solicitar empréstimo online
Dicas Finanças

O que é preciso para solicitar um empréstimo online?

O empréstimo tem sido cada dia mais procurado nos sites de buscas na internet em Instituições Financeiras que oferecem empréstimo online.

Se você está querendo saber o que é preciso para solicitar um empréstimo online, aqui terá as informações necessárias.

Empréstimo online é um processo comum, como outra transação financeira que você faz de forma presencial.

A diferença é que quando você escolhe um serviço digital tem mais praticidade, rapidez e menor custo.

Por isso que tem vários acessos de buscas por essa modalidade de empréstimo.

Fique conosco até o fim deste artigo e saiba como solicitar hoje mesmo seu empréstimo online.

O que você precisa saber antes de solicitar um empréstimo online

Sempre que se resolve buscar um empréstimo online, é porque existe uma necessidade, contudo sempre é válido considerar outros fatores referentes tanto ao seu planejamento pessoal, quanto relativo a taxas.

Sua análise deve iniciar ponderando se o motivo de escolher o empréstimo online é realmente algo real. Então você pode começar com algumas perguntas, como se essa é a única solução ou até mesmo se essa é a melhor solução disponível.

Empréstimos devem ser sempre a última decisão a tomar diante de um problema financeiro, e nunca a primeira escolha.

Empréstimo Consignado

Você deve está consciente que o empréstimo online vai gerar uma nova prestação em seu planejamento. Por isso, no momento de solicitar você deve analisar seu orçamento cuidadosamente, pois ele será imediatamente afetado.

Então, antes de solicitar seu empréstimo online, tenha a certeza da utilização do valor, se seu orçamento vai absorver a nova prestação e se realmente seu momento exige essa decisão.

Quem pode solicitar um empréstimo online?

Essa pergunta é muito importante, pois por trás dela está a dúvida se existe alguma restrição para solicitar esse tipo de produto.

Antes de responder diretamente a pergunta, quero deixar claro aqui, que estamos falando de uma modalidade de empréstimo e não de um tipo específico. Pois, quando você decide por um empréstimo online você terá pela frente um portfólio de produtos para escolher o que melhor lhe atende.

Essa é uma das grandes vantagens de escolher uma plataforma online para simular seu empréstimo, pois ela vai te apresentar várias propostas para analisar e escolher a melhor.

Dito isso, basta reforçar que o único pré-requisito para solicitar um empréstimo atualmente é a idade, logo é preciso ter mais de 18 anos para estar apto a solicitar.

Outros fatores como possuir bem em seu nome ou comprovante de renda também podem ser necessários em alguns casos, a depender da modalidade e instituição ofertante.

Pessoas com nome sujo ou com alguma restrição têm mais dificuldades de pegar dinheiro empestado, mas mesmo assim, existem muitas formas de conseguir Empréstimo pessoal para negativado confiável online.

Como saber se posso pedir um empréstimo?

Atualmente existe empréstimo para diferentes necessidades e perfis de consumo. Até mesmo pessoas que estão com o nome negativado podem encontrar ofertas de empréstimo. Logo, isso não se torna mais um impedimento na hora de solicitar crédito.

Além disso, há também outros fatores que você deve considerar. Um deles é relativo ao score e chances de aprovação. É sempre importante ressaltar que a aprovação ou não do crédito sempre estará sujeita a chance que o solicitante tem de pagar.

Sendo assim, em alguns casos, caso o score do solicitante seja baixo, é possível que as taxas de juros sejam um pouco maiores ou até mesmo com um prazo de pagamento reduzido.

Mas mesmo assim, ainda existem diversas modalidades a serem consideradas caso você precise pegar um empréstimo. Veremos agora algumas opções para mostrar o mercado oferece hoje.

Quais as melhores opções de empréstimo?

Você pode se surpreender com as opções de empréstimos que vai encontrar para analisar e escolher.

Aqui vou lhe apresentar os 5 tipos principais, pode ser que existam variações ou financeiras que usem uma nomenclatura diferente, porém no fim você verá muita semelhanças com esses que vou apresentar, são eles:

  1. Empréstimo Pessoal
  2. Empréstimo Pessoal com Garantia
  3. Empréstimo Consignado
  4. Cheque Especial
  5. Financiamento

1 – Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal é a modalidade mais comum, geralmente se você for correntista de um banco, já tenha acesso a essa modalidade de crédito.

A instituição financeira é livre para estabelecer suas regras que envolvem, os prazos para pagamento, taxas de juros mensais e o valor do empréstimo.

Se você não tem acesso a este crédito, ou queira buscar em outra instituição, a forma de contratar é simples, funciona da seguinte maneira: você realiza uma simulação de empréstimo com determinado valor e confere  o prazo de pagamento e juros conforme.

Depois, fornece os dados solicitados, como CPF, RG, salário mensal, entre outros, e uma análise de perfil é realizada. Daí então, a instituição pode ou não aprovar o empréstimo.

Open Banking - Vantagens para Bancos e Consumidores

2 – Empréstimo com Garantia

Esse é um tipo de empréstimo em que você precisa oferecer um bem como garantia em troca do dinheiro solicitado.

Geralmente é feito com a alienação de automóveis ou Imóveis, dependendo da avaliação do bem as instituições chegam a liberar 80% do valor de avaliação.

Como tem uma garantia de pagamento o risco desta negociação é praticamente zero, isso facilita para que os juros caiam, tornando a transação mais atraente.

Neste tipo de empréstimo quem assume o risco é você, pois entrega seu bem adiantado como garantia de sua liquidez, caso você não honre seu compromisso, a instituição pode tomar a garantia.

3 – Empréstimo Consignado

Temos aqui outro tipo de empréstimo fácil de contratar, pois nesta modalidade, as parcelas com contrato já vem descontada diretamente de seu salário, é o chamado desconto em folha.

Para este desconto é determinado um percentual de seus proventos, que hoje pode chegar a 35% do salário, nesta margem pode ser feito até 9 contratos.

A única questão que o torna difícil é que ele só atende um público específico, que são:

  • Aposentados e Pensionistas do INSS
  • Funcionários Públicos
  • Funcionários do setor privado contratado em regime de CLT, cuja empresa tenha convênio de pagamento com a instituição bancária.

4 – Cheque Especial

Apesar de muitos não verem desta forma, mas o limite do cheque especial, nada mais é que um crédito pré-aprovado.

O banco já faz uma análise e concede esse limite, que fica a sua disposição na conta, se quiser pode usar, e quando o saldo é reposto o banco diretamente saca o valor utilizado, com juros.

Aqui está o problema dessa facilidade, este tipo de empréstimo cobra uma das maiores taxas de juros. Portanto cuidado.

Controle financeiro da Empresa

5 – Financiamento

Diferentemente do que muitos pensam, o financiamento é também um tipo de empréstimo, com a diferença de que a quantia é destinada para a aquisição de um bem específico, como uma casa ou veículo.

Neste caso o bem adquirido com esse valor já fica alienado à instituição credora,, essa por sua vez direciona o valor emprestado diretamente ao vendedor, e você recebe o bem adquirido e as prestações para serem pagas.

Ajuste seu orçamento para o empréstimo

Você conheceu aqui os principais tipos de empréstimos, percebeu que algum deles se encaixa na sua necessidade.

Porém não esqueça, que ao contrair o empréstimo, vai assumir um compromisso com as prestações, então antes de solicitar, como já foi dito aqui, se certifique que poderá honrar esta nova parcela.

Defina um plano de ação

O ideal é definir um plano de ação, onde o valor solicitado possa lhe ajudar a pagar suas próprias parcelas.

Algumas pessoas pegam empréstimos com juros menores para pagar dívidas de juros maiores, assim abre espaço no orçamento que pode honrar a nova parcela.

Considerações finais

Foi possível ver que ao contratar um empréstimo online, é necessário considerar alguns fatores além do custo. Com isso é possível entender quais ofertas melhor te atendem, além de utilizar a tecnologia a seu favor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.