Pagamento digital por aproximação, maquininha de cartão
Finanças Negócios

Pagamento digital: meios de utilizar no seu negócio

O pagamento digital nada mais é do que uma transação totalmente online, que ocorre dentro de um site ou aplicativo. Não depende de elementos físicos, como no caso de uma máquina de cartão em um estabelecimento comercial.

As plataformas e-commerce e as lojas virtuais podem usar diferentes formas de pagamento digital para atrair a atenção do consumidor e facilitar as compras.

Quanto aos meios de pagamento, são as ferramentas usadas pelo site para que a transação online possa acontecer.

São sistemas desenvolvidos para trazer mais segurança e praticidade, tanto para quem vende quanto para quem compra.

As vendas pela internet cresceram muito nos últimos anos, principalmente a partir de 2020, e rapidamente o brasileiro se adaptou a elas.

É muito mais cômodo escolher os produtos em um site, fazer o pagamento tranquilamente e recebê-los em casa.

pagamento digital com QRCode

Além disso, os preços praticados pelos sites de vendas são muito mais atraentes do que a precificação dos produtos e serviços nos estabelecimentos físicos. Os meios de pagamento têm um papel muito importante em todo esse processo.

Por isso, neste artigo, vamos explicar quando eles surgiram, dar algumas dicas de segurança contra fraudes e listar as opções de meios de pagamentos.

Quando surgiu o pagamento digital?

A internet possibilitou que as empresas vendessem seus produtos e serviços em seus sites e isso mudou completamente a maneira como os consumidores se comportam.

Da mesma forma, isso evoluiu muito os meios de pagamento, pois não é mais necessário ir ao banco ou usar um intermediador. Essas possibilidades ainda existem, mas mudaram consideravelmente.

Geralmente, os estabelecimentos comerciais se limitavam ao seu horário de funcionamento, mas por conta da evolução dos meios de pagamento, existem os comércios eletrônicos que funcionam 24 horas por dia.

A qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana, uma pessoa pode contratar uma autoescola especializada em habilitação para PCD, com todo o conforto que só o lar pode proporcionar.

O comércio eletrônico surgiu em 1995 e as compras eram únicas. Isso significa que o cliente comprava o que precisava e sua interação com o lojista acabava ali. Ela só recomeçava quando ele voltasse para comprar novamente.

Devido à evolução dos meios de pagamento e ao surgimento das práticas online, o e-commerce mudou muito. Para fazer uma compra online, é necessário que ocorra uma transação dos pagamentos entre o consumidor e o lojista.

pagamento-digital-com-cartao-de-credito

Quanto mais rápido isso acontecer, melhor será a experiência do cliente e provavelmente ele vai voltar para comprar mais vezes.

A geração Y, conhecida como millennials, provavelmente nunca precisou comprar ou pagar alguma coisa com cheque, tanto é que algumas pessoas nem mesmo sabem que pagamento é esse.

Mas, antigamente, era possível comprar de tudo com um cheque, desde alimentos no supermercado até perfil aluminio industrial.

Essa modalidade era muito popular antes do surgimento da internet e da popularização dos cartões de crédito.

O cheque era usado para parcelar valores maiores ou para fazer pagamentos de prestações. As pessoas também costumavam pagar suas contas na boca do caixa ou no caixa eletrônico, sendo este último ainda comum.

Muitos chegavam a passar horas na fila aguardando sua vez para pagar uma conta e o procedimento durava menos tempo do que a espera.

Depois que a internet se popularizou, o e-commerce ganhou força e mudou a maneira como as pessoas fazem suas compras e pagam suas contas. Isso também influenciou na maneira como as empresas se relacionam com os clientes.

Opções de meios de pagamentos

Uma loja virtual pode utilizar diferentes meios de pagamentos digitais para receber os valores das compras. A escolha do melhor tipo depende de vários fatores, como:

  • Segurança de dados;
  • Prazos de recebimento;
  • Custos e taxas;
  • Experiência de compra.
Pagamentos por aproximação - NFC e RFID

Uma loja de móveis para closet planejado com espelho também deve levar em conta as preferências dos clientes, os tipos de pagamentos digital que oferece e se é viável fazer uma integração com o sistema usado por ela.

Além disso, é muito importante conhecer e compreender o funcionamento de cada tecnologia disponível hoje, são elas:

Integração direta

Se você optar pela integração direta, será responsável por toda a infraestrutura de pagamento, incluindo o sistema de segurança. Também é necessário fazer acordos e parcerias com as instituições bancárias e definir tarifas.

Pode ser que a empresa consiga benefícios e com isso variar as opções de pagamentos para os clientes. As bandeiras de cartões de crédito e a loja virtual conseguem se integrar diretamente, o que dispensa a contratação de uma empresa.

Intermediador

O intermediador se responsabiliza por fazer a conexão de pagamento entre a loja e o cliente. Sua responsabilidade é o processamento das transações, incluindo segurança e análise de crédito.

O cliente de um fabricante de crachá PVC personalizado é direcionado para uma página da empresa que funciona como intermediadora de pagamentos e consegue finalizá-lo.

Gateway

Por fim, o gateway de pagamento atua como se fosse uma máquina de cartão, conectando a plataforma com os outros elementos do pagamento, que são os bancos, adquirentes e as bandeiras de cartão de crédito.

Quando o cliente paga a compra, independentemente de qual seja a opção usada por ele, o gateway se responsabiliza por fazer a conexão.

Formas de pagamento digital mais utilizadas

Agora que você já conhece os meios de pagamento, precisa conhecer as formas de pagamento mais comuns na internet.

Quando estiver escolhendo de que maneira as pessoas poderão pagar por suas compras, é fundamental pensar nas taxas que a sua empresa terá de pagar e qual será o padrão de compra de seus clientes.

melhores sites para comprar celular

Isso porque para uma empresa de instalação de forro de isopor na cozinha, os pagamentos podem acontecer mais por boleto bancário, por isso, disponibilizar essa opção é algo indispensável.

Também é comum que os comércios eletrônicos adotem o Pix, uma modalidade barata e instantânea. De qualquer forma, dentre as opções que sua loja pode trabalhar estão:

Carteiras digitais

As carteiras digitais são um tipo de carteira onde o cliente guarda seus cartões de crédito e dinheiro, mas de maneira totalmente digital.

Elas possibilitam fazer o pagamento de diversos produtos e serviços com mais facilidade, e tudo o que o consumidor precisa fazer, é cadastrar seu cartão de crédito ou depositar um saldo no aplicativo para utilizá-lo.

Link de pagamento

Como o próprio nome sugere, o link de pagamento é enviado para o cliente por WhatsApp, SMS ou e-mail.

Ao clicar nele, o consumidor é encaminhado para uma página de pagamento criada pela empresa, como no caso de um fabricante de porta de correr vidro fume, e ali ele pode escolher de que maneira prefere pagar.

Pix

O Pix é uma modalidade de pagamento que se popularizou em 2019 e já faz parte do cotidiano das pessoas. O pagamento acontece instantaneamente e para realizar a transação é necessário ter um QR Code ou uma chave.

Checagem de antecedentes pode diminuir golpes do PIX

O funcionamento é muito semelhante ao do TED, mas o valor da transação é compensado na conta instantaneamente, o que agiliza o pagamento. Diversos tipos de estabelecimentos, físicos e digitais, aceitam o Pix.

Boleto bancário

O boleto bancário é um meio de pagamento mais tradicional, além de ser muito democrático, visto que pode ser utilizado por qualquer pessoa para pagar banho de ouro em bijuterias, inclusive as que não possuem conta bancária.

Uma desvantagem dessa forma de pagamento é o prazo de compensação, que geralmente demora 2 dias úteis.

Débito automático

O débito automático é a melhor opção para as empresas que vendem produtos e serviços recorrentes, pois o valor pode ser debitado da conta corrente do cliente automaticamente, trazendo mais conforto e tranquilidade.

O consumidor que tiver interesse no débito automático precisa verificar os convênios das instituições financeiras, mas, geralmente, elas são conveniadas com concessionárias de água, luz, gás e internet.

Cartão de crédito

Por fim, a forma de pagamento digital mais popular é o cartão de crédito e pode ser usado para pagar diferentes tipos de produtos e serviços, como no caso de placas de drywall para teto.

O cartão de crédito é amplamente aceito, além de ser uma opção muito prática para o cliente, permitindo o parcelamento dos valores.

proteger cartão de crédito

Também pode ser usado para cobranças recorrentes e ocorre automaticamente, sem que seja necessário informar os dados ou gerar boletos todos os meses.

Considerações finais

Portanto, o comércio eletrônico evoluiu muito nos últimos anos e isso se deve à popularização da internet e ao avanço tecnológico.

Os consumidores podem comprar absolutamente tudo o que precisam, de maneira segura, simples e rápida e pode escolher a forma de pagamento digital que quer usar.

Os diferentes meios de pagamentos garantem que a companhia vai receber os valores das mercadorias vendidas, ao mesmo tempo em que protege as informações dos compradores.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.