vending machine
Eletrônicos Negócios

O que é uma vending machine de café?

A vending machine de café é uma máquina de café e de outras bebidas quentes (como chocolate e cappuccino) que trabalha de forma automática e no sistema independente de pagamento.

Nesse sistema, próprio cliente realiza o pagamento na máquina (seja com moeda, nota ou até cartão) e retira a sua bebida instantaneamente.

Imagina então um estabelecimento, onde diversos clientes passam diariamente, contando com uma maquina de cafe como essa, sem precisar ter nenhum funcionário à disposição a todo momento para servir o cliente ou para receber dinheiro dele.

É algo muito bom, visto que isso gera valor ao cliente (diversos brasileiros amam tomar café) e permite uma certa rentabilidade com a máquina.

Diversas vantagens de se ter uma vending machine

Além da autonomia que uma máquina de café apresenta, diversos são os motivos que podem fazer um empresário querer ter uma dessas em seu estabelecimento. E alguns desses motivos chamam bastante atenção.

1 – A Vending machine agrega valor ao estabelecimento

Ainda que simples, uma máquina de café dá uma valorizada no ambiente em que ela está, principalmente se for um estabelecimento onde o cliente precisa ficar um tempo (pequeno que seja) aguardando o atendimento.

Imagina um consultório médico que possui, em sua sala de espera, uma máquina de café com opções de bebidas para a pessoa.

vending machine

Se este consultório for bom, mas tiver um tempo de espera relativamente alto, tomar um café pode ajudar a “amenizar” a demora pelo atendimento.

Em um comércio que venda determinado tipo de produto, apenas ter uma máquina de café bem posicionada pode levar ao cliente uma ideia de um local mais “sofisticado”.

2 – Beneficia praticamente todos os clientes

Primeiro de tudo, o “cafezinho” é, segundo uma pesquisa, a segunda bebida mais consumida aqui no Brasil, só ficando atrás da água.

Logo, apenas isso já seria motivo suficiente para instalar uma máquina de café em seu estabelecimento, pois com certeza atingiria muitos clientes consumidores de café.

Porém, existem aquelas pessoas que não gostam ou não têm o hábito de tomar café regularmente. E um dos principais pontos positivos de uma vending machine de café é justamente a sua diversidade.

Uma máquina boa de café não possui apenas café, mas também uma certa diversidade de bebidas quentes como alternativa justamente aos clientes que não gostam de café, ou que optam por outros tipos de bebidas.

Geralmente, essa diversidade passa pelo chocolate quente (ótimo em épocas mais frias), cappuccino, café com leite e chá, podendo variar dependendo do tipo de máquina.

Assim, uma máquina de café consegue beneficiar praticamente todos os clientes.

3 – Qualquer funcionário consegue realizar as manutenções simples

Uma grande vantagem das máquinas de café, como já citamos anteriormente, é a sua autonomia. Ou seja, a sua capacidade de trabalhar e “atender” aos clientes sem precisar deslocar nenhum funcionário da loja (exceto se o cliente precisar de ajuda).

Porém, é preciso realizar determinadas manutenções na máquina para que ela mantenha seu bom funcionamento e prolongue o seu ciclo de vida.

O grande ponto positivo é que, na maioria das máquinas, essa manutenção é bastante simples, podendo ser aprendida e realizada por qualquer funcionário.

É claro que isso pode variar bastante de máquina para máquina. Mas a certeza é que, uma vez aprendido, basta realizar diariamente (ou de acordo com a recomendação do fabricante) e pronto.

4 – Vending machine é um benefício para os próprios funcionários

Ainda que algumas empresas trabalhem separando o ambiente profissional dos clientes, é possível ainda sim que, dependendo da disponibilidade da máquina e de onde ela está posicionada, os próprios funcionários se beneficiem delas.

vending machine de café

E da mesma maneira que o benefício se dá aos clientes (entendendo que grande parte das pessoas adora um café), os funcionários também estão dentro dessa estatística.

Mesmo que não seja pelo café propriamente dito, as outras bebidas podem beneficiar aqueles que não gostam de café.

Logo, dependendo da estratégia utilizada, é possível utilizar uma máquina de café para aumentar a satisfação dos próprios funcionários com a empresa.

5 – A Vending machine Pode ser um diferencial na hora de fazer uma venda

Um ambiente físico, em um processo de negociação, pode fazer a diferença na hora de realizar uma venda ou fechar um negócio.

E a maquina de cafe pode auxiliar por uma série de motivos, muitos deles inclusive estão entre os já citados.

Por exemplo, para clientes que são mais “visuais”, uma máquina de café pode deixar o ambiente mais profissional e sofisticado.

Para clientes que gostam de café, tomar um café no ambiente que precede uma negociação pode fazer com que eles se sintam mais confortáveis e mais bem recebidos.

Entendido então os benefícios, basta então encontrar um lugar que venda máquinas de café e solicitar um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.