como ter sucesso abrindo uma loja fitness
Dicas Negócios

Passo a passo para o sucesso de uma loja fitness

Abrir uma loja fitness é o seu sonho como empreendedor? Neste artigo elaboramos algumas dicas para ter sucesso no mercado fitness. Confira!


A moda esportiva tem uma grande e crescente demanda nacional. Seja uma loja física ou virtual, o mercado fitness oferece números bons e atrativos para os empreendedores da área. 

Para obter uma boa fatia do segmento e se destacar da concorrência, confira nosso passo a passo para tornar sua academia um sucesso. 

1 – Entendendo os desejos do cliente 

A principal tarefa de qualquer negócio é satisfazer as necessidades e desejos das pessoas, certo? Em troca, a empresa deve produzir lucro para seus investidores

Para que o retorno apareça, é importante não esquecer o ponto de partida. Portanto, foque em uma loja fitness que realmente entenda o que o cliente deseja; e então dê a ele o que ele pede. 

Como divulgar a sua loja no Instagram

Obviamente, esta não é uma tarefa fácil. No entanto, o dever de casa do empresário é encontrar os requisitos e como agir em sua empresa para atendê-los. 

Ferramentas e estratégias familiares de marketing podem ser aplicadas para aprofundar o conhecimento do mercado consumidor. Isso inclui: pesquisas diretas, análise de pesquisas, clientes secretos, pesquisas personalizadas e muitas pesquisas! 

Uma boa e velha dica vale: converse com seu cliente! Ouça o que ele tem a dizer, o que acha do serviço, o que pode ser melhorado e como pode atendê-lo melhor. 

2 – Atualização! seja competitivo na sua loja Fitness

O mercado de moda fitness é competitivo. Segundo dados levantados pelo SEBRAE, o segmento conta com mais de 7.000 lojas especializadas em equipamentos esportivos no país. Segundo o levantamento, mais de 1 mil lojas ainda comercializam alguns produtos esportivos. 

Portanto, se você já tem uma loja de roupas esportivas ou planeja abrir uma, deve estar ciente da alta concorrência nesse setor. 

montar uma loja fitness

Nesse sentido, é importante considerar algumas questões: 

  • Participar ativamente de feiras e eventos 
  • Ler publicações e materiais sobre o mercado fitness 
  • Assistir a desfiles de moda e observar o que outras empresas têm usado 
  • Ver o que os influenciadores têm usado e como o público se sente sobre esses produtos 

Mas lembre-se: todas essas informações coletadas não devem ser usadas para cópia! É importante entender o que há de novo no mercado e como sua empresa pode abraçar essa tendência. 

Para dar o primeiro passo, é importante conhecer o perfil do seu público-alvo. Dessa forma, você e sua equipe aprenderão a adaptar as inovações e tendências da moda esportiva para atender às necessidades dos clientes. 

Você também pode contribuir com inovações tecnológicas e de design tanto nas peças de venda quanto no funcionamento de sua loja.

Os clientes mudam de comportamento rapidamente e é importante fazer com que seu negócio atenda às expectativas do público. 

Por exemplo, as formas de compra deixaram de ser apenas em loja física ou em loja online. Hoje em dia, comprar e enviar com outros métodos de pagamento e envio está mudando a maneira como você compra. 

Então, pesquise sobre seus clientes e as novidades do setor – em relação a produtos e serviços – para seguir o terceiro passo para o sucesso da loja de esportes. 

3 – Faça ao cliente e tenha sucesso na sua loja fitness

O verão é a época mais movimentada para as academias? Um estudo recente sugere que talvez não. 

Segundo análise de Alfredo Ribeiro Cárdenas e Paula da Rosa Wernke, formados em educação física, o número de novas admissões diminuiu em dezembro e janeiro, enquanto o maior número de novos alunos ocorreu a partir de agosto. 

como fidelizar os seus clientes

Ou seja, o número de praticantes tende a aumentar no terceiro trimestre e a diminuir novamente no final do ano. Isto significa que cada vez mais pessoas procuram novas roupas e acessórios para os seus treinos esportivos. 

Então, aproveite o segundo semestre para aumentar suas vendas! E no primeiro semestre do ano, desenvolva estratégias para manter sua base de clientes. 

Além disso, o contato frequente com os clientes é importante. Portanto, entre em canais de comunicação como redes sociais, aplicativos de mensagens, sites e blogs. 

Finalmente, um bom atendimento ao cliente é uma das qualidades mais importantes que mantêm as pessoas comprando e voltando ao seu negócio. Por isso, treine e motive sua equipe para que o cliente venha até a loja em busca de mercadorias e saia satisfeito. 

Estas são apenas algumas sugestões a serem consideradas com base no perfil do seu cliente. Avalie as melhores formas de mantê-lo por perto e boas compras em seu negócio. 

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