Se você decidir criar um logotipo para seu negócio, mas não sabe por onde começar, então recomendamos a leitura deste artigo. Aqui você vai aprender as vantagens de cada tonalidade e como escolher a melhor cor para o logotipo.
A presença de um logotipo pode aumentar o reconhecimento da marca, tornar sua empresa mais profissional para seu público.
A melhor coisa sobre como criar um logotipo para uma empresa é que todo o processo pode ser feito on-line usando o serviço de desenvolvimento de logotipo Turbologo.

Você sabia que uma paleta de cores bem escolhida pode criar uma ilusão visual e afetar sua psicologia?
Tendo aprendido o significado da cor, você será capaz de entender que emoções uma determinada cor no logotipo causará aos clientes potenciais.
O que é uma logomarca
O logotipo é um dos elementos da identidade corporativa da empresa. O logotipo deve corresponder ao nome da empresa, seu slogan, posicionamento, princípios e cores corporativas.
Para que todos estes itens sejam combinados entre si, é necessário desenvolver um design de logotipo de alta qualidade e único.
O logotipo não deve conter elementos desnecessários, ambigüidade e subestimação – esta é a única forma de causar a impressão correta e permanecer na memória.
Vantagens e opções de cores para o seu logotipo
Vermelho
A cor vermelha destacará seu logotipo na massa dos outros, pois nosso cérebro reage rapidamente à cor vermelha, atraindo assim a atenção.

Como resultado, uma pessoa a reconhece muito mais rapidamente do que qualquer outra cor. O vermelho é geralmente associado a coisas contrastantes como amor, raiva e luxo.
Exemplos de logotipos vermelhos: YouTube, Marlboro, Levi’s.
Azul
Mais de 40% das pessoas na Terra preferem esta cor. Ela afeta a consciência de uma pessoa da maneira correta, acalmando-a e infundindo confiança em você.

A cor azul estimula a atividade cerebral e abre seu potencial criativo.
Exemplos de logotipos azuis: BMW, Facebook, Ford, Oreo.
Amarelo
O amarelo é considerado a cor mais positiva e animada, mas não é tão simples quanto parece. De acordo com especialistas, a cor amarela simboliza felicidade, sucesso, riqueza, liberdade e sorte.

É escolhida por pessoas e empresas autoconfiantes, criativas e corajosas.
Exemplos de logotipos amarelos: DHL, Chupa Chips, Shell.
Verde
No processo de divisão das cores em tons quentes e frios, somente o verde permanecerá neutro.

Esta cor é um sinal de equilíbrio criado a partir de duas tonalidades opostas: vermelho e azul. Este equilíbrio é capaz de agradar seus olhos, tornando-o paciente e dando-lhe a explosão de energia necessária.
Exemplos de logotipos verdes: Starbucks, Lacoste, Xbox.
Laranja
O laranja é a cor mais popular na Ásia. Entretanto, o mundo inteiro a considera uma tonalidade positiva e enérgica.

Esta cor simboliza confiança e lealdade. Um logotipo brilhante e amigável que deve fazer com que sua confiança de cliente exija uma tonalidade laranja.
Exemplos de logotipos laranjas: Shopee, JBL, Alibaba.
Violeta
Sem dúvida, o roxo é a cor da magia e do mistério. O roxo representa a nobreza das pessoas e o luxo, mas a influência desta cor sobre uma pessoa pode ser imprevisível.

O púrpura pode ser uma grande fonte de inspiração que leva à criatividade e ao pensamento filosófico. Ele acalma as pessoas, impedindo decisões e ações indesejadas.
Exemplos de logotipos púrpura: Milka, FedEx, Viber.
Pink
A cor rosa age como um antidepressivo visual. Em uma sala rosa, as pessoas se tornam mais abertas quando falam, tantos escritórios psicológicos são feitos com elementos cor-de-rosa.

Exemplos de logotipos cor-de-rosa: O segredo de Victoria, LG, Barbie.
Preto
Na verdade, o preto é a ausência de cor, que está diretamente relacionada com as seguintes coisas: magia e rotina, elegância e timidez, clássicos e modernidade, luxo e simplicidade, paixão e modéstia.

Se você precisa fazer um logotipo realmente universal, então o preto será sem dúvida a solução perfeita para esta tarefa.
Exemplos de logomarcas pretas: Chanel, Yandex, Adidas.
Branco
Esta cor simboliza paz, bondade, inocência, clareza, divindade e liberdade. Sem dúvida, a cor branca é um clássico na escolha de um logotipo, especialmente em combinação com outra cor.

Exemplos de logomarcas brancas: Lexus, Wikipedia, Swarovski.
Como escolher a cor do logotipo
A cor principal escolhida para o logotipo não é tão simples quanto parece. Como regra, ela se torna parte integrante da identidade corporativa.
Esta cor pode ser usada como fundo para documentos corporativos, papelaria, uniformes, e assim por diante.
Você precisa descobrir as características psicológicas de cada cor a fim de encontrar uma tonalidade que atenda a todas as suas exigências.

Conduzir uma análise da concorrência sobre a cor do logotipo
Você precisa saber tudo sobre as ações dos concorrentes, não importa o que aconteça. Tal análise lhe dará informações valiosas e manterá seu tom.
Esta regra deve ser usada no processo de seleção de uma cor corporativa. Basta dar uma olhada nos logotipos dos concorrentes e descobrir as combinações de cores mais populares.
Além disso, a cor deve combinar com a empresa, portanto analise o público-alvo: sexo, idade, nacionalidade, perfil, e assim por diante.