como abrir um Micronegócio no Brasil
Finanças Negócios

Vantagens e desvantagens de abrir um micronegócio no atual mercado Brasileiro

Antes de abrir um micronegócio, é muito importante compreender quais são as vantagens e desvantagens do empreendimento, levando em conta o cenário econômico atual. 

Empreender é algo bastante desafiador, que requer planejamento, estudo e constante investimento no próprio negócio, em novas práticas e divulgação. Quando isso é aplicado corretamente, é possível alcançar o sucesso. 

Diante disso, neste artigo falaremos sobre o cenário do empreendedorismo no Brasil e traremos dicas sobre a atuação e desenvolvimento de um projeto no mercado. Para entender mais sobre a temática, prossiga a leitura!

Os desafios do mercado de trabalho e empreendedorismo

Como dito anteriormente, ter seu próprio negócio pode ser um grande desafio. No entanto, também é bastante satisfatório, trazendo desenvolvimento, motivação e propósito. 

Para isso, contudo, é necessário disciplina, planejamento e reconhecer os desafios que podem ser enfrentados na jornada.

O que é Empreendedorismo digital

O primeiro passo para começar a empreender é escolher a área em que gostaria de atuar, identificando algo que conheça e goste, mas que principalmente tenha demanda e necessidade do mercado

Por exemplo, promovendo uma solução para transporte seguro e ágil, caso identifique que as pessoas não conseguem ter acesso a esse tipo de serviço.

Além disso, existem vários elementos que precisam ser levados em consideração antes de tomar uma decisão sobre o segmento.

A pessoa precisa entender quais são seus gostos, interesses, assim como as habilidades que tem para essa determinada área. 

O cenário da profissão no mercado de trabalho também deve ser avaliado antes da escolha sobre investir em um negócio. Considere, por exemplo, qual a chance de desenvolvimento e expansão do segmento.

Por exemplo, existem profissões que são sempre requeridas, como é o caso de assessoria contábil para as empresas, que ajuda no processo jurídico e fiscal do negócio, assim como outras profissões da área da saúde e da tecnologia da informação. 

Além disso, cada vez mais atividades voltadas à tecnologia e informação são requisitadas. Por isso, avalie quais tendências existem e como o cenário mundial está se desenhando.

Outro desafio antes de começar a empreender é a falta de experiência no negócio, pois isso pode fazer com que a tomada de decisões seja mais dificultosa ou não tão adequada.

Nesse cenário, é importante buscar qualificação profissional, assim como realizar cursos e orientações com profissionais que já atuam na área. 

Lembre-se, contudo, que apenas você saberá o que é o melhor para sua visão de empreendimento, por isso, sempre se mantenha ativo e busque mais informações para aperfeiçoar o negócio. 

Outros fatores podem impactar no processo de escolha sobre em qual negócio investir ou que empresa abrir. A realidade do desemprego, assim como do mercado de trabalho, por exemplo, podem trazer incertezas ao novo empreendedor.

Diante dos desafios que surgem, contudo, é importante controlar a ansiedade, buscar a qualificação correta, assim como pensar em estratégias para desenvolver um planejamento antes de investir, considerando o capital já existente e o giro necessário a longo prazo, qual o objetivo de crescimento e até as formas de divulgação do negócio.

O passo a passo para abrir um Micronegócio no Brasil

A partir do entendimento sobre os desafios em abrir um negócio, seja na área de livros infantil cristão ou de outro segmento, separamos um guia importante para que você possa ter sua empresa. Confira a seguir! 

Contrate um contador 

Um profissional que é indispensável para a abertura de sua empresa é o contador. Isso porque ele contribui para o processo de abertura e manutenção fiscal da empresa

É por meio desse profissional que sua empresa consegue estar em dia com a lei, além de favorecer o processo de gestão financeira, identificando custos e receitas que podem ser otimizados.

Além disso, o contador também fica responsável pelo controle da folha de pagamento dos funcionários, assim como de outros pagamentos que são feitos para parceiros e fornecedores.

Lembre-se do contrato social

Sua empresa precisa ter a elaboração do contrato social, pois esse arquivo é importante para definir como o capital será aplicado em seu empreendimento, levando em conta os sócios, o modelo tributário, dentre outros. 

É importante que esse documento seja feito em cartório e conte com assinatura de um advogado, também é preciso verificar se sua empresa se encaixa no Simples Nacional, pois isso é importante para a redução de alíquotas de tributos.

Obtenha registro em uma junta comercial

Além do contrato social, é essencial que sua empresa tenha um registro na Junta Comercial ou em um Cartório de Pessoas Jurídicas estadual. 

Somente assim, uma empresa, seja ela de manutenção de elevadores ou de venda de artigos eletrônicos pode existir oficialmente. Nesse caso, é fundamental a devida adequação da categoria do empreendimento.

abrir um Micronegócio

Esse registro é feito antes da obtenção do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, o CNPJ, sendo um elemento essencial para legalizar o negócio. 

Antes de obter seu registro em junta comercial, contudo, é crucial verificar se não há outra empresa com o mesmo nome. 

Vale ressaltar que o número de registro jurídico pode ser obtido em modelos de regulamentação MEI (microempreendedor individual) e ME (microempresa). 

Cada cenário corresponde a um modelo de serviço, considerando o valor máximo de faturamento mensal e até a necessidade da contratação de funcionários.

Por isso, considere o modelo que melhor se adequa a sua necessidade atual e também o seu plano para desenvolvimento do negócio.

Verifique o alvará de funcionamento

Para seu negócio funcionar em um estabelecimento físico, é essencial contar com o alvará de funcionamento, pois ele representa a autorização e regulamentação do espaço. Ou seja, é fundamental para que inicie as atividades. 

A obtenção do alvará depende da comprovação de documentação junto à prefeitura, demonstrando que sua empresa tem as condições necessárias para exercer suas atividades de forma segura e legal.

Para isso, é importante realizar uma consulta na cidade para identificação da atividade empresarial.

Vale ressaltar neste ponto que sem o alvará, sua empresa corre o risco de ser multada e sofrer sanções diversas. 

Obtenha o número da Inscrição Estadual

Além desses elementos, que são essenciais para o funcionamento da empresa, é muito importante ter o número da inscrição estadual. 

Existem alguns sites em que é possível obter essa inscrição, juntamente com o número do CNPJ. 

É importante obter junto ao alvará de funcionamento, pois ele é um indicativo de obtenção da inscrição estadual. 

Ainda, existem algumas empresas da área de tecnologia e indústria, produção de mini robô, serviços de comunicação e comércio que são obrigadas a ter essa inscrição. 

Por meio dessa inscrição, a empresa pode ser regulamentada junto ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Verifique as licenças necessárias para o funcionamento

Outro ponto essencial para o seu negócio é identificar quais são as autorizações necessárias para o alvará de funcionamento.

Isso varia muito, dependendo do tipo de atividade exercida, características do local de instalação, necessidade de aparatos de segurança e o tamanho da empresa. 

Além disso, também existem alguns requisitos para quem trabalha com produtos químicos e agentes explosivos. 

Seguro para equipamentos, abrir um Micronegócio

Adquirir as licenças necessárias é um passo importante para abrir um Micronegócio


De modo geral, seja para uma empresa de climatizadores evaporativos ou uma indústria metalúrgica, as licenças mais comuns são:

  • Licença expedida por órgão ambiental;
  • Licença emitida pela vigilância sanitária;
  • Verificação do cumprimento de normas de segurança;
  • Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Essas licenças são emitidas por órgãos estaduais e municipais, levando em conta os departamentos do meio ambiente e IBAMA

São importantes para vários segmentos de negócios, desde atividades industriais, agropecuárias, químicas, metalúrgicas, alimentação e medicamentos, dentre outros. 

Por esse motivo, é fundamental que sua empresa faça uma avaliação para compreender quais são as licenças necessárias para o funcionamento adequado e legal, pois a falta de uma licença pode impedir a abertura e ocasionar problemas à credibilidade do negócio. 

Dicas importantes para que você possa abrir um Micronegócio

Além da obtenção dos elementos burocráticos que estão relacionados ao negócio, existem outras dicas que são essenciais para que você possa abrir sua empresa de brindes personalizados ou de qualquer outro segmento. Confira a seguir!

Entenda quais são os custos do seu negócio

Um dos primeiros pontos, antes de abrir o negócio, é verificar quais são os custos esperados para iniciar e manter o empreendimento.

Muitas vezes, a pessoa não realiza o monitoramento correto de quais serão os gastos e investimentos necessários para que suas atividades ocorram, levando a prejuízos e até à falência – visto que o planejamento e a organização passam a ser prejudicados.

Como fazer a implantação tecnológica no negócio, abrir um Micronegócio

Entenda quais os custos de abrir um Micronegócio no Brasil


Dessa forma, é muito importante realizar um mapeamento do mercado e entender quais serão todos os seus gastos para a realização de atividades. 

Isso envolve os gastos com o 13°, assim como com os funcionários, processos de contratação e demissão, valores de reserva de contingência, identificação das cargas tributárias (que varia conforme o segmento), dentre outros elementos.

Por isso, conforme a primeira dica presente no passo a passo, é importante contar com profissionais especializados na administração financeira.

É importante ressaltar que essas dicas valem tanto para quem trabalha com cordoalha de aço, como para quem atua em um escritório de advocacia ou clínica médica, demandando apenas o estudo sobre as exigências e adequações para cada setor. 

Independentemente do setor, o profissional da área fiscal e contábil pode contribuir com o processo de abertura por meio de uma assessoria sobre os serviços a serem realizados em seu negócio e as adequações/exigências do setor, melhorando o gerenciamento financeiro

Não misture as finanças pessoais com a conta jurídica

Essa é uma dica que parece muito simples, mas que é essencial para quem está iniciando um negócio, como de filtros a vácuo, e determinante para o sucesso. 

Desse modo, é necessário identificar os investimentos pessoais e separá-los do ambiente empresarial.

Uma empresa geralmente tem seus sócios, assim como funcionários e outros aspectos burocráticos. 

Diante desse cenário, é fundamental organizar a parte financeira da empresa para fazer a distribuição de lucros de forma correta. Somente com esse planejamento financeiro e fiscal o seu negócio terá sucesso.

Verifique se você está pronto para abrir um Micronegócio

Por fim, a dica final para todo empreendedor é entender se está pronto para esse processo e os riscos envolvidos.

No início, são muitos desafios, mas é possível ter uma empresa de sucesso a partir de um bom planejamento. 

matemática para concursos

Cursos de capacitação ajudam quem está pensando em abrir um Micronegócio


Para isso, é importante realizar cursos de capacitação, assim como entender sobre o processo de gestão empresarial e sempre se informar sore o segmento escolhido para atuação.

Lembre-se que você é o responsável pela tomada de decisão no local e pelo devido sucesso do empreendimento.

Por isso, é essencial entender que o desempenho e desenvolvimento da sua empresa depende de você. Assim, as decisões precisam ser feitas de forma assertiva e uma maneira de realizar isso é por meio da capacitação e constante análise do negócio e do mercado.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.