível de personalização que atenda o usuário de forma única. Um exemplo disso é o uso da solução por meio de vitrines dentro da loja, permitindo que o varejista escolha onde as vitrines vão aparecer.

inteligência artificial para e-commerce aumenta as vendas

Por exemplo, uma loja que vende instrumentos para aula de violão para crianças pode expor sua vitrine na página principal, na página de produtos, no carrinho de compras, em buscas sem resultados, dentre outras possibilidades.

O recurso consegue entender o comportamento de consumo do indivíduo, faz uma análise de todas as vendas, personaliza as páginas e verifica em quais produtos o usuário clicou.

Depois, forma um catálogo com ofertas personalizadas, dentro do portfólio de produtos do e-commerce. Usando as informações adquiridas como base, a máquina aprende a vender dentro da plataforma.

As vitrines vão se adequar ao comportamento das pessoas, levando o melhor produto para o perfil do cliente, uma vez que ele já foi reconhecido anteriormente.

A inteligência artificial também identifica quando o consumidor precisa de um incentivo para finalizar a compra. Ela acompanha o usuário e sabe que ele está pesquisando sobre um produto há algum tempo, analisando preços se tem frete grátis.

Quando acessar o site novamente, o recurso vai fazer com que apareça uma pop-up na página de navegação para mostrar um produto que já estava sendo explorado.

A janela mostra uma foto do produto desejado, por exemplo, telhados de vidro, oferecendo um cupom de desconto, frete grátis ou até mesmo uma contagem regressiva para fazer com que o consumidor tome uma decisão.

Mas, não se preocupe porque o recurso é mostrado em momentos estratégicos, e se o cliente realmente quiser adquirir a mercadoria, não vai pensar duas vezes.

A inteligência artificial para e-commerce também pode ser usada para simular um vendedor virtual, sem nem mesmo perguntar para o cliente o que ele está procurando.

A cada nova visita, ele terá uma experiência nova, com base no comportamento e nas visualizações do visitante.

Vantagens da Inteligência Artificial para o E-commerce

Investir em inteligência artificial para o e-commerce traz muitas vantagens para as marcas e os consumidores. Dentre as que mais ganham destaque estão:

  • Melhora a experiência do cliente

Esse recurso melhora consideravelmente a experiência do cliente, pois o usuário poderá visitar o site de maneira intuitiva e encontrar tudo o que procura.

Tudo será personalizado, de acordo com o perfil dos consumidores, uma vez que a tecnologia reconhece suas preferências.

captar novos clientes

Desde uma loja online de filhotes american bully micro até uma plataforma especializada em equipamentos eletrônicos, todos conseguem aumentar suas vendas.

O cliente tem mais autonomia para resolver seus problemas e dúvidas rapidamente, sem precisar entrar em contato com a marca.

Por conta disso, terá uma experiência mais confortável, o que interfere positivamente na decisão de compra.

  • Disponibilidade integral

Mesmo que o proprietário da plataforma não esteja trabalhando, o site vai vender seus produtos e serviços 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.

Isso é muito vantajoso para o cliente porque ele pode comprar os produtos que precisa, no horário mais confortável para ele, ao passo que o lojista pode vender e lucrar também a qualquer momento.

  • Controle sobre interações e dados

Uma loja online de sistemas de direção hidráulica encontra na IA uma maneira de controlar os dados e as interações de seus clientes.

O que é CRM

Sistemas que utilizam inteligência artificial obtêm informações mais objetivas, e os registros e solicitações dos clientes podem ser armazenados, facilitando a comunicação no futuro.

Os robôs também fazem análises comportamentais, ajudam a criar campanhas e elaboram ofertas que despertam o interesse do usuário, consequentemente melhorando os resultados do negócio.

Novidades da Inteligência Artificial para o e-commerce

As plataformas e-commerce podem usar a inteligência artificial de muitas maneiras, e dentre as que mais se destacam estão:

1. Automação de armazém

O comércio eletrônico precisa fazer um bom trabalho logístico, de armazenamento, entrega e transporte.

A inteligência artificial para logística no e-commerce é fundamental para que as lojas possam reduzir custos e aumentar os lucros.

Estratégias de distribuição e Inteligência Artificial para e-commerce

Hoje em dia, uma gráfica especializada em cartões de visita pode usar algoritmos para automatizar os processos de armazenamento, categorização e classificação, trazendo mais rapidez e eficiência para as entregas.

2. Precificação dinâmica

Automatizar a precificação facilita a gestão da plataforma, visto que quando o mercado oscila, os gestores costumam checar os dados de vendas e informações externas para ajustar os preços, mas é necessário considerar a concorrência.

Em períodos de aumento da demanda, como no caso da Black Friday e Natal, a inteligência artificial consegue fazer a precificação de maneira dinâmica, visto que compreende uma grande quantidade de dados para definir o preço.

3. Mecanismo anti-abandono de carrinho

Quando o cliente procura uma funilaria e pintura mais próximo, pode fazer o orçamento e optar ou não pelo serviço.

Segurança na hora de comprar ou contratar um serviço pelo celular, Inteligência Artificial para e-commerce

Da mesma forma, quando o usuário acessa o site, pode colocar produtos no carrinho, mas sair sem concluir a compra.

A inteligência artificial pode ser usada para trabalhar essa questão, pois vai analisar os dados do cliente e enviar e-mails automáticos com conteúdos personalizados para que ele não se esqueça de finalizar a compra.

4. Busca inteligente

Se o cliente pesquisa algum produto no campo de busca da loja e não encontra o que precisa, provavelmente vai comprar em outro lugar, mas a inteligência artificial evita que a empresa perca oportunidades de vendas.

Consumidora realizando compra on-line, Inteligência Artificial para e-commerce

Ela restringe os resultados de busca para encontrar resultados relevantes para o usuário. Quanto mais simples, dinâmica e intuitiva ela for, mais facilidade trará para o visitante, que provavelmente vai comprar.

5. Sistema de recomendação

Uma empresa terceirizada de limpeza e segurança também pode impulsionar suas vendas, ajudando o usuário a encontrar o que precisa.

Dentro das plataformas de vendas, a inteligência artificial analisa o comportamento do indivíduo, considera suas preferências e faz recomendações compatíveis com seus hábitos de consumo.

Considerações finais

A inteligência artificial é um recurso inteligente e que cada vez mais é usado por empresas de diferentes setores.

O e-commerce é uma modalidade de compra e venda moderna, por isso, nada mais natural do que usar a tecnologia a seu favor.

A inteligência artificial pode beneficiá-lo de muitas formas, facilitando os seus processos e melhorando consideravelmente o número de vendas.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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