o que é realidade aumentada
Atualidades Utilitários

Entenda como funciona a realidade aumentada

A realidade aumentada, ou AR como é mais comumente chamada, é a integração de objetos virtuais no mundo ao nosso redor. A ideia é criar uma experiência mais envolvente para o usuário, frequentemente usada em jogos.

Contudo, atualmente a realidade aumentada está sendo implementada por empresas com disponibilidade de altos investimentos em tecnologia, sendo inacessível para pequenas empresas ainda.

Por exemplo, uma grande empresa de higienização automotiva bancos pode fornecer uma experiência de antes e depois para demonstrar para o cliente os benefícios do serviço.  É uma tecnologia empolgante que tem muito potencial para ser usada no futuro.

A realidade aumentada é a fusão do mundo virtual com o mundo real. Mas, mais do que entender como funciona a realidade aumentada é importante saber como ela pode ser usada.

A realidade aumentada é uma tecnologia que sobrepõe os objetos virtuais com o que se encontra no mundo físico. Os objetos virtuais podem ser tudo, desde gráficos e textos até vídeos e objetos 3D.

Realidade Virtual no Mercado Imobiliária

O objeto virtual é então visto através de uma câmera ou dispositivo e parece estar dentro do ambiente físico do usuário. Assim, uma empresa de vigilante pode usar para monitorar espaços simultâneos e ativar sistemas a distância, por exemplo.

É uma visão direta ou indireta de um ambiente físico, do mundo real, cujos elementos são aumentados pela entrada sensorial gerada por computador, tais como som, vídeo, gráficos ou dados GPS.

Esta entrada pode ser usada para melhorar a percepção atual da realidade, podendo ser usada, por exemplo, por uma empresa que deseja analisar a blindagem carros teto solar

O uso da realidade aumentada é extremamente recursivo e abrangente, que explora a capacidade de criatividade e inovação humana. Sendo assim, os limites da realidade aumentada ainda estão longe de serem definidos. 

A entrada sensorial sobreposta nem sempre é uma simulação gerada por computador, mas pode ser derivada das entradas sensoriais existentes de um dispositivo eletrônico, como câmeras de vídeo, dados GPS ou captura de áudio.

O que é realidade aumentada?

Realidade aumentada é uma tecnologia que, de forma resumida, é a integração de elementos visuais do mundo real com tecnologias como câmeras.

Ela está relacionada a um conceito mais geral chamado realidade mediada, no qual uma visão da realidade é modificada, possivelmente até diminuída em vez de aumentada, por um computador.

Com esta tecnologia, o mundo real é aprimorado pela entrada gerada por um computador, como som e gráficos, de modo que os mundos virtual e real se misturam. Isso pode ser utilizado como uma forma complementar na rotina do dia a dia.

experiência virtual na área da educação

Realidade aumentada é uma experiência interativa de um ambiente do mundo real onde os objetos que residem no mundo real são “aumentados” pela entrada sensorial gerada por computador, como som, vídeo, gráficos ou dados GPS.

A realidade aumentada, curiosamente, está presente no cotidiano das pessoas. Por exemplo, quando alguém usa um aplicativo de mapa, ele indica o caminho mais rápido para o aeroporto através de uma simulação que imita o caminho real com precisão.

O dispositivo usa câmera e sensores para coletar informações sobre o entorno que depois usa para projetar uma imagem em uma tela ou dispositivo portátil com a precisão necessária para que um usuário possa tomar melhores decisões.

Assim, pode ser usada por uma empresa de serviço de limpeza geral para apresentar os serviços e promover a credibilidade da marca ao fornecer uma experiência personalizada para o cliente conhecer a área de atuação da empresa.

Realidade Aumentada (RA) é uma forma de apresentar informações que melhoram o que é visto no mundo real. Sendo assim, a realidade aumentada pode ser vista como uma extensão que complementa as experiências do mundo físico. 

Ela é chamada de aumentada porque a nova informação é adicionada ao mundo real e a experiência é aumentada com esta informação adicional ao usuário.

A RA não se destina a substituir o mundo real, mas sim a ajudar a melhorar e expandir a experiência no real, o que contribui para a orientação e tomada de decisão dos usuários.

Realidade Aumentada (RA) é a integração de transmissão de vídeo ao vivo com dados digitais, incluindo som, gráficos e feedback táctil que simulam o mundo físico.

O RA tem sido usado para uma variedade de propósitos, sendo o mais comum para fins de entretenimento, como em videogames ou para a visualização de obras de arte em museus.

Ela funciona conectando um feed de câmera do mundo real a um modelo gerado por computador ou animação em tempo real para que usuários possam ter uma experiência simulada mesmo à distância.

Contudo, agora a realidade aumentada tem sido usada, também, por uma ampla gama de indústrias, desde a medicina até a área imobiliária e militar. Por isso, uma empresa que vende armário escritório suspenso pode oferecer uma visualização personalizada.

realidade aumentada na indústria de jogos online

Também é usada em várias aplicações, tais como mapas, exposições em museus e até mesmo aplicativos para smartphones para divulgar um produto ou serviço, sendo um ótimo recurso para integrar com o conceito de storytelling do marketing digital. 

O termo realidade aumentada é a combinação de duas palavras ou dois conceitos. “Aumentada” significa acrescentar, mudar ou melhorar.

“Realidade” significa o mundo em que vivemos. Portanto, em essência, a realidade aumentada é o mundo ao redor com informações adicionais acrescentada a ele.

Como funciona a realidade aumentada

Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que cria uma imagem ou informação artificial, gerada por computador, sobre uma imagem natural. É o resultado da interação entre o ambiente físico e o mundo digital.

Em outras palavras, ela mistura o mundo digital com o mundo físico. É uma das tecnologias mais imersivas disponíveis hoje em dia que pode proporcionar uma experiência realmente personalizável para o cliente.

Sendo assim, uma empresa de terceirização de serviços administrativos pode utilizar a RA para personalizar a experiência do cliente.

Quais são as vantagens de investir em RA

A realidade aumentada é uma tecnologia que vem sendo pesquisada há décadas, e que agora está se tornando o principal meio de inovação.  

Uma das coisas mais interessantes sobre RA é que ela pode ajudá-lo a fazer qualquer coisa, desde comprar um carro até aprender sobre períodos históricos visualmente.

História da Realidade Virtual

A realidade aumentada é uma simulação gerada por computador de um ambiente do mundo real. Em outras palavras, é um conjunto de visões ao vivo de seu ambiente com objetos e informações adicionadas a eles.

O mais importante sobre a realidade aumentada é que ela não é um ambiente completamente virtual, mas sim uma versão melhorada do mundo real.

Algumas das vantagens de investir em realidade aumentada para uma empresa que faz manutenção climatizadores evaporativos por exemplo, podem ser:

  • Melhor experiência para o cliente;
  • Melhor apresentação do produto;
  • Melhor comunicação;
  • Otimização de processos;
  • Apresentação digitalizada.

Ao utilizar esta tecnologia pela primeira vez, os clientes possuem mais probabilidade de comprar um item em uma loja se pudessem experimentá-lo e ver como ele se apresentava.

Esta tecnologia tem um grande efeito sobre a indústria de varejo porque eles são capazes de oferecer uma experiência personalizada para os clientes conhecerem as lojas, produtos e serviços que podem ser prestados pela marca.

As pessoas gostam de experimentar um produto antes de comprá-lo, sendo a realidade aumentada muito importante para adquirir credibilidade no mercado.

Considerações finais

A realidade aumentada é uma tecnologia digital que pode sobrepor uma imagem digital à visão que uma pessoa tem do mundo real. Os objetos do mundo real não são substituídos pelos objetos digitais, mas sobrepostos uns sobre os outros.

Em contraste, a realidade virtual substitui ou bloqueia o mundo real com sua contraparte virtual. A realidade aumentada é tipicamente usada em aplicativos móveis e programas de computador para uma variedade de usos.

como funciona a AR

Em alguns casos, ela é usada para fornecer informações suplementares sobre um objeto ou cena em particular. Também pode ser usado para criar videogames interativos, ou para mostrar imagens de vídeo de locais remotos.

A realidade aumentada é uma tecnologia que já existe há algum tempo, mas que se tornou gradualmente popular nos últimos anos, sendo implementada em diversos setores que estão implementando cada vez mais as tecnologias digitais.

É um ambiente artificial que se sobrepõe ao mundo real, muitas vezes em tempo real, para mostrar objetos e informações virtuais para melhorar a experiência do momento.

Um dos benefícios da realidade aumentada é que ela pode ser usada em qualquer tipo de ambiente. Isto porque ela pode ser projetada em qualquer superfície, seja uma parede ou em uma tela.

Essa tecnologia é tão importante que pode ser implementada em uma empresa que trabalha com a venda de bateria de empilhadeiras para deixar seus processos mais automatizados.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.