ERP traz mais produtividade no trabalho
Produtividade Profissão TI

A tecnologia e o software: melhorarias na produtividade do trabalho

A tecnologia é uma ferramenta onipresente na nossa vida. Ela serve para uma série de papéis, desde fazer compras até aumentar a produtividade no trabalho.

Não é de hoje que os avanços técnicos ocupam um espaço central no trabalho. A mudança está no tipo de ferramentas que são propagadas hoje em dia.

Diversos softwares e plataformas viabilizam o trabalho remoto, por exemplo, realidade inimaginável algumas décadas atrás.

Mas esse é só o começo da grande quantidade de facilidades que ela proporciona no contexto profissional.

Comece a ler o texto a seguir e entenda!

Vantagens de usar software para aumentar a produtividade no trabalho

Quando o assunto é software para empresa de paisagismo, é inevitável citar o chamado ERP (ou sistema de gestão).

Trata-se de uma tecnologia largamente utilizada para controlar todos os processos típicos de um empreendimento coletivo, tais como:

  • Atendimento;
  • Vendas;
  • Logística;
  • Controle de estoque e outros.
ERPs (Softwares de Gestão Empresarial) TI

Quer compreender de uma vez por todas como essa ferramenta 100% digital pode contribuir decisivamente para a produtividade do engenheiro avaliador de imóveis? Confira abaixo!

Agiliza a comunicação

Esqueça mensagens não lidas (ou sequer enviadas), ligações telefônicas ruins e a necessidade estrita de ter todo o time em um mesmo lugar a uma mesma hora.

O ERP apresenta recursos excelentes para o quesito comunicação de equipe.

Isso porque ele abriga todos os dados administrativos e gerenciais relevantes sobre o que está acontecendo no hotel em caetité.

Como resultado, basta o colaborador acessar o ERP quando tiver alguma dúvida ou qualquer requisição – e ele pode fazer isso direto do conforto do lar!

Aprimora a produtividade no trabalho

Nós já afirmamos isso mais acima, mas falta explicar efetivamente como e por que isso acontece!

É simples: quando os profissionais tem a possibilidade de organizar a rotina de trabalho online, todos ganham praticidade. Praticidade, nesse caso, é equivalente a produtividade!

Um ERP bem escolhido e instalado significa menos perda de tempo com retrabalho evitável, menor índice de erros no pintura de móveis e melhor gestão de processos.

Tudo isso acumulado se traduz em picos de produtividade no trabalho dificilmente alcançáveis utilizando o bom e velho caderno de contas.

Traz mais segurança

A integridade e proteção de dados é uma das preocupações mais relevantes dos tempos modernos.

Afinal, quando se tem negócios inteiros baseados quase exclusivamente na internet (e mesmo que também fora dela), há uma infinidade de informações que precisam ser protegidas a todo custo.

O ERP é o que você precisa para manter endereço, e-mail, número de telefone, dados bancários e de cartão de crédito 100% resguardados e sem risco de vazamentos.

Tudo fica devidamente organizado e acessível – e, o mais importante, protegido com protocolos de segurança que deixarão os alunos da aula de hidroginástica sempre satisfeitos.

Ajuda na organização de processos

Nenhuma empresa é formada apenas por um ou dois departamentos. Pequena, média ou grande, é certo que será composta a partir da sinergia entre vários setores.

Logística, vendas, atendimento, relacionamento com fornecedores de matéria-prima… Todas essas frentes tem que estar sintonizadas para o trabalho fluir.

como funciona a hiperautomação

O ERP traz um panorama virtual e totalmente confiável de tudo o que se passa dentro e fora da linha de produção dos documentos de contabilidade em brasilia.

É por isso que a coordenação entre equipes e departamentos só tem a ganhar com a adoção dessa tecnologia.

Viabiliza mais vendas

Comunicação transparente, produtividade em alta, segurança como prioridade e organização de processos eficiente.

Tudo isso converge para a principal fonte de receita do varejo: as vendas!

Colaboradores totalmente familiarizados com as funções de um ERP gastam menos tempo com funções burocráticas e focam no que realmente importa.

Além do mais, com acesso irrestrito a um grande volume de dados sobre quem frequenta o restaurante argentino moema, converter novos e mais clientes é só uma questão de tempo.

Melhores práticas para maximizar o uso de software na produtividade no trabalho

Ok, os pontos positivos de contar com um software especializado para manter seu negócio produzindo são muitos.

Mas não basta conhecê-los na teoria: é necessário ter as habilidades e a visão necessárias para fazê-los realmente acontecer na realidade.

Existem boas práticas que qualquer empreendedor ou empreendedora deve seguir para concretizar esse objetivo. Vamos falar mais sobre elas nos tópicos abaixo, confira!

Entenda como a instalação funciona

Como tudo no mundo empreendedor, instalar um ERP demanda percorrer processos com cautela e conhecimento.

Primeiro passo é sempre o planejamento – isto é, identificar por que a instituição que executa projeto preventivo contra incendio vai tirar bom proveito do software.

Depois, é hora de definir qual vai ser a metodologia de instalação. Isso depende, principalmente, do grau de familiaridade dos membros da equipe.

gestão de redes de computadores

Quanto mais capacitados eles forem, mais rápido será. Mas não há nenhum problema em adotar abordagens mais pausadas – o importante é não cometer nenhum erro.

Escolhida a abordagem, chega o momento de testar o ERP. É essa a hora que erros e imprecisões aparecem.

Uma vez corrigidos, a implementação pode seguir sem maiores obstáculos. Posteriormente, é necessário definir a periodicidade de atualizações e manutenções a fim de que a tecnologia não se torne defasada.

Recolha feedbacks dos usuários

O trabalho não acaba assim que a implementação está completa. Muito pelo contrário: a eficiência do ERP depende do uso que os funcionários encarregados fazem dele.

Desse modo, é papel do gestor responsável acompanhar a adesão de cada colaborador à nova tecnologia.

Identifique eventuais erros, dificuldades e até reclamações. Se necessário, invista em capacitações e especializações para manter todos evoluindo.

Em resumo, entenda os desafios e as necessidades de quem opera o ERP no dia a dia. Não há segredo: é a partir da escuta que tudo isso se revela.

Monitore o desempenho continuamente

Um jeito essencial de verificar se o ERP realmente está dando o retorno que se espera é monitorar as métricas de desempenho relacionadas a ele.

Qual é o volume de trabalho entregue pelos colaboradores por hora? Qual foi o aumento de vendas? A velocidade na resolução de problemas dos clientes diminuiu ou cresceu?

Tudo isso e muito mais faz parte de dados estatísticos (métricas) muito úteis para ter certeza de que a empresa está crescendo conforme o planejado.

Sem esse controle contínuo, todo o capital aplicado na implantação do ERP se perde em meio a imprecisões.

Além disso, o gestor fica de mãos atadas, pois não tem certeza dos resultados obtidos – e, como resultado, não tem o panorama necessário para pensar em melhorias e modificações a curto, médio e longo prazo.

Pense na escalabilidade do projeto

Um ERP não é uma ferramenta fixa e imutável. Não basta implementá-la uma vez e não alterar o escopo ou o porte do projeto.

Toda marca é um organismo vivo – e assim também acontece com as ferramentas, interfaces e softwares que dão apoio a ela.

À medida que as suas operações se expandem, não se esqueça de ajustar o tamanho do projeto também.

Escalabilidade é isso: saber quando aumentar (ou diminuir) o número de ferramentas e recursos a serem utilizados.

Procure especialistas

Nunca é demais ressaltar o óbvio: faça questão de ter um time absolutamente preparado para te guiar por todos os processos relativos ao ERP.

Da escolha da solução ao planejamento, implantação, manutenções e atualizações, você precisa ter profissionais que saibam o que fazer ao lado.

A qualidade do suporte desde o início é fundamental para que a empresa realmente aproveite tudo o que essa plataforma tem a oferecer.

Portanto, não subestime a importância do conhecimento aprofundado nessa hora.

Trabalhe na migração

Nenhuma empresa fecha sem ERP e abre no outro dia com tudo devidamente instalado e operante.

O processo de migração tecnológica é pausado e gradual. Tem que ser assim para que as equipes tenham tempo de se adaptar ao que virá.

Migração Digital contribui para o Trabalho Remoto e produtividade no trabalho

Se a migração ocorrer de maneira desordenada e veloz, a chance de departamentos inteiros ficarem no escuro quanto às vantagens e funcionalidades do ERP é extremamente alta.

Para evitar um cenário tão desolador como esse, opte por uma instalação paulatina: um setor de cada vez.

Não há porque ter pressa, especialmente quando o assunto é o sucesso e a produtividade do seu negócio, não é mesmo?

Conclusão

Os ERPs são predominantes em diversos ramos e setores não é de hoje. A relevância contínua e o aumento da produtividade no trabalho são os maiores atestados da importância deles.

O texto que você acaba de ler contempla a maioria dos usos e dicas relacionadas a esse tipo de tecnologia.

Use-o como um guia para atender novos e velhos clientes com excelência!


Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.