diferença entre elétrica e eletrônica
Carreira Dicas

Conheça 3 diferenças entre elétrica e eletrônica

Neste artigo você irá conhecer as principais diferenças entre a elétrica e a eletrônica e entender porque essas áreas estão diretamente ligadas.


É muito comum que, no dia a dia, tratemos elétrica e eletrônica como termos sinônimos. De fato, são duas áreas incrivelmente interligadas.

Isso porque, de maneira bastante resumida, a eletricidade é responsável pelo fornecimento de energia que faz a eletrônica funcionar. A eletrônica, por sua vez, é responsável pelo controle e processamento da energia elétrica.

Mas apesar de serem intimamente dependentes, existem algumas diferenças significativas entre elas. Neste post, vamos explorar as principais diferenças entre a elétrica e a eletrônica.

As 3 principais diferenças entre elétrica e a eletrônica 

1) As áreas de estudo são diferentes

A elétrica é a ciência que estuda a geração, o transporte, a transmissão, a distribuição e o controle da energia elétrica. 

A eletrônica, por outro lado, é a ciência que estuda a manipulação da energia elétrica para fins de processamento de sinais, ou seja, é o ramo que lida com dispositivos que usam energia elétrica para realizar uma variedade de tarefas.

2) Enquanto uma foca no micro, outra foca no macro

A elétrica está mais focada na infraestrutura que suporta a eletrônica. 

Por exemplo, os engenheiros elétricos projetam e constroem as usinas que geram a energia elétrica que alimenta as cidades. 

diferenças entre elétrica e eletrônica

Engenheiros elétricos também podem projetar e construir os sistemas de distribuição de energia que levam a energia elétrica para prédios e outras estruturas.

A eletrônica, por outro lado, está mais focada nos dispositivos que usam energia elétrica para realizar tarefas no dia a dia. 

Por exemplo, os engenheiros eletrônicos podem projetar e construir circuitos que permitem que os computadores funcionem, ou projetar e construir os dispositivos que permitem que as pessoas usem dispositivos eletrônicos, como telefones celulares e televisores.

3) Formações diferentes

Considerando as diferenças anteriores, é de se imaginar que os requisitos para a formação sejam diferentes, não é mesmo?

Se você pensa em trabalhar com elétrica e eletrônica, é hora de saber o que é preciso para se tornar um profissional de qualquer uma dessas áreas.

O que é preciso para trabalhar com eletrônica?

A formação necessária para trabalhar com eletrônica no Brasil é bem variada. 

Enquanto alguns cursos de graduação em eletrônica são oferecidos por universidades públicas, outros são oferecidos por institutos privados.

Além disso, a formação necessária para eletrônica no Brasil também pode ser obtida através de cursos técnicos ou profissionalizantes, ou por meio da graduação.

como diferenciar elétrica de eletrônica

Os cursos de graduação em eletrônica oferecidos por universidades públicas são, geralmente, mais abrangentes e teóricos. Já os cursos oferecidos por institutos privados tendem a ser mais práticos. 

No entanto, é importante ressaltar que a qualidade dos cursos de eletrônica oferecidos varia bastante, independentemente da modalidade (pública ou privada).

Os cursos técnicos em eletrônica são uma ótima opção para quem deseja ingressar rapidamente no mercado de trabalho. Costumam ter duração reduzida, em média dois anos, e são oferecidos por escolas técnicas ou profissionalizantes. 

Já os cursos de graduação costumam ter durações mais longas (de 3 a 5 anos) e costumam ser mais específicos.

O que é preciso para trabalhar com elétrica?

Para trabalhar profissionalmente com elétrica, é preciso ter ensino médio completo e curso técnico em eletricidade com duração mínima de dois anos, em instituição devidamente credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Além da formação acadêmica, é preciso realizar um exame de aptidão física e mental para comprovar que o candidato possui as condições necessárias para exercer a profissão, bem como passar em um teste teórico-prático. 

Funciona quase que como uma prova ou trabalho de conclusão de curso, para comprovar que você adquiriu todos os conhecimentos necessários para trabalhar profissionalmente nessa área.

Aprovado nestes exames, o candidato recebe a certificação de habilitação técnica que o credencia a trabalhar como eletricista profissional.

É importante atentar que os eletricistas devem seguir uma série de normas técnicas para execução dos serviços, garantindo a segurança do trabalho e dos consumidores. 

Dentre essas normas, é preciso conhecer principalmente as regulamentadoras, como a NR 10, que trata das instalações e serviços elétricos. Vamos saber mais sobre ela?

O que é a NR 10?

A NR 10 é a Norma Regulamentadora que estabelece os requisitos mínimos para a segurança em instalações e serviços elétricos. 

Assim, é a normativa responsável por estabelecer os critérios que devem ser observados para garantir a segurança em todas as etapas do processo de instalação e manutenção de instalações elétricas, desde o projeto até a execução dos serviços.

Curso NR10

Essa norma visa reduzir os riscos de acidentes, como choques elétricos, incêndios e explosões, que podem ocorrer durante o manuseio de equipamentos elétricos. 

A NR 10 também estabelece as responsabilidades dos empregadores e dos trabalhadores no que diz respeito à segurança nas instalações elétricas.

As atividades elétricas abrangidas pelo Curso NR 10 são: 

  • manutenção, operação, reparo, teste e inspeção de circuitos elétricos energizados ou não; 
  • montagem, desmontagem e manuseio de equipamentos elétricos; e 
  • execução de trabalhos em proximidade de partes energizadas. 

Todas essas atividades devem ser realizadas por profissionais capacitados e habilitados para trabalhar com segurança. Para isso, é necessário ter curso técnico específico na área ou experiência comprovada na execução desses serviços

Conheça os principais pontos definidos pela Norma Regulamentadora nº 10:

  • Requisitos mínimos para a segurança em instalações e serviços elétricos;
  • Responsabilidades dos empregadores e dos trabalhadores no que diz respeito à segurança nas instalações elétricas;
  • Medidas de prevenção de acidentes;
  • Equipamentos de proteção individual (EPI) a serem utilizados.

Já sabe qual é a sua área?

Você acaba de conferir as principais diferenças entre a elétrica e a eletrônica. Aprender as diferenças entre a elétrica e a eletrônica é essencial para se tornar um profissional qualificado nessas áreas. 

Engenheiro eletrônico

Agora, sabendo desses pontos, é possível escolher qual dessas duas áreas você pretende seguir na carreira profissional.

Ambos os ramos são extremamente importantes e requerem conhecimentos específicos, mas é possível se tornar um especialista tanto em elétrica quanto em eletrônica.

Para se tornar um profissional da área elétrica, é preciso ter conhecimentos em eletricidade e manutenção de redes elétricas.

Já para se tornar um profissional da área eletrônica, é preciso ter conhecimentos em circuitos elétricos, microcontroladores e programação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.