Dicas para ser mais produtivo no trabalho home office - Veja 5 dicas de como ser mais produtivo no home office.
Produtividade Profissão TI

Veja 5 dicas de como ser mais produtivo no home office.

Trabalhar de casa pode ser um grande vilão para a sua produtividade se você não souber se cuidar.


Quem não gostaria de trabalhar de casa, se a empresa permitisse? De fato, esse modelo de negócio tem sido cada vez mais um atrativo em vários tipos de vagas no mercado de trabalho. Teoricamente, a prática promove economia com energia, internet, descolamento do funcionário, entre outros.

Mas, como também se sabe, nem todo mundo foi feito para conseguir trabalhar assim, tão livremente. Há quem seja extremamente organizado e consiga gerir o seu próprio dia de atividades separando muito bem todos os deveres e prazeres do home office.

Mas, há quem confunda os pés pelas mãos e comprometa tudo o que deveria ser feito. Trabalhar de casa pode ser uma ótima oportunidade, e você só precisa ficar atento a algumas questões para ter total sucesso.


≡ Confira abaixo algumas delas:


1 – Tenha uma rotina

Mesmo que você esteja trabalhando de casa, é bom que você mantenha uma rotina de trabalho como se estivesse na empresa. Dessa forma, você não vai relaxar a ponto de perder os seus prazos. Acorde, tome banho, tome o seu café da manhã e comece a trabalhar no mesmo horário.

O mesmo serve para o fim do expediente. É muito comum que, por estar em casa, as pessoas pensem que trabalhar nunca tem fim. Não precisa ser assim e a longo prazo isso pode contribuir para um desempenho ruim. Comece e termine o dia como se estivesse na empresa.


2 – Não trabalhe da sua cama

A tentação pode ser grande, mas o melhor que você pode fazer pela sua produção diária é investir em móveis ergonômicos. Fuja de trabalhar de pijama deitado na sua cama, sente numa bela cadeira confortável e passe bem o seu dia de trabalho.

Não ter uma postura como essa pode parecer ótimo para você no começo, mas a longo prazo pode causar perda de concentração, dores e até lesões. Procure ter uma postura de trabalho adequada para poder desfrutar dos benefícios de trabalhar de casa sem culpas.

Dicas de como ser mais produtivo no trabalho Home Office.

3 – Blinde-se dos barulhos e problemas de casa

Existe um motivo para você focar bem mais no trabalho estando no trabalho e não em casa: você não está em casa, obviamente, está no trabalho, longe de diversas distrações que podem te atrapalhar.

Procure ficar alheio aos barulhos da vizinhança, investindo em fones de ouvido que possam te livrar de possíveis sons, nada de porteiro solicitando a sua presença em alguma reunião em período comercial ou algo do tipo. Proteja-se desses contratempos e sua produção pode ir bem melhor!


4 – Seja flexível

O grande segredo do home office, na realidade, é a flexibilidade. Se você está no escritório e termina todas as suas atividades, você ainda está no escritório, certo? Em casa, não, você está liberado para aproveitar esse tempo livre como bem entender.

Veja bem, ninguém está dizendo para você esquecer suas atividades e partir para o aproveitamento do tempo livre estando cheio de atividades para terminar, tempo livre subentende que suas tarefas (ao menos do dia) foram acabadas. Se dê esse prazer quando puder!


5 – Livre-se da bagunça

Nada pior para a sua produtividade do que estar trabalhando em uma casa totalmente desorganizada. A nossa vida moderna tem dessas, certo? Os espaços são cada vez menores, e a cada nova mudança, uma nova adaptação na nova casa ou apartamento.

Às vezes o que cabia no anterior não cabe no atual, então você fica preso, num lugar menor, cheio de coisas que usa apenas ocasionalmente. Você pode, na realidade, resolver isso de maneiras muito simples, como alugando um espaço em alguma empresa para armazenar suas coisas.

Os boxes disponibilizados em um self storage pode te oferecer uma verdadeira extensão da sua casa. Auxiliando no armazenamento de equipamentos esportivos, itens de mudanças, itens de uso sazonal e tudo isso pode ser guardado e ainda ficar ao seu alcance sempre que precisar (a chave fica com você).

Luis Carlos Sá
Formado em Análise de Sistemas, blogueiro e um apaixonado por tecnologia.
http://www.infotecblog.com.br/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.