O que é Slack e como instalar
Produtividade Software

Conheça o Slack e saiba como usá-lo em home office

O slack que é um software empresarial foi de grande importância para estimular a mudança digital nos negócios durante a pandemia que se passou em 2020.

O trabalho remoto se tornou a estratégia mais eficaz para aquelas empresas que não podiam parar suas rotinas, e principalmente, para não espalhar a doença.

Para isso, as empresas de todos os tamanhos e ramos buscaram novos canais de comunicação com o intuito de engajar suas equipes e seu público com a tecnologia.

Em todo o ano de 2021 os gastos com a infraestrutura no mundo inteiro passou dos bilhões de dólares, e boa parte deste valor foi investido nos softwares como o Slack.

Com o intuito de ajudar os leitores a conhecerem mais sobre o slack, o artigo a seguir explicará um pouco mais sobre ele, como usá-lo, as vantagens e dará algumas dicas para usá-lo no home office.

Entenda o que é slack e como utilizar

O slack nada mais é do que um app de comunicação, ou seja, de mensagens, ele é totalmente baseado na nuvem para os trabalhos em equipe.

Nele os colaboradores de uma empresa de aluguel de cama de hospital podem conversar por texto, por vídeo, ou por chamada de voz.

Durante a pandemia o slack e muitas outras ferramentas do tipo, dobraram os seus números de usuários, hoje em dia ele conta com mais de 159 mil usuários pelo mundo.

como usar o Slack

E ele não serve apenas para a comunicação interna da empresa, pois pode ser usado para falar com pessoas de fora do negócio também, como os fornecedores e até os clientes.

Isso ajuda muito na otimização do tempo das pessoas envolvidas, já que a sua praticidade elimina a precisão de comunicação por e-mail e ajuda as pessoas a se organizarem para atender suas demandas.

Em uma distribuidora de forro de isopor decorado para teto, o slack pode ser usado tanto em dispositivos móveis quanto em desktops.

Isso ajuda os usuários a terem a flexibilidade que precisam e ficarem por dentro dos assuntos necessários a todo momento e em qualquer lugar que estejam.

Para usar essa ferramenta basta ter uma conta Google ou um e-mail do próprio negócio, além de ter outras pessoas para chamar para participar.

O objetivo principal do Slack é ajudar na fácil comunicação dos assuntos que as organizações precisam tratar com os diferentes grupos que elas têm dentro do negócio.

Portanto, é necessário criar o espaço de trabalho de acordo com os setores do negócio, das demandas das equipes, e muitas outras especificidades.

Isso ajuda a aumentar a produtividade no negócio de venda de banho de cobre alcalino, já que os colaboradores conseguem manter o foco em funções que eles raramente se interessam.

Ajuda também no engajamento entre as pessoas que participam, levando em conta atualizações que permitem reagir a mensagens e mencionar pessoas ou tarefas específicas.

Vantagens de usar o Slack em uma empresa

A seguir, algumas das principais vantagens para os negócios que resolvem inovar suas comunicações no campo da tecnologia e aderem ao uso do slack.

Centraliza o trabalho e a equipe

O slack ganhou fama entre as pessoas que começaram a usá-lo por ser um substituto do e-mail com um sistema de comunicação integrada, mas a plataforma tem muito mais do que isso.

Existe a possibilidade de criar canais de comunicação entre os membros de uma equipe, entre mais de uma equipe, e até mesmo com os colaboradores de toda empresa.

E tudo isso é usado em um sistema de fácil integração e totalmente personalizável para rifas as necessidades das equipes de uma empresa vendedora de ribbon zebra zt230.

Assim toda comunicação pode ser centralizada, e isso é muito útil para o controle organizacional da empresa, pois melhora a produtividade da equipe.

Armazena dados a longo prazo

O que difere o slack das demais plataformas de comunicação empresarial é a possibilidade de armazenamento de dados e de mensagens para os diferentes usuários.

E isso só é possível porque ele conta com um servidor de armazenamento na nuvem próprio, onde todos os usuários são ligados ao canal de comunicação criado para a equipe.

Recuperar dados excluídos do Pen Drive

No plano gratuito o armazenamento dos arquivos pode ser de até 5Gb, e o histórico de mensagens no chat pode chegar a até 10 mil.

No plano pago, o histórico de mensagens é limitado apenas a nuvem de armazenagem, ele vai de 10Gb se comprado o plano padrão, já no plano enterprise grid chega a até 1 Tb.

Slack se integra com outros apps de produtividade

Mesmo que o slack seja uma plataforma que conta com vários recursos exclusivos, alguns programas e ferramentas são indispensáveis para algumas empresas.

Por isso, a plataforma disponibiliza a opção de fazer a integração com alguns aplicativos, isso ajuda a realizar o trabalho sem sair do slack, os principais deles são:

  •  Twitter;
  • Google Docs;
  • Zoom;
  • Mailchimp;
  • Trello.

Essa funcionalidade mostra a alta capacidade do slack de se adaptar ao que seus usuários precisam, e também ajuda na produtividade dos colaboradores da empresa de serviços de fechamento de varandas em vidro.

Se ele não precisar sair da plataforma do slack para abrir os demais programas ou aplicativos para realizar o seu trabalho, otimizada muito tempo.

Bots facilitam a interação e o trabalho da equipe

Os bots ficaram muito populares nas redes sociais principalmente por estarem presentes em várias discussões sobre fraudes e até manipulação em eleições.

Embora essa fama tenha vindo em situações conturbadas, eles têm sido utilizados para auxiliar os usuários em várias tarefas específicas nos últimos anos.

Criar personas pode ajudar a sua empresa crescer

No slack eles são usados exatamente para ajudar a aumentar e a desenvolver melhor a eficiência e a produtividade do trabalho das equipes.

Na plataforma é possível criar bots para tarefas exatas, como o envio de notificações automatizadas para cada um dos usuários.

Disponível tanto em smartphones quanto no PC

Nos últimos anos o conceito de home office começou a ser muito aproveitado pelas empresas, e com o trabalho deixando de ter um local fixo as plataformas online começaram a oferecer mais vantagens ainda.

Com o slack é possível acessar os recursos onde e quando precisar, seja em um computador em cada ou no smartphone através do aplicativo.

Com isso, a equipe de criação de uma empresa que fornece serviços de revestimento em PVC para parede pode trabalhar junta em qualquer lugar que esteja.

Dicas para o home office

Por fim, conheça agora essa lista com 5 dicas funcionais do slack que podem ajudar a aumentar ou a melhorar a produtividade do trabalho em home office de um negócio. São elas:

  1. Use tanto a versão para celular quanto para computador

Como já mencionado, é possível acessar o slack tanto no computador quanto nos dispositivos móveis, o que torna as equipes mais produtivas.

Para instalar o app no computador é necessário acessar o site e fazer o download da versão que corresponda ao sistema operacional do computador.

Itens Ergonômicos para trabalhar em casa

É possível também acessar o slack pelo próprio navegador, para quem não deseja fazer a sua instalação essa é uma boa opção.

  1. Aproveite os atalhos

As dezenas de atalhos de teclado que o slack tem para aqueles que estão com pressa são uma ótima maneira de agilizar os trabalhos.

Dentre todas as opções disponíveis para uma empresa fabricante de ponte rolante manual, é possível encontrar algumas como:

  • Editar mensagem;
  • Marcar como não lida;
  • Expansão de canais;
  • Formatação de textos;
  • Preenchimento automático.

Para fazer a verificação das opções, no próprio software em que o usuário navega é possível abrir uma conversa e usar o comando “Ctrl/” (Windows) ou “Command/” (mac OS)

  1. Sincronize os calendários

Uma outra possibilidade do slack é a de sincronização dos calendários, ele permite a integração dos compromissos dos usuários para manter todos atentos no que acontece.

É possível fazer a sincronização abrindo o slack e na barra de preferências clicar em “apps e integrações”, depois procure baixar e logar no serviço de calendário que preferir.

  1. Programe o não perturbe

Quase ninguém gosta de ser interrompido fora do horário de trabalho, por isso, o Slack ajuda os usuários a definir os horários que desejam ser notificados.

A aba “você” permite a definição do horário de trabalho e depois desse tempo permite silenciar o app até o outro dia.

Considerações finais

No período de pandemia ferramentas como o Slack chamaram muita atenção das empresas que não podiam parar os seus serviços, pois ajudavam a conectar equipes e também os clientes com a empresa.

Com ele uma empresa fabricante de esmerilhadeira para alugar centraliza informações importantes para ajudar as equipes a cumprirem suas tarefas.

Para quem não conhecia o Slack vale a pena conhecer esse software que automatiza várias etapas da rotina de uma empresa.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.