Melhor tipo de empréstimo
Dicas Finanças

Qual o melhor tipo de empréstimo?

Em momentos de crise ou finanças apertadas, muitas pessoas decidem recorrer ao empréstimo como solução mais rápida e prática. Mas, você sabe como escolher o melhor tipo de empréstimo?

Atualmente, existem diversos tipos de empréstimo, e se você está pesquisando qual escolher, aqui encontrará informações sobre os principais empréstimos que se encontram no mercado.

Quer saber qual o melhor tipo de empréstimo? Fique até o final deste artigo e saiba qual a melhor opção para você!

Empréstimo: quais  são as opções disponíveis?

O mundo financeiro se reinventa a cada dia, e no mercado de crédito isso também ocorre. Atualmente é possível encontrar opções de empréstimos mais habituais, como o crédito pessoal, e até mesmo algumas mais inusitadas, como empréstimo com garantia de investimentos.

Neste artigo trouxemos as principais opções de empréstimos que estão disponíveis no mercado financeiro, com isso esperamos que você possa conhecer e escolher aquele que mais atenda sua necessidade.

Melhores Bancos Digitais

Empréstimo pessoal

Vamos começar pelo tipo de empréstimo mais comum e fácil de contratar, o empréstimo pessoal. Algumas instituições já disponibilizam diretamente para seus clientes, sem precisar de terceiros.

Então, se você é cliente de uma instituição financeira que disponibiliza esse tipo de crédito, é só usar um dos canais de comunicação, que hoje a maioria usam aplicativos.

No aplicativo, no site ou caixa eletrônico, você pode simular seu empréstimo pessoal, e analisar as opções de parcela e prazos, escolhendo a opção que agrada, em poucos instantes o crédito está disponível.

Esse tipo de empréstimo também é chamado de crédito pessoal, e cada instituição pode criar suas regras, isso envolve os custos da transação.

Nesta modalidade, normalmente são solicitados dados como CPF, RG, salário mensal, entre outros, e uma análise de perfil é realizada. A partir dessa análise, a instituição pode ou não conceder o empréstimo.

Empréstimo consignado 

Esse tipo de empréstimo é destinado a um público selecionado:

  • Funcionários públicos 
  • Aposentados do INSS 
  • Pensionistas do INSS 
  • Funcionários de empresas privadas (Que as empresas tenham convênio para pagamento de salários)

Para esse tipo de empréstimo é usado um percentual do salário, uma margem consignável, que equivale a 35% do vencimento. Sendo que você pode ter até 9 empréstimos consignados dentro dessa margem.

Ele é um dos empréstimos mais fáceis de contratar, pois não existe grau de risco de inadimplência, pois as parcelas,  que devem compor a margem consignável, já vem descontadas no salário. Dessa forma esse tipo de empréstimo, tem pagamento garantido.

O único requisito para que esse empréstimo seja liberado é a aprovação da instituição pagadora, depois disso ele rapidamente é disponibilizado.

Empréstimo com garantia 

Neste tipo de empréstimo, como o nome já diz, ele tem como base do contrato uma garantia de pagamento. Esta garantia, geralmente,  pode ser um imóvel ou um veículo e a instituição libera o crédito de acordo com o valor da garantia.

Aqui o grau de risco recai sobre o cliente, pois se o empréstimo não for pago, a instituição pode tomar a garantia.

Cheque especial 

Algumas pessoas não sabem, mas o limite do cheque especial é um tipo de empréstimo. Isso porque ele é crédito pré aprovado que o banco já disponibiliza na conta do cliente. 

Quando o saldo real acaba o cliente pode usar o limite especial. Isto vai gerar um saldo negativo, que será pago quando o salário ou um depósito entrar na conta.

O que você precisa saber é que esse tipo de empréstimo tem uma das taxas de juros mais altas do mercado. Por isso, muito cuidado com esse empréstimo.

Financiamento 

Aqui encontramos um tipo de empréstimo diferenciado, pois para se ter um financiamento você precisa declarar para a instituição o que vai destinar o valor financiado. Ele geralmente é usado para a aquisição de veículos, máquinas ou imóveis.

E esses bens sempre são encontrados nas mídias, como por exemplo o financiamento de imóveis, você encontra diversas ofertas, o mesmo com veículos.

Nesta modalidade geralmente a instituição faz a compra do produto financiado, ou seja, o valor é destinado diretamente ao vendedor do bem.

Vale lembrar que no financiamento o bem adquirido fica ligado a instituição como garantia do pagamento. 

Empréstimo Consignado

Outros tipos e Empréstimos

Aqui você tem outros tipos de empréstimos com menos utilização.

  • Empréstimo para Autônomo – Destinado a quem não tem uma comprovação de renda oficial, nesse caso pode comprovar renda através de extrato bancário. Ele funciona como um empréstimo pessoal.
  • Empréstimo para Assalariado – Este empréstimo se assemelha ao consignado, porém sem descontar no salário, ele geralmente é descontado direto na conta do cliente. Esta  modalidade aceita negativados, mas não aceita autônomos.
  • Empréstimo para Negativado  – O empréstimo para negativados geralmente só é liberado com garantia de pagamento, essa pode ser carro ou imóvel. As taxas são reduzidas devido às garantia. Mesmo sendo com garantias tem instituições que não atendem essa modalidade.
  • Empréstimo com Penhor  – Esta é uma das modalidades mais antigas do Brasil, usa uma garantia, mas diferente da modalidade com garantia, aqui a garantia pode ser algo de menos valor. Geralmente quem a usa, coloca joias.

Afinal, qual a melhor opção?

Essa é a pergunta que não pode calar. Depois de ver tantas opções é muito natural que você fique esperando aquela dica que vai te levar ao empréstimo ideal.

Saber qual o empréstimo ideal vai depender de dois fatores:

  • Finalidade – Para que você precisa deste empréstimo? Dependendo do propósito você começa a entender sua busca. Se o valor for alto ou baixo, vai guiar sua escolha.
  • Sua Condição  – Você viu aqui que quanto mais garantia oferecer a financeira, melhor são as condições de liberação, por isso esse fator é importante.

Se você pode comprovar renda, se tem garantia e que garantia é essa, influência. Às vezes sua condição limita seu potencial para bons empréstimos, se essa for a sua necessidade.

controle-financeiro-como-monitorar

Agora você entendeu qual a melhor opção. Infelizmente nem sempre é o que você precisa, mas dentro de sua realidade você pode escolher o melhor.

Considerações finais   

Pegar um empréstimo é uma decisão séria e apesar de ter várias opções de empréstimos online, é sempre importante que você use o simulador de empréstimos para ter a certeza da melhor escolha. 

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir o Blog Juros Baixos para ficar por dentro do universo das finanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.