Aprenda como limpar o Mac e aumentar a sua performance. Dicas úteis para realizar uma limpeza no seu sistema e turbinar o desempenho do computador.
Tal como a casa ou o carro, o seu computador também fica sujo e precisa ser limpo com alguma periodicidade. Mas, ao contrário de outros objetos, o Mac deve ser limpo por dentro – digitalmente.
Se o seu Mac está cada vez mais lento e você não sabe qual é a causa do problema, talvez seja uma boa ideia limpá-lo para aumentar o seu desempenho.
Mas em que consiste o processo de limpar o Mac? E fará com que o seu computador fique mesmo mais rápido?
A importância de limpar o Mac
Limpar o Mac aumenta não só a sua longevidade como o seu desempenho. O processo de limpar o Mac envolve três problemas fundamentais:
• Lidar com bugs em aplicações ou no próprio sistema;
• Pouco espaço em disco;
• Demasiados ficheiros inúteis no ambiente de trabalho ou arquivos de cache.
Como a limpeza do seu Mac influencia diretamente o desempenho da sua memória RAM (uma das principais condicionantes do desempenho de qualquer computador), é possível afirmar que um Mac mais limpo equivale a um Mac mais rápido. Mas qual é a maneira mais eficiente de limpar o seu computador?
Como limpar o Mac?
Existem duas maneiras de limpar o Mac: manualmente ou recorrendo a um programa externo que faça o trabalho por si.
Contar com a ajuda de um software específico de limpeza para Mac é uma das maneiras fáceis e rápidas de limpar o MacBook sem perder muito tempo.
Certos programas de limpeza para macOS são extremamente exaustivos a encontrar ficheiros desnecessários que “inundam” o sistema e afetam o desempenho do seu computador.
Contudo, existem várias alternativas de limpeza manuais que, mesmo sendo mais morosas, são muito úteis para aumentar o desempenho do seu Mac:
Limpar o cache
O cache é uma pasta que contém ficheiros de acesso rápido (como cookies do navegador). Por norma, os ficheiros contidos na pasta de cache não são fundamentais para o desempenho do seu Mac, pelo que podem ser removidos com alguma periodicidade.
Remover itens de início
Precisa mesmo de abrir a aplicação do calendário ou dos livros sempre que inicia o seu MacBook? Caso não precise, livre-se do máximo de itens de início que conseguir para melhorar o desempenho do seu Mac.
Pode fazê-lo acedendo a “Preferências do sistema,” clicando em “Utilizadores e grupos,” e selecionando “Itens de início.”
No menu “Itens de início,” utilize o sinal de subtração no fundo da janela para remover as aplicações não desejadas.
Esvaziar a reciclagem
A reciclagem contém todos aqueles ficheiros que foram eliminados – mas não para sempre – do seu Mac. Muitos utilizadores já esvaziam a sua reciclagem com bastante regularidade.
Caso esse não seja o seu caso, clique no ícone do Lixo e selecione “Esvaziar” para acabar de vez com ficheiros “fantasma” inúteis que podem estar a prejudicar o desempenho do seu Mac.
Para escolher entre “Esvaziar o lixo” ou “Esvaziar o lixo de forma segura,” consulte estas informações adicionais.
Apagar ficheiros grandes antigos
Quanto maior o ficheiro, maior será o seu impacto no desempenho do Mac. Procure por ficheiros grandes antigos ou não usados no(s) disco(s) do seu computador para libertar espaço na memória RAM e assim aumentar o desempenho do seu MacBook.
Instaladores de programas, jogos, ou filmes em HD tendem a ser particularmente pesados.