usar o celular para funcionar como webcam
Smartphones Tutoriais

Saiba como utilizar o celular como webcam

Este artigo dará dicas de como utilizar o celular como webcam para trabalho e outras alternativas para melhorar a qualidade das imagens durante as suas reuniões.


Hoje em dia, fazer-se ver às câmeras é essencial para muitos. Seja em estudo, seja em trabalho, as câmeras e a webcam fazem parte do cotidiano de muitas pessoas.

Esse movimento que tem relação com a adoção das câmeras não é de hoje, visto que a fotografia é antiga e, de certa maneira, é possível dizer que ela adveio das pinturas, da escultura e dos retratos.

Contudo, pode-se dizer que a fotografia, nos dias de hoje, passou de um status artístico e hoje pertence mais ao domínio da produtividade e da pragmaticidade.

Isto é, privilegia-se o seu uso com um fim em vez do seu fim para meio artísticos e, também, em vez do seu fim em si mesma.

Enfim, o ponto é que os apetrechos e utensílios fotográficos hoje já fazem parte da vida humana, apesar de outrora pertencerem somente àqueles que podiam detê-lo, por se tratarem de aparelhos caros.

Celulares, computadores, notebooks, tablets e laptops, a lista é infindável, e em todos eles são contemplados por recursos fotográficos; alguns privilegiados pela inserção de câmeras qualitativamente boas, outras que contam com recursos mais medíocres.

Sabendo desse caráter oscilatório dos produtos e, também, da obsolescência programada que existem nos produtos, faz-se essencial conhecer como utilizar câmeras melhores.

Para auto escolas, por exemplo, isso pode significar a aquisição de câmeras complexas, a fim de que lhes seja possível gravar vídeos melhores ou tirar fotografias mais interessantes à inserção em seu blog de conteúdo.

Fotos do Iphone são boas

Contudo, em se tratando do lado mais cotidianamente usual, uma pessoa provavelmente não cogitará adquirir, a título de exemplo, um aparelho fotográfico caríssimo para utilizá-lo como uma espécie de webcam de trabalho.

Ela optará, provavelmente, pela compra de uma simples webcam ou, ainda, como comumente ocorre, comprar um notebook ou um computador que tenha uma webcam integrada a ele.

O problema, nesse caso, é que as webcams dos notebooks e dos computadores apresentam-se peculiarmente inferiores às muitas câmeras que existem no mercado e, nesse sentido, seria mais interessante, por exemplo, recorrer ao celular.

A fim de que seja possível explicar como solucionar esse entrave, este artigo, portanto, dará dicas de como utilizar o celular como uma webcam para trabalho e, além, outras alternativas às câmeras dos computadores.

Além disso, explicará quais os motivos pelos quais os recursos fotográficos dos notebooks são tão inferiores aos dos smartphones e celulares.

Por que as câmeras dos notebooks são tão ruins?

Talvez isso nem sempre tenha sido uma questão tão pertinente, visto que a utilização recorrente de câmeras e webcams decorreu, sobretudo, em virtude da pandemia do Coronavírus (COVID-19).

Outrora, se as pessoas davam predileção ao contato visual e às reuniões físicas, essa conjuntura fez que os humanos distanciassem-se entre si e, além disso, tomassem medidas isolacionistas.

Isto é, cursos de bombeiro, por exemplo, deixaram de ser realizados em locais considerados públicos e passaram a concentrar-se em serem realizados à distância.

tirar fotos online na Webcam

Desse modo, tornou-se inevitável que, em um cenário de distanciamento e de apartamento da sociedade em relação aos seus locais habituais de socialização, câmeras não se encarregassem de realizar o trabalho de aproximar os humanos uns aos outros.

Câmeras frontais, webcams e outros recursos de fotografia foram empregados e também postos em obra. E para que haja honestidade, é possível dizer que entre estes todos cumprem bem o papel a que se destinam, seja reproduzir e exibir o ambiente.

Contudo em uma comparação entre esses, igualmente é escandaloso o fato de que os notebooks parecem advir de um século aquém, uma vez que a sua qualidade de reprodução e de exibição é baixíssima.

Mesmo os notebooks mais bem-dotados de recursos tecnológicos soam ultrapassados em se tratando de câmera, um fato que, aliado à necessidade que hoje há de utilização de câmeras gera de fato uma perturbação.

À maneira dos carregadores portáteis, pode-se dizer que as webcams dos notebooks geram grandíssimas dores de cabeça.

E não obstante ambos ocasionarem problemas, o fato é que estas últimas, as câmeras dos computadores, realmente estão um passo além em se tratando de má qualidade.

Dentre o arsenal de desculpas que apresentam ao público consumidor, as fabricantes optam pela autoindulgência. Isto é, elas preferem imputar a culpa aos espaços tão pequenos dos notebooks para a inserção das câmeras.

Portanto, de acordo com as principais empresas fabricantes de notebooks do mundo, o espaço para implementação, e, sobretudo, a espessura das tampas são elementos que as impedem de fazer câmeras melhores.

Espião do Vibe

Sendo assim, empresas de conteúdo que fazem revisões básicas e necessitam de câmeras acabam ficando à mercê de webcams inferiores e que, de fato, poderiam ser melhores em termos qualitativos.

A fim de que se solucione problemas dessa ordem, quem quer que esteja fazendo recurso a uma câmera inferior pode, em vias de fato, optar por algumas dessas resoluções:

  • Utilizar um celular como câmera;
  • Comprar um notebook com webcam melhor;
  • Comprar uma câmera;
  • Usar softwares que melhorem a qualidade da imagem.

Pouco é preciso dizer a respeito do último item, uma vez que nenhuma aplicação ou programa é assim tão capaz de fazer que a qualidade da câmera seja incrementada drasticamente.

Quanto aos que envolvem as compras de itens melhores, pode ser também uma estratégia pouco frutífera e, também, pouco cogitável, visto que isso envolveria, por exemplo, gastos que uma empresa de manutencao de camaras frias não pode fazer.

Nesse caso, não resta uma que não seja a melhor opção, da qual se fala neste momento. A utilização do celular como webcam, pode ser considerada a opção mais viável nessa situação. 

Utilizar o celular como webcam

Em vez de torrar uma pequena fortuna em consumo de novas ferramentas de recursos fotográficos, como câmeras ou computadores caríssimos, é necessário que se saiba o fato de que as câmeras dos smartphones são, em grande maioria, extremamente boas.

utilizar o celular como webcam

Mesmo os celulares mais antiquados apresentam câmeras mais bem desenvolvidas que as dos notebooks mais atuais, o que é, na verdade, um pouco frustrante. Portanto, para utilizar o celular como webcam, é preciso seguir estes processos:

Baixar o app DroidCam

Esta é a aplicação que permitirá, a título de exemplo, uma empresa de serviço de suporte técnico utiliza o celular como webcam.

Quando do download na PlayStore, ele demandará acesso à câmera e ao microfone do celular.

Baixar o cliente do DroidCam no computador

Assim como é preciso baixá-lo no celular, é necessário que se baixe a aplicação, o cliente, no computador.

Ligar o celular ao computador

Uma vez que o download seja feito, a aplicação solicitará o “Device IP” para começar. Basta digitar, nesse caso, o mesmo endereço do “WiFi IP” que aparece no smartphone.

É também, nesse momento, que se copia o número da “DroidCam port”, elemento que liberará o acesso à câmera.

Webcams para notebook

Caso, por exemplo, uma empresa de frete para mudanças creia que seja preferível a compra de uma webcam ao invés do uso de um aparelho celular, existem alguns modelos que podem ser interessantes devido à sua qualidade e ao seu preço:

  • Multilaser WC045;
  • WB 1080P;
  • Logitech C270;
  • Lenovo 300 FHD;
  • PCYes Raza FHD-02;
  • Microsoft H5D00013;
  • Logitech C920s.

Vale mencionar que nenhuma dessas câmeras apresenta valor exorbitante, e caso seja possível, a pesquisa acerca desses itens mostrará que todas elas apresentam uma qualidade bem superior às câmeras convencionais do notebook.

Entretanto, o fato é que, apesar de não serem caras, essas câmeras demandam, obviamente, a utilização de finanças que uma empresa de serviços de formatação e backup de dados pode não estar disposta a dispender.

como configurar o celular para funcionar como webcam

A fim de minimizá-los, portanto, talvez seja mais interessante a adoção à câmera do celular como elemento que exerce papel de webcam.

Em se tratando de pessoas que precisam da câmera para trabalhar, estudar ou qualquer coisa parecida, é possível fazer a aquisição de qualquer uma dessas com menos de 400 reais.

Salienta-se, ainda, o fato de que a grande parte delas custam menos de 200 reais, o que é extremamente convidativo à preservação das finanças e do bolso.

É possível, também, utilizar câmeras fotográficas como webcam, mas o seu uso é desaconselhado, visto que são muito mais caras e servem a outras funções além da mera reprodução e exibição a trabalho.

Considerações finais

Devido à pandemia e ao distanciamento social, as câmeras, hoje, fazem parte do montante de itens que precisam aqueles que, por exemplo, trabalham cotidianamente em casa.

Entretanto, é possível notar que há, quanto à qualidade das câmeras dos notebooks, um certo movimento retrógrado proporcional ao progresso da tecnologia deles.

Para solucionar isso, é recomendável utilizar o celular como webcam, visto que ele tem as qualidades suficientes para o cumprimento dessa tarefa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Fonte das imagens: https://br.depositphotos.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.