O que é RFC e para que serve essa tecnologia
Negócios Produtividade

RFC: saiba o que é e para que ele serve

O que é RFC? Também chamado de Request for Comments, é um grupo de documentos usado pela comunidade digital para dizer os padrões da internet e dividir os dados técnicos.

É preciso falar que hoje os RFCs são bem gerenciados pela IETF, Internet Engineering Task Force.

Não é muita surpresa pra ninguém que, com o início da internet e da transformação digital, foi necessário criar regras e padrões para ter segurança. O mesmo precisa uma empresa que trabalhe com a venda de tanque de armazenamento industrial por meio da internet.

E apesar de o mundo digital se mostrar um lugar sem regras, onde se pode fazer muitas coisas, não é bem simples assim. Na realidade, há todo um trabalho por trás disso para criar certos conceitos básicos, com os quais os usuários já estão bem acostumados a ver.

Hoje, percebe-se que a necessidade de segurança para tomar decisões é maior. Por exemplo, um negócio que dá o valor de aluguel de caçamba para entulho por meio de um documento RFC pode melhorar muito a sua tomada de decisões e diminuir os erros.

Além disso, os padrões atuais da internet só existem por causa da RFC. Sem a RFC, de fato, a internet não teria regras e padrões bem definidos. A RFC participou do processo de desenvolver a internet em seus primórdios, ela ajudou nas tomadas de decisões.

Por isso, atualmente, é possível que os e-commerces que vendem itens como cortina wave trilho existam por causa desses padrões que necessitam ser seguidos.

O que é RFC?

O RFC é uma sequência de publicações que documenta os padrões, serviços e protocolos mais oficiais da internet que são mantidos pela IETF, ou Internet Engineering Task Force. E alguns destes documentos existem com o único fim informativo.

Eles devem conter desde uma página e podem chegar a centenas delas, a depender de sua especificação.

RFC é um padrão de documentos da Internet

Os RFCs, de modo geral, são identificados por valores, como o RFC 3286. Esse documento tem todos os dados necessários para a adoção da gestão de fluxo de informações e possibilita que serviços de streaming existam, por exemplo.

Tal número é atribuído sequencialmente e não é mais alterado. Sendo assim, se um padrão requer uma atualização, um novo RFC precisa ser gerado com todas as revisões essenciais.

Os primeiros RFCs, incluindo o RFC1, foram feitos em 1969. A tecnologia de software do tempo já é bem obsoleta e há muito tempo, mas todos esses documentos antigos devem ser estudados para que se tenha um vislumbre do início do que é chamado de internet.

Até hoje, no entanto, o modelo padrão de texto dos RFCs segue o mesmo. Várias tecnologias de rede de computadores foram feitas ao longo dos anos.

Saiba o que são os status de RFC

Os RFCs são atribuídos a um modelo específico de status de acordo com a padronização de seu particular protocolo.

Alguns devem ser mais regionais e limitados a um país, enquanto outros têm um padrão mundial que se aplica a todos. E eles são:

  • O informacional;
  • O experimental;
  • A melhor prática atual;
  • A trilha dos padrões;
  • O proposto;
  • O rascunho;
  • Padrão da internet;
  • Por fim, o histórico.

Esses são os tipos de status de RFC mais famosos. Cada um deles tem o seu objetivo particular e todos têm características diferentes.

A tomada de decisão e o RFC

Todos os dias, necessita-se de tomar uma série de decisões. Desde a roupa que vai vestir, o que comer e até decisões mais importantes, como qual linguagem de programação usar ou qual pessoa deve-se escolher para casar.

As boas escolhas, quando tomadas no tempo certo e com os dados necessários, são o diferencial de times e empresas de sucesso.

Como fazer Gestão de pessoas

No entanto, o procedimento de tomada de decisão se torna mais complexo à medida que uma equipe aumenta e uma empresa vai crescendo sucessivamente.

Quanto maior e mais difícil é o local, mais complicado é para alguém saber todos os efeitos que uma certa decisão deve ter. É difícil que alguém saiba todos os pormenores envolvidos.

O caminho natural é chamar pessoas com saberes complementares e que estejam o mais próximo possível do canário ou problema sobre qual a decisão vai ser tomada.

Isso faz com que os efeitos sejam bem identificados com o trabalho deste time multidisciplinar. No entanto, mesmo com trabalho de times multidisciplinares, corre-se o risco de não ter um output de ótima qualidade a partir deste debate.

Se o time não tem clareza de qual decisão deve ser tomada e até quando necessita ser tomada, muito tempo é gasto em debates circulares ou procurando consenso e perde-se o momento apropriado para se tomar uma decisão.

Andrew Grove, ex-CEO da Intel, dito como pai dos OKRs e influenciador dos CEOs de big techs como Mark Zuckerberg, diz que as decisões têm mais chance de produzir um output de grande qualidade e em tempo apto quando se tem certeza das expectativas.

Para ajudar com isso, ele sugere que todas as seis perguntas abaixo sejam respondidas, sem que qualquer delas seja esquecida:

  • Qual a decisão deve ser tomada?
  • Quando ela necessita ser tomada?
  • Quem vai, de fato, decidir?
  • Quem necessitará ser perguntado antes da decisão?
  • Quem vai aprovar ou vetar a decisão?
  • Quem necessita saber da decisão?

Ele diz ainda que o formato ideal de tomada de decisões segue um passo a passo definido. O primeiro passo é justamente uma discussão livre e saudável de ideias, em um espaço seguro onde as pessoas possam dizer o que pensam.

E é dessa forma que uma empresa que presta serviços de obras de terraplanagem, ou de qualquer outro ramo de atuação, deve decidir as coisas.

Este grupo necessita explorar as premissas e todas as opções e até tentar agrupar as informações que possam derrubar a hipótese e o argumento inicial.

O segundo passo é ter uma definição objetiva dos termos da decisão que devem ser conseguidos respondendo as 6 perguntas. E, por fim, tomar a decisão, de fato, e ter o apoio de todos os que estão envolvidos.

O que é RFC

O documento RFC vai responder todas as perguntas propostas pelo então CEO da Intel e também vai seguir o passo-a-passo usado por ele.

O documento tem o foco de mostrar a motivação e o problema a ser solucionado, o foco de solução, opções de solução explorada, quem vai ser o responsável por escolher e até quando o documento vai estar aberto para comentários.

Isso não é uma mera coincidência. Basta recordar que o uso de RFC foi adotado para a tomada de decisões que auxiliaram a desenvolver a internet e toda a sua infraestrutura.

Desde o início da rede mundial de computadores, os RFCs ajudam o processo de tomada de decisão de diversos projetos open source de grande destaque como React, Ember e Rust.

E não só isso, pode, inclusive, ajudar uma corporação que trabalha no ramo de centro de usinagem CNC 4 eixos em diversas áreas da empresa.

Os maiores benefícios do RFC

Tomar ótimas decisões não é o único benefício de todo esse processo. Equipes que foram acompanhadas no processo de adoção de RFC costumam relatar que:

  • Fazem a escala do onboarding de novos membros no time;
  • É fácil e ágil ter novos membros na discussão;
  • Simples de obter ajuda de todos com a solução tomada;
  • Tornou-se uma ferramenta ainda mais forte com o home office;
  • Escala bem o compartilhamento de conhecimento;
  • Auxilia na formação e melhoria de membros juniores da equipe.

À frente de todos estes benefícios, espera-se que cada vez mais o uso de RFC saia do setor de tecnologia e chegue a outras áreas da empresa. O que pode ser feito em uma empresa que trabalha com piso laminado zona oeste.

equipe qualificada sabe como melhorar o marketing digital da sua empresa

Dado o nascer do uso de RFCs, várias pessoas ainda crêem que é um documento bem limitado para a debates e tomadas de decisões de TI, arquiteturais, infraestrutura, linguagem de programação e assim por diante, mas isso não é verdade.

Considerações finais

Pode-se perceber que é possível usar RFCs para debater qual estratégia de marketing adotar para uma empresa de serviço de usinagem pesada, qual é a melhor cidade para ter um parque industrial, qual é o melhor processo de recompensa para o negócio e outros.

Se o time ou a companhia ainda não implementa este tipo de documento como parte do procedimento de tomada de decisões no dia a dia, é indicado que ele seja usado. Ainda mais uma empresa que trabalha com a venda de boroscopia industrial, por exemplo.

Inúmeras vezes, a documentação é olhada como um sinal de burocracia, no entanto, já dá para ter uma percepção de que não é este o caso. É de fato um documento que auxilia nas tomadas de decisão da organização.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.