e-commerce de sucesso
Dicas Negócios

5 dicas para ter um e-commerce de sucesso

O e-commerce é a possibilidade de realizar vendas pela internet, e essa é uma área que apresentou amplo crescimento nos últimos anos. Contudo, muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre como ter um e-commerce de sucesso.

Esse questionamento surge exatamente porque é preciso ter um conhecimento técnico das estratégias e ações que podem ser implementadas.

As compras no ambiente online têm crescido cada dia mais, o que faz com que novas pessoas se interessem pelo mercado de compras online

Sobretudo no período da pandemia, houve um aumento do número de vendas online, pelo fato da necessidade do isolamento social.

No entanto, essa é uma ação que veio para ficar, sendo necessário que o gestor de um negócio no ambiente digital conheça dicas e estratégias essenciais para alcançar um e-commerce de sucesso.

É sobre isso que falaremos neste artigo. Acompanhe a seguir!

Por que investir no e-commerce?

Mesmo com o avanço da internet e da era digital, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre os motivos pelas quais elas devem investir no e-commerce. Por isso, separamos algumas razões para que você não fique de fora dos avanços tecnológicos. 

Existem vários benefícios que o e-commerce pode proporcionar para as empresas, seja para aqueles que já possuem uma loja física e querem investir em uma loja virtual, como para as pessoas que desejam ingressar direto no ambiente virtual.

Impedir fraudes no e-commerce

No caso do e-commerce, sua loja pode vender 24 horas e isso é muito relevante. Afinal, não existe restrição de horário como é o caso da loja física. 

Outra questão é que o ambiente online se refere a um canal de vendas que funciona de modo dinâmico, seja versátil e ainda, podendo contar com um layout personalizado. 

No online, você consegue também explorar outras oportunidades para o seu negócio, investindo em inovação e criatividade.

Isso sem falar na importância da automatização do sistema no ambiente digital e da possibilidade de mensurar os resultados. Com isso, podemos resumir que os benefícios do e-commerce são:

  • Transmite informações com facilidade;
  • Promove um canal de vendas personalizado;
  • Agrega novas oportunidades de negócio;
  • Automatiza o canal de vendas;
  • Permite mensurar os resultados;
  • Possibilita venda 24 horas por dia.

Outro ponto importante é que ocorre uma redução do custo operacional, assim como de despesas que seriam tradicionais no ambiente físico. 

Diante de tantos benefícios, muitas pessoas têm partido para o investimento do negócio digital, mas para que isso dê certo, é necessário conhecer as particularidades do sistema. Falaremos sobre isso adiante!

5 dicas para ter um e-commerce de sucesso

Agora que você já sabe qual é a importância do e-commerce e o cenário desse negócio na sociedade, vamos conhecer 5 dicas essenciais para que sua empresa online tenha sucesso no crescimento de vendas e melhora na autoridade e credibilidade no mercado. 

Acompanhe os detalhes a seguir!

  1. Entenda sobre o mercado na área do digital

O primeiro passo para quem deseja trabalhar com um negócio online é entender que ele tem suas particularidades, principalmente ao ser comparado ao modelo de uma loja física. 

Isso parte desde o entendimento de uma estratégia de venda e marketing, a elaboração de um site, até aspectos técnicos ligados ao tipo de preço que será utilizado em seu produto.

estratégias de vendas para ter um e-commerce de sucesso

Dessa forma, é preciso entender se você venderá um produto (roupa, sapato, medicamentos) ou um serviço, como é o caso de uma aula ou curso, por exemplo. 

Ainda, é preciso ter o entendimento sobre como funciona o pagamento realizado no ambiente virtual, para evitar que você tenha problemas com o faturamento. 

Com isso, é muito importante compreender como funciona o mercado digital, não somente no aspecto técnico, mas também no que se refere ao segmento escolhido. 

  1. Pense na organização do seu site 

O seu site do e-commerce precisa entrar no ar e para isso, é possível contar com um especialista em tecnologia ou até mesmo, uma reciclagem de cobre para trazer orientações sobre como fazer isso. 

Existem diversas plataformas que estão disponíveis no mercado para quem deseja dar o primeiro passo nesse segmento, dentre as quais, podemos destacar:

  • Shopify;
  • Wix;
  • Magento;
  • Woocommerce;
  • WordPress.

Em algumas dessas plataformas é possível desenvolver um site bastante intuitivo e padronizado considerando o layout e proposta da sua empresa. 

Como o seu site precisa promover vendas, é essencial que exista um planejamento sobre sua estrutura, levando em conta também algumas características técnicas.

estratégias de otimização de sites e SEO na área da saúde

Por exemplo, você precisa verificar se o seu site é acessível para pessoas com deficiência, se ele possui uma velocidade rápida de carregamento e até mesmo, se ele é responsivo, ou seja, se adapta a diferentes telas. 

Além desses detalhes, pontos como problemas no carregamento e até mesmo, sites não amigáveis, precisam ser analisados e ajustados pois essas características costumam repelir os clientes. 

Outra questão sobre a parte técnica é pensar na segurança do seu site. Lembre-se que o cliente, para realizar compras no seu site, precisa se sentir seguro. Um dos critérios para que isso ocorra é que seu site conte com dispositivos de segurança. 

Dessa forma, o cliente não terá problemas em seu cartão no momento de fazer as compras. 

  1. Conheça seu público-alvo

Caso você tenha uma empresa de manutenção de nobreaks, por exemplo, é muito importante conhecer quem são as pessoas que compõem o público-alvo. 

Essas pessoas devem ser conhecidas, levando em conta suas particularidades, gostos e interesses. 

Somente dessa forma é possível atrair as pessoas e torná-las clientes em potencial do seu negócio.

Por isso, entendendo o mercado, é preciso visualizar quem é o público e consequentemente, produzir um material que seja direcionado. 

Lembre-se que cada vez mais a concorrência é maior pela internet, assim como no ambiente físico. 

Por isso, as empresas precisam ter um diferencial e isso se dá pela obtenção de informações sobre o cliente e o entendimento sobre os seus hábitos. 

Inclusive, essa é uma ação importante porque permite que sua empresa segmente o conteúdo, atingindo de forma específica o público. Em resumo, é importante que sua empresa saiba:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Classe social;
  • Rendimento;
  • Hábitos;
  • Preferências;
  • Interesses;
  • Localização geográfica. 
  1. Aposte nas estratégias de marketing para ter um e-commerce de sucesso

Para quem tem um site e deseja obter um diferencial competitivo, é essencial apostar e conhecer as estratégias de marketing que podem ser utilizadas. Elas são determinantes para que sua empresa tenha o sucesso necessário. 

Você precisa ter um conteúdo de qualidade e isso requer o conhecimento das técnicas de marketing de conteúdo e de inbound marketing (marketing de atração)

Outra questão é que existem vários tipos de conteúdo e eles devem respeitar a fase da jornada de compra do cliente. 

Marketplace para iniciantes

Em alguns casos, é preciso vender um produto, só que sem ser taxativo ou impositivo. Em outros, o convencimento ao cliente com agilidade será essencial. 

A equipe de marketing é responsável por fazer essa análise e conseguir identificar quais são as melhores estratégias que podem ser feitas a depender do negócio e do público.

Ainda, a equipe de marketing pode trabalhar em cima de técnicas orgânicas, como é o caso do SEO, ou da otimização de mecanismos de busca por meio de palavras-chaves, assim como estratégias pagas, como é o caso das redes sociais. 

Uma das vantagens das redes sociais, por exemplo, é o fato de podermos mensurar os resultados. 

A mensuração permite entender qual é a situação da empresa, assim como possíveis ajustes que podem ser feitos pela equipe, visando obter uma melhora dos resultados.

  1. Gerencie seu e-commerce com logística integrada

Outro ponto que sua empresa de conserto de Iphone precisa entender é que o ambiente digital também requer um bom gerenciamento do ponto de vista logístico, assim como o entendimento acerca do estoque. 

Na compra online, o cliente espera que o produto seja entregue em sua casa. Por isso, sua empresa precisa ter conhecimento acerca dos  processos de logística, visando evitar problemas como atrasos. 

É essencial também ter um controle e gestão do estoque para saber quais produtos precisam ser repostos e como isso pode ser feito. 

Dessa forma, é essencial que sua empresa tenha um controle de estrutura bem consolidado, levando em conta um cabeamento estruturado, investimento em softwares de gestão de empresas, dentre outros elementos. 

Falando em logística e entrega de produtos, é importante conhecer empresas que realizam esse serviço e que possam fazê-lo com bastante credibilidade, para que o material chegue no tempo certo e sem danos. 

Conclusão

As 5 dicas que apontamos neste artigo são a base para que você consiga ter um e-commerce de sucesso e possa crescer no mercado digital.

Não perca a oportunidade de conseguir consolidar sua empresa online, tendo um bom controle e gestão do negócio, assim como investindo em marketing, comunicação e monitorando os resultados. 

Por isso, não deixe seu negócio de fora dos avanços tecnológicos. 


Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.