benefícios do score de cibersegurança
Negócios Segurança

Entenda a importância do score de cibersegurança

O score de cibersegurança é uma pontuação que serve para apresentar a que nível de segurança digital uma empresa ou negócio chega.

À medida que se tornaram complexas as estruturas digitais, virtuais e on-line, os negócios passaram a, igualmente, querer se instalar nesses meios, sobretudo porque grande parte do público, hoje em dia, está presente nele.

Logo, em razão do fenômeno da hiperpopulação dos meios digitais, tornou-se normal, de igual modo, a recorrência de ataques a empresas, a websites e, também, a negócios de vários tipos, como um de peeling fotoativado.

Para que se solucionassem os problemas relativos à quantidade desmedida de ataques virtuais, também chamados de ciberataques, foram desenvolvidos vários métodos. 

Esses métodos, às vezes, entretanto, falham, e é normal que, para torná-los ainda mais eficazes, os especialistas vão cada vez mais atrás de meios para torná-los mais aptos a exercer o poder almejado, que é o de proteção.

Os ataques, por outro lado, se tornaram capazes de se sobressair em relação à proteção que os meios de cibersegurança fornecem, o que é, decerto, um problema até hoje.

A fim de que se possa ter uma ideia à qual proporção o problema chegou, basta evocar o caso em que um grupo de hackers atacou o Ministério da Saúde brasileiro, digitalmente, no Brasil.

importância do score de cibersegurança

Daí, de toda essa situação, que envolve as forças de mobilização contra falhas de segurança e, do outro lado, a força de hackers e de golpistas, surgiram maneiras de não somente tornar um negócio de bateria de moto preço seguro, mas também de avaliar isso.

Isto é, fazer a análise em termos quantitativos se de fato esse negócio está sendo protegido pelas suas práticas empregadas no sentido de minimizar os riscos suscitados por eventuais falhas ou brechas de segurança.

Essa análise pode ser feita por uma métrica concebida justamente para esse propósito, a qual é o score de cibersegurança, cuja finalidade é fornecer dados quantitativos acerca da segurança de uma empresa.

Por meio dessas informações, a título de exemplo, uma empresa de espaço para formatura pode realizar mudanças a fim de que ela consiga, enfim, alcançar o status de negócio seguro.

Logo, visando tudo isso, este tem o objetivo de esclarecer por que motivos, na verdade, essa métrica é importante para negócios, websites e quaisquer outros estabelecimentos que se façam presente digitalmente, no meio on-line, na internet.

O que é score de cibersegurança?

O score de cibersegurança é uma métrica e/ou pontuação cuja finalidade é aferir o nível de segurança que tem, a título de exemplo, uma companhia de rádio de comunicação profissional.

Por meio de uma análise precisa, que contempla todas as dimensões estruturais que compõem os aspectos de segurança digitais de um negócio, essa pontuação permite o acesso a dados mensuráveis e aos quais se pode confiar.

Assim, caso um negócio, por exemplo, tenha feito uma análise minuciosa por meio desse método e tenha conseguido bons dados, poderá agir de acordo com aquilo que os seus sócios julgam ser o melhor à empresa.

calcular segurança digital das empresas

Tendo critérios bem estabelecidos, o score de cibersegurança fornece uma nota que pode variar entre zero a cem pontos e ele considera as ferramentas de segurança aplicadas, pontos que tornam os servidores vulneráveis e demais evidências que se mostram vulneráveis.

Dessa maneira, uma pontuação média-alta ou alta indica que a empresa, se já não tem dados vazados, ao menos está mais suscetível ao vazamento destes. De igual modo, caso sejam baixos, ao contrário, se indica que as chances nulas ou pouco consideráveis.

Por que ele é importante usar o score de cibersegurança em uma empresa?

Se um negócio de produtos de limpeza que, por exemplo, vende cabo extensor para vassoura quer avaliar a segurança das suas estruturas digitais, é indispensável que, em algum sentido, além de empregar táticas para torná-la mais segura, avalie tudo isso.

Vale mencionar que a segurança dos dados e das informações que estão sujeitas a vazamento na maioria das vezes não necessariamente concernem só ao negócio, pois, de igual maneira, pertencem aos clientes e aos consumidores.

Logo, dispensam-se comentários que salientem a importância de ter cuidado para com a segurança do negócio, porque isso deveria ser algo essencial, senão primordial, a que os empreendedores deveriam dar atenção.

usar o score de cibersegurança nas empresas

Além disso, por exemplo, uma empresa de limpeza pós obra preço m2 que queira fazer parcerias B2B dificilmente conseguirá tê-las de modo produtivo sem ter uma boa pontuação nessa métrica. 

Isso porque o mercado B2B é particular e peculiarmente exigente em relação a isso, e também porque, de certa forma, isso está se tornando um critério de escolha universal e comum a todos aqueles que querem negociar, sejam clientes, sejam empresas.

À medida que se fazem crescer os crimes digitais, é necessário que se tenham critérios mais rígidos quanto à segurança digital-empresarial, de maneira que, também, o negócio tenha de arcar com menos prejuízos ocasionados por essas situações.

Enfim, quando se faz uma avaliação de score de cibersegurança, levam-se em conta estes critérios para a sua realização:

  • Monitoramento dos domínios digitais da empresa;
  • Análise de malwares;
  • Análise sobre a vulnerabilidade dos sistemas;
  • Avaliação da adequação dela aos protocolos de segurança;
  • Avaliação da política de cibersegurança da empresa.

Se um negócio de trava de portão basculante quiser aderir à utilização dessa métrica funcional, portanto, ela terá de saber que existem práticas que podem melhorar os seus resultados obtidos.

Práticas para aumentar o score de cibersegurança

É basilar que todas as empresas, sejam de um nicho sujeito a poucas invasões, sejam de um nicho mais propício a grandes fraudes, se submetam ao uso da segurança da informação, já que muito do que lhes importa e do que é sensível são dados.

Como usar a Criptografia para proteger os seus dados

Entretanto, parece pouco provável que os empreendedores saibam como estão as estruturas de segurança da sua empresa, bem como as políticas relacionadas a esta, sem que usem métodos que consigam avaliar esses pontos.

Decerto, conquistar uma nota alta nessas métricas não é fácil, especialmente em uma métrica complexa como é o score de cibersegurança, que é, hoje, a principal em se tratando de critérios rígidos.

Utilizar senhas complexas e fazer alterações

Não basta que se use senhas complexas ou que tenham combinações de difícil acesso. É preciso que, também, uma lavanderia próximo, por exemplo, altere-as constantemente, a fim de que elas sejam mais ainda difíceis de serem descobertas.

Controlar e averiguar os acessos realizados

Além disso, é recomendável que se dê atenção especial àqueles que acessam as estruturas e os canais da empresa, bem como de onde são provenientes esses acessos e, por fim, se eles podem ser, de algum modo, alguma ameaça externa.

Criptografar dados e informações

Realizar a criptografia de dados e informações confere à empresa a capacidade de se munir melhor quanto ao vazamento de informações e dados sensíveis, de modo que eles sejam ilegíveis às pessoas que não estão autorizadas acessá-los.

A criptografia é um dos fatores essenciais e, talvez, o primordial quando o assunto é segurança digital.

Monitorar o ambiente constantemente, em tempo real

Além de tudo o que foi dito, de pouco adianta monitorar o ambiente de modo retroativo ou de modo que eventuais fraudes sejam percebidas apenas posteriormente.

Então, para que ocorra um controle mais assertivo do que acontece, é essencial que haja uma equipe de tecnologia da informação que cuide da ordem dos acontecimentos no ambiente digital.

Multifator de autenticação

À parte de todas essas táticas mais de vigilância, há o multifator de autenticação que, automatizado, permite que apenas um usuário consiga efetuar o acesso a alguma plataforma específica quando ele comprovar a sua identidade.

Esse método se tornou popular justamente em razão das falhas de segurança escancaradas em empresas e, hoje, é utilizado em vários websites, canais, redes sociais e empreendimentos.

Considerações finais

Os tempos em que a segurança digital e virtual era algo a que se podiam mostrar indiferentes os empreendedores se foi. Hoje, é um imperativo, e, decerto, existem muitos passos a serem seguidos quando da sua aplicação eficaz.

score de segurança digital das empresas

Longe de ser um processo fugaz, na verdade, é algo que deve ser feito de modo constante e progressivamente, pois os crimes digitais, além de serem extremamente danosos, ocorrem ligeiramente, e lhes bastam uma brecha para causarem problemas imensuráveis.

Sendo assim, como se diz, todo cuidado é pouco, e na internet isso vale de modo especial, seja às empresas, seja, ainda, aos usuários comuns dela. 

Nesse sentido, é sempre bom avaliar se a cibersegurança está, de modo pleno, bem assegurada. Um dos modos de fazer isso é por meio do score de cibersegurança, métrica cuja finalidade é, justamente, aferir o nível de segurança digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Fonte das imagens: https://br.depositphotos.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.