danos que o lase de show pode causar nos celulares
Hardware Smartphones

Laser de show: entenda porque destroem a câmera de alguns smartphones

Uma das certezas que se pode ter nos dias de hoje é, justamente, a de que os smartphones estarão presentes em todos os ambientes possíveis. Por essa razão, é importante entender as interferências que os laser de show podem ter em suas câmeras.

Diante das novas lógicas que permeiam as dinâmicas sociais, tornou-se um fato que todo momento possibilita um registro diferente.

Em outros tempos, com a limitação de poses por filmes fotográficos, uma foto se tornava um evento gigantesco.

Nesse sentido, quando havia algum problema no processo de revelação, isso poderia significar o fim daquele registro.

Hoje, com a lógica dos smartphones, é possível registrar cada passo de um evento importante sem muitos cuidados.

Se, porventura, um funcionário de uma loja sai para negociar a compra de tenda sanfonada com balcão para algum evento da empresa, é possível que ele tire algumas fotos e mande no grupo de comunicação com a gestão para que seja possível decidir.

Ou seja, os registros fotográficos e em vídeo têm sido cada vez mais uma necessidade demandada pelas dinâmicas digitais.

filmar festa com o celular

No entanto, é preciso que se obtenha alguns cuidados essenciais para que a vida útil desses smartphones seja prolongada.

Afinal de contas, a compra desse equipamento, muitas vezes, representa um grande investimento e ninguém quer estragá-lo.

Uma vida útil prolongada de um smartphone pode gerar diversos benefícios para o usuário na hora de registrar momentos e por isso é preciso entender os riscos que se incidem sobre esses aparelhos.

O que é raio laser?

Antes de começar a entender os porquês do uso de raio laser e como evitar os danos que eles podem causar, é preciso explicar o que é.

O raio laser consiste, em termos físicos, em uma radiação eletromagnética visível aos olhos humanos.

Isso significa que a sua incidência consiste em um feixe monocromático de grande concentração de energia.

Por essa razão, a sua emissão é fruto de uma concentração importante de calor e pode causar danos em exposições prolongadas.

Nesse sentido, é importante que eventos que utilizem esse material com muita frequência, também, contratem o serviço de cabines equipada com aluminet para estufa, para que, assim, seja possível reter parte dessa temperatura.

Por isso, é possível afirmar que a sua exuberância é absolutamente reconhecível, mas é preciso se cuidar.

Por que usar laser de show?

Em grandes eventos, é muito comum notar alguns elementos que corroboram com a impressão de sua magnitude.

Nesse sentido, estruturas de palco são montadas com base nas determinações do artista e da empresa contratante.

Além disso, outros pormenores sempre são levados em consideração, como a contratação de palete para aniversário, garantindo, assim, uma estrutura ampla da localidade.

Para além das perspectivas estruturais, elementos gráficos e de impactos visuais são essenciais nesses eventos.

muita luz pode danificar câmera do celular

Diante dessas possibilidades, o laser de shows tem sido cada vez mais uma pedida para garantir a imagem do evento.

Todos esses atributos trazem para o público alguma impressões sobre o artista que está tocando e a empresa contratantes:

  • Envolvimento do público;
  • Memorabilidade;
  • Fidelização;
  • Buzz marketing.

Esses são alguns pontos que uma boa estruturação de evento pode causar em um público. Por essa razão, é preciso identificá-los de forma mais detalhada.

O envolvimento do público é o primeiro fator preponderante, uma vez que a intenção é, justamente, surpreendê-lo.

Nesse sentido, o evento começa a ser digno de ser guardado na memória. No entanto, é importante que a produção tenha cuidado, por exemplo, com a chuva, oferecendo quiosque de telha para abrigo.

Todos esses cuidados podem criar uma fidelização do público com o evento e, com isso, gerar uma perspectiva de buzz marketing.

Laser de Show pode danificar uma câmera?

Quando se fala  de câmeras de smartphones, é bem possível que seus sensores sejam mais suscetíveis a danos por exposição do que os de câmeras profissionais.

No entanto, é possível afirmar que há incidência de danos nos dois tipos de equipamentos e, por isso, é preciso considerá-los.

Isso se dá, sobretudo, por conta da grande concentração de energia que um feixe de raio laser possui.

Esse tipo de iluminação, quando entra em contato com um sensor de luz da câmera, pode queimar alguns pontos de absorção de luz, até incidir a perda completa da capacidade de reconhecimento fotográfico.

Com a grande incidência desse tipo de ocorrência, algumas fabricantes já emitiram notas advertindo sobre os cuidados que se deve ter em ambientes com grande incidência de raio laser.

Além disso, é importante que a produtora do evento tome algum cuidado na hora de estruturar os materiais daquele ambiente.

raio laser danifica câmera dos celulares

Esse ponto é importante, uma vez que, se houver a contratação de esquadrias de alumínio sob medida, é possível que, ao desviar da fonte do laser, a câmera acabe incidindo em seu reflexo nessa superfície.

Esse fenômeno acontece, justamente, por conta da concentração da luz e, quando incidida em uma superfície com reflexo, essa estrutura luminosa pode voltar.

Um exemplo disso pode ser feito em casa com aqueles lasers de brinquedo. Basta apontá-lo para um espelho e ver que ele voltará para a parede.

Nesse sentido, portanto, é possível perceber o quanto esse tipo de energia é potente e promissora quanto aos seus aspectos visuais.

Entender, portanto, quais os danos que esse tipo de material pode causar em câmeras é muito importante.

Danos pequenos e grandes que o laser de show pode causar

Os tipos de danos podem variar de acordo com o equipamento e o tempo de exposição. No entanto, é possível perceber alguns padrões.

Do ponto de vista de uma exposição menos danosa, é possível que alguns pixels sejam queimados e, portanto, deixem de compor os elementos fotográficos.

Contudo, esse pode ser um dano imperceptível em fotografias com muitos elementos, uma vez que esse pixel pode se perder no meio de tantos elementos.

Mas, se o caso for de fotos monocromáticas, é possível notá-lo de forma bastante evidente, uma vez que ele não fará a composição adequada daquele quadro.

Já com relação a exposições maiores que causam mais danos, é possível que toda a dinâmica de absorção de luz seja prejudicada.

Por isso, é importante que o ambiente possua, também, poucos materiais que possam refletir aquela luz, por exemplo, o aluguel de cadeiras plásticas pode ser uma alternativa para uma menor incidência de reflexos.

Quais cuidados tomar como o laser de show?

A partir da compreensão geral dos porquês de se utilizar o raio laser e os danos que eles podem causar na câmera de um smartphone, é preciso indicar alguns cuidados a serem tomados.

O primeiro e mais importante é sempre deixar o visor da câmera tampado. Isso significa dizer que, se não estiver em uso, é importante deixar o celular no bolso.

No entanto, se for tirar alguma fotografia no evento, é bom apostar em lugares que não têm incidência do laser de show.

tirar sefie no show

Se for o caso, se abrigar atrás de um toldo cortina de enrolar, por exemplo, pode ser uma solução.

Mas tirar foto do artista foi um ato inevitável, é preciso que alguns cuidados sejam tomados para que não prejudique o equipamento.

Evitar apontar a câmera para onde tem a incidência de laser é fundamental, uma vez que é o contato direto com o sensor que pode danificar.

No entanto, é importante analisar os movimentos do canhão de luz, uma vez que tirar foto do laser tá liberado. 

Se, por exemplo, ele tiver apontado para um pergolado de madeira coberto, aquele reflexo não terá a capacidade de danificar a câmera e pode gerar uma boa foto na pista de dança.

Ou seja, para usar esse tipo de equipamento em um evento com grande incidência de laser, é preciso tomar cuidado.

Considerações finais

As dinâmicas sociais tiveram uma grande interferência no uso de smartphones no dia a dia das pessoas.

O que, em outras circunstâncias, poderia representar um esforço do ponto de vista do material utilizado, agora, é possibilitado de forma ampla sem precisar de muitos recursos.

Isso significa que um registro fotográfico tinha que ser baseado na limitação técnica de recursos, mas, agora, não é mais assim.

Essa perspectiva possibilitou que todos pudessem ir a um show e registrar todos os momentos daquele evento.

No entanto, certas combinações começaram a ser entendidas como prejudiciais para o desenvolvimento dessa dinâmica.

Algumas pessoas passaram a perceber isso de forma bastante dolorosa. Afinal de contas, a exposição das câmeras ao raio laser, de fato, pode trazer danos para o equipamento.

Nesse sentido, surge a necessidade de se tratar esse tema que, nos últimos tempos, tem sido muito difundido de forma bastante responsável.

Entendendo que o laser é uma concentração energética de alta energia, é possível entender que a busca por barreiras físicas entre o canhão de luz e a câmera pode ser essencial.

No entanto, se houver necessidade de se tirar foto do palco, é preciso que o fotógrafo esteja atento ao movimento dos feixes para que, assim, eles não atinjam a sua lente.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Fonte das imagens: https://br.depositphotos.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.